Investimentos

‘Dividendos sem dor de cabeça’: Analista recomenda ação ‘a prova de qualquer cenário’ que pode aumentar proventos nos próximos meses

Bancão desbancou a Petrobras (PETR4) no 1T25 e é figurinha carimbada na carteira de dividendos da Empiricus

Por Juan Rey

08 jul 2025, 11:55 - atualizado em 08 jul 2025, 11:59

Alta da Selic é problema? Não para esta ação: analista recomenda seguradora que ‘gosta’ de juro alto, está barata e paga bons dividendos ação carteira raiz4 brsl6 engi11 petr4 embr3 ggbr4 klbn11

Imagem: iStock.com/ Khanchit Khirisutchalual

O Itaú (ITUB4) desbancou a Petrobras (PETR4) e foi a empresa que mais pagou dividendos no primeiro trimestre de 2025. O banco distribuiu mais de R$ 15 bilhões nos três primeiros meses do ano, enquanto a petroleira pagou cerca de R$ 11,7 bilhões aos acionistas no período.

A ação do banco é “figurinha carimbada” na carteira de dividendos da Empiricus e, segundo o analista Ruy Hungria, da Empiricus, tem perspectivas de aumentar ainda mais os proventos.

O analista destaca a capacidade de adaptação do Itaú ao cenário macroeconômico como um dos trunfos da tese.

“O Itaú não decepciona, sempre entrega resultados muito bons. Não sabemos quanto tempo a Selic vai ficar alta, mas sabemos que o Itaú vai conseguir atravessar bem. É um banco que se adapta às condições, sempre pagando bons dividendos, crescendo quando dá para crescer e segurando quando precisa segurar. É uma gestão com qualidade incrível”, destacou o analista.

O bom desempenho operacional nos últimos anos tornou os papéis do banco mais “caros” em relação aos concorrentes, como Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11). Mas, segundo Hungria, o prêmio no valor das ações “é merecido”.

“Para um investidor que quer uma empresa que paga dividendos e não quer ter dor de cabeça, o Itaú é um nome que gostamos bastante”, recomendou no programa Onde Investir no 2º Semestre, organizado pelo portal Seu Dinheiro. 

Itaú está entre as 5 melhores empresas da bolsa para buscar dividendos

Não por acaso as ações do Itaú estão, mais uma vez, na carteira de dividendos mensal da Empiricus, montada pelo analista Ruy Hungria. 

Todos os meses, Hungria garimpa a bolsa brasileira em busca das cinco ações que unem o melhor de dois mundos:

  • Dividendos atrativos; e
  • Bom preço de entrada.

“A construção da carteira é feita para que todos os nomes se combinem. O Itaú não é um nome que vai dobrar o patrimônio investido em um ano, mas vai dar um dividendo recorrente interessante”, explicou.

Por outro lado, o analista lembra que outras ações da carteira podem até não pagar proventos mensalmente como o banco, mas têm potencial de valorização maior, aliado a bons dividendos em prazos maiores de tempo.

“A carteira é montada meticulosamente para isso, para juntar ativos com potencial de pagamento recorrente com outros ativos com potencial de valorização. Sempre olhamos essas duas coisas”, disse. 

O resultado do método do analista está na carteira de 5 ações para dividendos disponibilizada gratuitamente a todos os investidores interessados.

Caso tenha interesse em acessar a carteira completa de maneira gratuita, basta clicar aqui.

Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br