1 2019-12-09T13:32:41-03:00 xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 saved xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 2019-12-09T13:32:41-03:00 Adobe Bridge 2020 (Macintosh) /metadata
Investimentos

VALE3: comprar ou vender ações da Vale?

Uma das maiores companhias da B3, a mineradora segue firme na pandemia

Por Matheus Egydio

05 jan 2021, 03:12

As ações da Vale (VALE3) são indicadas pelos nossos especialistas Felipe Miranda e Max Bohm, nas séries Palavra do Estrategista e Melhores Ações da Bolsa, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste artigo, vamos detalhar o racional por trás dessa recomendação, abordando tudo que você precisa saber antes de decidir entre comprar e vender as ações da Vale (VALE3).

Para te orientar melhor, estruturamos o conteúdo nos seguintes tópicos:

A origem e trajetória da Vale: das sombras da II Guerra Mundial até o pódio da B3

Getúlio Vargas foi, de certo modo, um empreendedor em nome do Estado brasileiro. Como já contamos em outro artigo, ele criou a IRB Brasil Resseguros em 1939.

Mas não parou por aí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1942, com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, ele criou a Companhia Vale do Rio Doce (ou CVRD), que ajudaria a fornecer minério de ferro para a indústria bélica americana na luta contra os nazistas.

Com pressa, a empresa entrou na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro no ano subsequente.

A Vale (VALE3) nasceu com uma alta demanda batendo na porta, mas o cenário mudou com o término da guerra. Sem o mercado americano, a companhia se voltou para as necessidades nacionais.

Esse foi o primeiro grande obstáculo da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As reservas de ferro no Brasil eram grandes. A busca por elas, nem tanto…

Isso se traduziu numa expansão lenta. Até que, em 1961, Eliezer Batista — pai de Eike Batista — assumiu a presidência e resolveu o impasse: ao invés de estimular a demanda interna, decidiu que o jeito era mesmo aproveitar a busca externa, voltando a Vale (VALE3) novamente para a exportação.

Em 1962, assinou os primeiros contratos de longo prazo com várias siderúrgicas japonesas. A produção da CVRD dobrou. A empresa pública se estabilizaria nas décadas seguintes como uma mineradora relevante globalmente, embora com problemas de eficiência.

Em 1997, a companhia foi privatizada e decolou de vez. Desde então, seu valor de mercado cresceu mais de 2.500%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, a Vale é “a maior produtora de minério de ferro, pelotas e níquel do mundo, com presença em cerca de 30 países”, aponta Felipe Miranda.

Fonte: Vale | Elaboração: Empiricus

Entendendo o modelo de negócios por trás da Vale (VALE3)

Já demos alguns spoilers sobre o segmento de atuação da empresa. Mas, se você deixou passar, tudo bem.

A Vale (VALE3) é uma das maiores mineradoras do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, ela também possui operações — menos expressivas — nas áreas de logística, energia e siderurgia.

Vamos, então, destrinchar as principais áreas de negócios de VALE3:

  1. Minerais ferrosos, composta majoritariamente pelo minério de ferro e pelotas, mas com participação de manganês e ferroligas também;

  2. Metais básicos, como níquel, cobre e outros subprodutos, como ouro e prata; e

  3. Carvão.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só que os minerais ferrosos não são tão familiares assim, não é? Considerando isso, vamos esclarecer melhor o papel deles.

Pelota

Começando pela pelota, nada mais é do que minério de ferro transformado em pequenas bolinhas. O propósito é usar essas pelotas na fabricação do aço, algo impossível sem elas pela especificidade técnica do processo.

Ferroligas

As ferroligas, por sua vez, são combinações de ferro com elemento(s) químico(s), como o manganês. A ideia é adicioná-las no aço, para conceder a este alguma propriedade especial — como resistência ou maleabilidade.

Manganês

E, por falar em manganês, este mineral serve para as mais variadas aplicações: panelas, pilhas, pontes, tintas e até mesmo rações animais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Minérios Ferrosos

Apesar de não estarmos tão familiarizados com suas formas brutas, os minérios ferrosos são muito presentes em nossas vidas. É uma “demanda praticamente inesgotável de um dos maiores mercados do mundo”, enfatiza Rodolfo Amstalden, sócio aqui na Empiricus.

No mais, trata-se de um mercado firme em tempos de disrupção — nenhuma tecnologia inovadora ameaça as panelas de nossas casas.

As lideranças da Vale compreendem essa demanda do mercado por minério de ferro. Quando analisamos a empresa sob uma ótica de receita, essa linha desbanca todas as outras:

Fonte: Vale | Elaboração: Empiricus

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, precisamos destacar que esse bom cenário não é o suficiente para eles. Querem mais. E já têm um plano para conseguir.

A meta de produção da companhia é saltar dos 318 milhões de toneladas para 400 milhões até 2022. A melhor parte é que pretendem alcançar isso sem a necessidade de grandes investimentos.

Rodolfo detalha: “o plano passa pela construção de novas facilities e barragens, principalmente nos sistemas Sudeste e Sul, voltando a operar com 100% de capacidade; e considera o próprio crescimento do Sistema Norte, especialmente o S11D (o maior complexo minerador da história da Vale)”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Vale

Como podemos ver, a distribuição geográfica da Vale é bastante intensa nos três primeiros sistemas, mas nem tanto no último.

O Sistema Norte contempla o município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. Como dito, aqui fica o S11D, o maior projeto da companhia.

A capacidade produtiva já foi exposta, então vamos nos ater ao ponto alto dos bastidores: no S11D, os investimentos tecnológicos foram pesados e justificam o alto desempenho. Como destaque, há o sistema truckless — 30 quilômetros de correias transportadoras que substituem 100 caminhões, diminuindo a quantidade de resíduos e 70% do consumo de combustível — e o uso de drones sofisticados que ajudam no planejamento de curto prazo da mina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Sistema Sudeste engloba os complexos de mineração de Itabira, Minas Centrais e Mariana, todos em Minas Gerais. Neste último, ocorreu o rompimento da barragem pelo uso intensivo de beneficiamento a úmido, um processo que explicaremos adiante.

Em termos de produção, o terceiro lugar fica com o Sistema Sul, que contempla os complexos de Paraopeba e Minas Itabirito, em Minas Gerais; assim como o de Vargem Grande, em São Paulo.

Além disso tudo, a VALE3 possui um diferencial.

O grande diferencial das ações da Vale (VALE3)

Ainda que uma das maiores mineradoras em escala global, ela também produz o minério de ferro de melhor qualidade do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Felipe desvenda o motivo: “o minério de ferro da Vale tem o maior teor de concentração do mundo e baixos níveis de impurezas. Por conta disso, seus clientes têm custos de processamento menores nos seus altos-fornos”.

E isso não sai barato, claro. Por esse diferencial, a empresa negocia seu minério com valores premium no mercado internacional.

Os resultados positivos para as ações da Vale

Ao nos aprofundarmos na história e no modelo de negócios da Vale, fica nítido o quanto a internacionalização está no DNA da empresa.

Muito além de acordos estrangeiros, isso se reflete no faturamento dolarizado — ou seja, 100% atrelado ao dólar — da companhia. Não obstante, 50% dos custos são em reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o patamar cambial alto, como o que vemos atualmente, a Vale se beneficia substancialmente ao ter “ganhos mais do que proporcionais às suas margens”, diz Felipe.

Há outros dois fatores de peso intimamente relacionados que ajudam a Vale: a alta demanda da China e os baixos impactos da recente pandemia.

No Estado chinês, o governo realiza grandes estímulos para impulsionar o setor de infraestrutura do país. Essa tendência não foi refreada durante a crise do novo coronavírus e, “aliada ao aumento dos preços do minério de ferro”, impulsionou o EBITDA da Vale no 3T20, destaca Max Bohm, analista da casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Bloomberg | Elaboração: Empiricus

Nos aprofundando no impacto da pandemia, a conclusão é que a Vale (VALE3) saiu quase ilesa. A despeito da crise de outros setores da economia, “o minério de ferro caiu apenas 4% no acumulado do ano, em comparação com a queda de 13% de outros metais básicos”, explica Felipe.

As pedras no meio do caminho de VALE3

Há uma série de pontos que enaltecem a Vale como uma companhia digna de ser investida. Entretanto, há o outro lado da moeda também.

E os erros da companhia são conhecidos em grande escala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É razoável afirmar que quase todos os brasileiros ouviram e assistiram notícias sobre o desastre de Brumadinho. Sem dúvidas, uma falha que ficará marcada na memória coletiva por muito tempo.

Nessa seção, vamos explicar o método que empresas mineradoras usam — e, nesse caso, desencadeou esse triste evento — e o que a Vale está fazendo para mudar essa realidade.

Como a Vale produz seu minério de ferro

O minério de ferro, principal ativo da companhia, é encontrado na natureza na forma de rochas, misturado a outros elementos. Nesse primeiro momento, ele não está apto para ser comercializado.

A mineradora, então, deve realizar um processo de purificação (chamado beneficiamento): úmido ou seco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vale utilizava, em grande escala, a primeira opção. Como o próprio nome sugere, a mineradora utiliza água para filtrar impurezas que prejudicam a qualidade final do produto. O grande problema é a geração de resíduos (ou rejeitos), que não podem ser descartados na natureza de qualquer maneira. Para isso, utilizam-se as barragens.

Na segunda opção, o nome também é autoexplicativo. Retira-se a água do processo e, assim, não há rejeito. Consequentemente, barragens se tornam desnecessárias.

“A solução definitiva para reduzir o risco de rompimento é não ter barragens”, esclarece Felipe. Dessa forma, não há outro caminho que não o beneficiamento a seco.

E a Vale já segue nesse caminho: em 2019, concluiu 60% da produção através desse método. Reagindo à pressão, a Vale ainda promete que, até 2023, esse número vai subir para 70%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, o que preocupa são os 30% restantes que separam a realidade do cenário ideal…

Além de ainda nutrir novas barragens, o processo de encerramento — conhecido como “descaracterização” — das atuais é bastante lento. Em maio de 2020, a Vale progredia na descaracterização de apenas nove, frente a 124 barragens de minério de ferro e 40 de rejeitos.

Fontes: Empiricus, SIGBM da ANM e RI da companhia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voltando ao beneficiamento a seco, há vantagens financeiras para a empresa ao realizar essa transição operacional. Quando comparado “com o beneficiamento a úmido, a técnica de processamento a seco reduz o consumo geral de água em 93%, em média”, destaca Rodolfo.

Além disso, ganha-se produtividade por economizar mais recursos, consumir menos energia e reduzir as etapas de produção e equipamentos.

Por fim, “a Vale tem avançado em temas importantes, como governança corporativa, reparação de danos e suporte à comunidade afetada”, diz Rodolfo.

Conclusão: Vender ou Comprar VALE3?

Existe uma série de observações — de exposição cambial até desconto no preço — a serem feitas, mas vamos antecipar as coisas: para os nossos analistas, comprar VALE3 é uma boa decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, vamos explicar os motivos que a nossa analista Cristiane Fensterseifer elencou:

  1. A receita da Vale é 100% dolarizada. Ter VALE3 no seu portfólio é uma grande jogada para aproveitar a tendência de alta da moeda diante do real;

  2. A pandemia causou um impacto mínimo na empresa;

  3. A China, maior cliente da empresa, foi o único país que não teve queda do PIB em 2020 com a pandemia, e deve continuar buscando crescimento de PIB em 2021, mantendo a demanda;

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  4. VALE3 é negociada por um EV / Ebitda mais baixo frente aos seus pares mundiais (3,0 vezes para 2021 em oposição à 5,4 vezes da Rio Tinto);
  5. Dividend Yield alto que pode chegar a mais de 10%;

  6. Assinatura de acordo com o governo de Minas Gerais, plano de descomissionamento de barragens, medidas voltadas a questões ESG e carbono neutro reduzem riscos e melhoram a percepção do mercado; e
  7. A mineradora apresentou um lucro líquido de R$ 15,6 bilhões, 195% superior ao apresentado no 2T20.

Assim, Cris Fensterseifer, Max Bohm, Rodolfo Amstalden e Felipe Miranda, três grandes nomes da Empiricus, convergem nessa indicação: compre VALE3.

Escreve para o site da Empiricus, MoneyTimes e Seu Dinheiro.