Imagem: iStock/ MicroStockHub
A temporada de resultados do 4º trimestre de 2025 (4T25) brasileira começa em fevereiro, com as principais empresas listadas na Bolsa divulgando seus números referentes ao final do ano passado.
Este é um momento de suma importância para os investidores, que devem acompanhar a saúde financeira das companhias nas quais mantêm posições e avaliar novas empresas para alocar seus recursos.
Após um 3T25 de números mistos, muitos devem se perguntar: o que esperar da próxima temporada de resultados, e como se posicionar?
Larissa Quaresma, analista de ações da Empiricus Research, respondeu à pergunta em participação no programa Giro do Mercado, do Money Times, na última segunda-feira (12).
4T25 deve ser ‘bem misto’, ressaltando a importância de escolher onde investir, segundo analista
Para Larissa Quaresma, o 4T25 também deve ser misto. Neste contexto, ela opta por dividir as empresas brasileiras em dois blocos: de um lado, as exportadoras; de outro, empresas ligadas à economia doméstica.
Exportadoras: com números pressionados no geral, minério de ferro e celulose podem ser destaques positivos
Para as exportadoras, “devemos ter um resultado ainda pressionado pelo preço depreciado das commodities. Vemos tanto as commodities agrícolas quanto as energéticas (petróleo, gás natural) tendo um final de ano mais fraco. Com exceção da Vale [VALE3], que se beneficia do minério de ferro mais elevado. […] É preciso olhar caso a caso, se o volume de produção vai compensar”, afirmou Quaresma.
Em sua visão, além da Vale (VALE3), que pode surfar a alta do minério de ferro, outras duas ações em especial podem ser destaques positivos, sendo a exceção do contexto de pressão:
Prio (PRIO3): A petroleira divulgou um bom relatório de produção referente ao mês de dezembro/2025, com um aumento de 12% na produção na visão mensal, fechando o trimestre com números superiores ao anterior;
Suzano (SUZB3): Na reta final de 2025, a Suzano anunciou aumentos de preço em sua celulose de fibra curta. A movimentação foi“bem-sucedida”, segundo a analista, que espera que o 4º trimestre seja bom para a companhia.
- LEIA TAMBÉM: A temporada de resultados do 4T25 começa em breve; veja como receber análises gratuitas da Empiricus Research e saiba o que fazer com cada ação
Economia doméstica: ‘ventos negativos’ no varejo?
Para as empresas ligadas à economia doméstica, Quaresma espera resultados “não tão homogêneos” quanto os vistos nos trimestres anteriores:
“No varejo de vestuário, esperamos alguma retração nos indicadores de crescimento de vendas que pode trazer um vento negativo [para o setor]. Por outro lado, das empresas domésticas do lado mais defensivo ou no varejo de serviços, esperamos números melhores.”
Quais seriam as empresas “do lado mais defensivo” ou de serviços, neste caso em específico?
“O setor defensivo seriam empresas de energia elétrica, do setor de saúde. Na parte de varejo de serviços, estou falando principalmente de Smart Fit [SMFT3]. Esperamos um resultado com forte crescimento de receita, embora com alguma pressão em margem”, afirmou.
Além disso, empresas do setor financeiro, em especial líderes de mercado como Itaú (ITUB4) e Nubank (ROXO34), “devem continuar performando bem em qualquer cenário”, segundo a analista, que concluiu:
“Para resumir, não diria que será uma temporada muito positiva. Acho que será bem mista, e a seleção de ações [para investir] deve ganhar bastante importância para navegar os balanços do quarto trimestre”.
Temporada de Resultados 4T25: Acompanhe cobertura completa dos analistas da Empiricus Research
Reforçada a relevância de selecionar bem as ações nas quais investir, entra em jogo também a importância de conhecer opiniões profissionais no assunto.
Ao longo da próxima temporada de resultados, o time de analistas da Empiricus Research entrará em campo para cobrir os balanços das empresas mais relevantes do mercado nacional e internacional, “traduzindo” e simplificando tudo o que o investidor pessoa física precisa saber.
E você pode ficar por dentro de todas as análises de forma fácil e 100% gratuita.
Basta se inscrever no botão abaixo para receber, em primeira mão, todas as atualizações da próxima temporada de resultados: