1 2019-12-09T13:32:41-03:00 xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 saved xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 2019-12-09T13:32:41-03:00 Adobe Bridge 2020 (Macintosh) /metadata
Investimentos

Taxa Selic vai subir? Analistas revelam quais são os títulos de renda fixa mais adequados para o momento

Declarações e sinalizações do presidente eleito Lula faz mercado aumentar probabilidade de alta da Selic; analistas recomendam títulos para ‘se proteger’ do momento de incerteza

Por Equipe Empiricus

22 nov 2022, 17:04

Atualizado em 23 nov 2022, 09:23

Taxa Selic

As expectativas de mercado para a Selic futura sofreram ajustes bruscos nas últimas duas semanas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A curva já precifica duas altas de 25 pontos-base nos dois primeiros encontros em 2023, e uma possível elevação de 25 pontos-base para a última reunião do Copom do ano nos dias 6 e 7 de dezembro.

A probabilidade de aumento se dá em decorrência das recentes declarações e sinalizações do presidente eleito, Lula. 

Apesar disso, os analistas Lais Costa e Diego Bleinroth, da Empiricus, não acreditam que o Banco Central elevará as taxas na próxima reunião.

“Ainda que as primeiras sinalizações do novo governo afrontam a credibilidade fiscal do país, não acreditamos que o BC realizará ajustes no próximo encontro sem saber ao certo qual a estruturação do orçamento e as regras fiscais nos anos seguintes”, escreveram em relatório da série Super Renda Fixa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os analistas lembram que não há um consenso sobre o tamanho ou a duração da “renúncia” do governo Lula ao teto fiscal na PEC da Transição, que não deve sair do Congresso tal como foi entregue por Geraldo Alckmin.

O próprio presidente do BC, Roberto Campos Neto, foi enfático ao afirmar que, embora a percepção para o futuro das contas públicas tenha se deteriorado, “não se pode trabalhar com suposições sobre o fiscal”.

Lais e Diego também comentaram sobre a expectativa de alta da inflação nos primeiros meses de 2023, quando a desoneração dos combustíveis e energia elétrica deve acabar.

“Continuamos bastante céticos em relação ao retorno da cobrança do ICMS e outros tributos em janeiro, uma vez que o alinhamento de interesses neste período de transição de governo vai em direção oposta. Embora ainda não haja acordo entre os estados e a União sobre a compensação da queda de arrecadação, vemos como mais provável a acomodação dos custos via PEC de transição, como tem sido indicado pela equipe do próximo governo”, vislumbram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Incerteza não permite pensar em cortes na Taxa Selic no curto prazo e títulos pós-fixados são boas opções

Fato é que, com ou sem ajustes, pensar em cortes na Taxa Selic dado o cenário de incertezas fica cada vez mais distante.

Nesse contexto, os analistas acreditam que os títulos pós-fixados continuam sendo os mais atrativos em termos de risco x retorno para navegar no horizonte de curto prazo.

Eles indicaram três títulos pós-fixados para aproveitar a baixa probabilidade de cortes na Selic nos próximos meses. Confira:

O investimento na taxa líquida indicada da LCA pós-fixada do Banco BTG Pactual equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 111,06% do CDI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O investimento na taxa líquida indicada da LCA pós-fixada do Banco ABC Brasil equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 115,9% do CDI.

O investimento na taxa líquida indicada da LCI do Banco Bradesco equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 113,26% do CDI.

*As indicações acima foram tiradas do relatório da série Super Renda Fixa, da Empiricus, comandada por Lais Costa e Diego Bleinroth. Os assinantes da série têm acesso aos relatórios completos, com informações a respeito do mercado brasileiro e internacional, além das tradicionais recomendações.

Disclosure

A Empiricus Research é uma plataforma digital que produz e entrega publicações periódicas sobre economia, finanças e investimentos, e está regularmente constituída e credenciada perante CVM e APIMEC. Todos os profissionais cumprem as regras, as diretrizes e os procedimentos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Resolução n.º 20, bem como as Políticas Institucionais estabelecidas pelos Departamentos Jurídico e de Compliance da Empiricus. A responsabilidade técnica pelas publicações que contenham análises de valores mobiliários é atribuída a Rodolfo Amstalden, profissional certificado e credenciado perante a APIMEC. Nossas funções são desempenhadas com absoluta independência, não sendo dotadas de quaisquer conflitos de interesse e sempre comprometidas na busca por informações idôneas e fidedignas, com o objetivo de fomentar o debate e a educação financeira de nossos destinatários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.