Imagem: iStock.com/Thinnapob | Edição CanvaPro
A Equatorial (EQTL3) divulgou mais uma prévia operacional sólida referente ao 3T25, com seu principal segmento, Distribuição, mostrando mais um trimestre de evoluções, apesar de o segmento Renováveis ainda estar sendo impactado por restrições operacionais.
Em Distribuição, o volume de energia distribuída cresceu 3,3% frente ao 3T24, para 15.007 GWh, reflexo do aumento do número de usuários e boa efetividade no combate às perdas. O destaque positivo foi a concessão do Maranhão, com alta de 5,3% no volume distribuído. O destaque negativo foi a concessão do Amapá, com recuo de -2,4%, mas que tem pouca representatividade no consolidado.
As perdas consolidadas ficaram 17,4%, o que está em linha com o 2T25 e representa uma melhora de -0,5 p.p. na comparação anual. Vale destacar que o nível consolidado de perdas está 1 p.p. abaixo dos limites regulatórios.
Outros segmentos da Equatorial
Em Renováveis, a geração ficou praticamente estável, em 1.315 GWh, já que a geração mais fraca em função de menor velocidade média do vento (-0,5 m/s) e menor irradiância média (-8,2 W/m2) foi compensada pela redução dos níveis de restrições impostas pelo regulador no período. Ainda assim, é importante lembrar que os níveis de geração atuais estão bem abaixo do potencial, acima de 2.000 GWh.
Apesar de pouco representativo, o segmento de Saneamento segue mostrando evolução, com aumento nos números de ligações (+9,6% de água e +6% de esgoto), nos volumes (+1,6% de água e +8,1% de esgoto) e cobertura (+11,1 p.p. de água e +1,5 p.p. de esgoto). A única piora marginal foi o índice de perdas de água, que aumentou +1,7 p.p.
Investir em EQTL3?
Apesar de as restrições ainda atrapalharem o segmento de Renováveis, Distribuição é de longe o segmento mais representativo e continua mostrando evolução. Por 8x Valor da Firma/Ebitda, as ações da Equatorial seguem na carteira.
- Como investir para buscar dividendos? Analista recomenda 5 ações que pagam bons proventos; confira o relatório gratuito aqui.