Imagem: iStock.com/primeimages
A semana foi ditada por um clima de cautela e pesando para o negativo nas principais bolsas de valores globais. Enquanto isso, ativos defensivos — como ouro e iene — foram os principais beneficiados e o bitcoin não conseguiu cumprir seu papel de hedge, acumulando perdas expressivas.
“Embora muitos considerem esses movimentos exagerados, fica o alerta de que o ambiente atual — marcado por tensões comerciais, temores de bolha em IA, paralisação do governo americano e riscos de crédito — impõe limites claros ao fôlego dos mercados no curto prazo”, comenta o analista macroeconômico da Empiricus, Matheus Spiess, que falou mais sobre o assunto em sua newsletter diária Mercado em 5 Minutos.
Para que você fique por dentro do que movimentou a bolsa nos últimos dias, compilamos os destaques entre as publicações do site da Empiricus na semana. Confira:
Segunda-feira: Medindo o clima do mercado
Logo na segunda-feira (13), publicamos uma análise de Ruy Hungria sobre a decisão da Vale (VALE3) por recomprar as debêntures participativas de sua sexta emissão. No texto, o analista da Empiricus comentou sobre a tendência para o preço do minério de ferro e para a dívida da mineradora nos próximos anos.
Além disso, o CIO da Empiricus, Felipe Miranda, falou na newsletter Day One sobre o clima do mercado para o investidor nesta semana, em um texto reflexivo que abordou alguns marcos econômicos e históricos relevantes.
Terça-feira: FIIs e bancos
Na terça-feira (14), publicamos uma matéria especial falando sobre como o analista de fundos imobiliários da casa, Caio Araujo, enxerga oportunidades tanto no preço das cotas quanto nos dividendos desses ativos. No texto, você confere por que investir em fundos imobiliários agora pode ser uma boa ideia.
Ainda no setor, os FIIs também apresentaram novidades na semana – entre eles, KNCR11 e IRDM11. Veja o que movimentou o mercado de FIIs aqui.
Já na bolsa de valores, a chegada da temporada de resultados do terceiro trimestre (3T25) começou a esquentar e falamos com nossa analista Larissa Quaresma sobre quais são as expectativas para os dados dos bancos brasileiros e qual é mais atrativo para se ter na carteira no momento.
- Onde investir neste mês? Veja 10 ações em diferentes setores da economia para buscar lucros. Baixe o relatório gratuito aqui.
Quarta-feira: bitcoin, Eletrobras e 3T25
Na quarta-feira (15), o destaque foi para a decisão acertada da Eletrobras (ELET6) de vender a Eletronuclear para a empresa dos irmãos Batista, J&F. O analista Ruy Hungria falou sobre os benefícios da negociação para a elétrica.
Também comentamos o crash histórico do bitcoin e do mercado de criptomoedas ocorrido na semana anterior, com a visão do especialista Marcello Cestari, da Empiricus Asset.
Outro destaque foi a publicação da agenda de resultados trimestrais do 3T25 das companhias da bolsa brasileira. Você confere o calendário completo aqui.
Quinta-feira: Como preparar sua carteira para todos os cenários?
Entre os destaques da quinta-feira (16), Felipe Miranda abriu o dia comentando algumas de suas ações preferidas da bolsa brasileira para enfrentar tempos de instabilidade política. Entre elas, Miranda falou sobre 3 ações que despontam em um portfólio “all-weather”. Confira.
Outro assunto relevante foi o resultado financeiro do 3T25 da produtora de chips, Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC34). Com um lucro líquido em disparada, a empresa reforçou seu papel de protagonista em IA no mercado global.
Sexta-feira: Análises de especialistas
Nesta sexta (17), tivemos atualizações de algumas teses, entre elas Smart Fit (SMFT3) e Eneva (ENEV3).
Para ficar por dentro de outras matérias que saíram no site da Empiricus, clique aqui.