Apesar de todas as incertezas que dominaram o cenário geopolítico no início de 2026, o Ibovespa apresentou um ótimo desempenho. A captura de Nicolás Maduro, a onda de protestos no Irã e a disputa entre Estados Unidos e Europa sobre a Groelândia trouxeram os gringos para a bolsa brasileira em janeiro.
Só no primeiro mês do ano, os investidores internacionais aportaram R$ 20 bilhões na B3. Esse contexto, favoreceu as ações brasileiras como um todo, inclusive as “gigantes”. Para se ter uma ideia, a Petrobras (PETR4) valorizou 22,5% em janeiro.
Contudo, Ruy Hungria, analista de ações da Empiricus Research, aponta que o cenário de turbulência deve permancer em fevereiro. Diante desse contexto, o analista entende que empresas boas, geradoras de caixa e pagadoras de dividendos “merecem espaço de destaque no portfólio de qualquer investidor neste início de 2026”.
Pensando nisso, o analista responsável pela carteira decidiu aumentar o tamanho do portfólio de ações para buscar dividendos. Neste mês, além da Petrobras, o analista recomendou outros 4 papéis para buscar “dinheiro” pingando na conta.
Por que manter Petrobras (PETR4) na carteira de dividendos depois da disparada do papel em janeiro?
Entre os ativos do portfólio recomendado por Hungria, a Petrobras foi a ação que mais valorizou. Nos primeiros 31 dias de janeiro o papel acumulou uma alta de 22,5%.
Quem seguiu à risca a recomendação da carteira de dividendos da Empiricus, teve a oportunidade de captar grande parte dessa rentabilidade.
Ruy explica que essa alta foi resultado do bom momento que o petróleo passou no último mês. Para se ter uma ideia, a comodity tipo brent apresentou valorização superior a 13% apenas em janeiro.
Fora o bom desempenho do brent no último mês, a estatal é referência no quesito de exploração e produção de petróleo em águas ultraprofundas.
Outra vantagem da Petrobras é a capacidade de gerar caixa com o barril de petróleo abaixo de US$ 60, graças ao pré-sal. Essa característica é um “trunfo” para a companhia diante da desvalorização recente da commodity e o medo de sobreoferta.
Assim, apesar da disparada da petroleira em janeiro, o analista optou por manter as ações da Petrobras no portfólio deste mês. Ele destaca que, mesmo com a alta de 22,5% o papel está negociando a 3,6 vezes o valor da firma sobre o Ebitda (EV/Ebitda). Ou seja, ainda está barata.
Além disso, a ação pode pagar um dividend yield de 10% em 2026. Porém, além da petroleira estatal, há outras 7 indicações para quem busca renda extra com dividendos. E você pode descobrir quais são elas sem custo algum.
Além das ações PETR4: veja onde investir para buscar bons dividendos
Incluir um parágrafo aqui falando que neste mês a carteira passa a ter 8 ações ao invés de 5.
Escolher uma ação pra falar e chamar o leitor para conhecer a carteira completa.
As ações da Petrobras não são a única oportunidade na bolsa brasileira. Mensalmente, Hungria garimpa a bolsa de valores para encontrar as melhores opções de investimentos.
Para compor o portfólio, as empresas devem ter as seguintes características:
- Serem empresas sólidas,
- Terem um bom histórico de pagamento de proventos e
- Uma boa perspectiva futura.
Caso seja de seu interesse conhecer a carteira, que é atualizada mensalmente, você pode ter acesso às indicações e um relatório completo com as teses de investimentos sem custo algum.
Para isso, basta clicar neste link ou no botão abaixo: