Imagem: iStock/ @RHJ
Ao final de 2023, fomos convidados – ou convocados? – por nossos assinantes mais próximos a reeditar algo que fazíamos com grande sucesso na época da Vitreo: facilitar o acesso às nossas recomendações de investimento.
Atendendo aos pedidos, a plataforma digital do BTG prontamente colocou no ar uma carteira automatizada inspirada em nossas Vacas Leiteiras.
Desde então, a cada virada de mês, escolhemos cinco ativos com o melhor viés tático para maximizar tanto os ganhos de capital quanto o fluxo intertemporal de proventos para o investidor pessoa física.
Tudo ocorre da maneira mais prática possível: ao simples clique de um botão, o investidor que tem conta no BTG, mediante um aporte mínimo a partir de R$ 5 mil, passa a acompanhar automaticamente as recomendações, sem precisar se preocupar com burocracias e nem com o timing exato de compras e vendas.
Para ser justo, optamos por tratar do assunto com uma certa discrição nos primeiros meses, de maneira a permitir que o teste do tempo desse (ou não) seu aval sobre a qualidade da experiência para todas as partes envolvidas.
Agora, acredito que os números falem por si mesmos.
Sempre teremos muito o que aprender, mas estou confiante de que já atingimos um belo grau de maturidade nessa estratégia – aquilo que nossos sócios americanos gostavam de chamar de “ready to go big”.
Isso permite divulgá-la para uma lista maior de leitores, bem como comentar seus resultados até o momento.
No gráfico abaixo, temos o cômputo da performance da carteira automática de dividendos, organizado mês a mês.

Em 25 meses consecutivos de track record, logramos entregar episódios de retorno positivo mais frequentes e bem mais intensos do que aqueles de retorno negativo.
No total contínuo do período, acumulamos ganhos de +53,4%, contra +40,7% do Ibovespa.
E, a rigor, aqueles investidores que optaram por ativar o reinvestimento de proventos na plataforma do BTG conseguiram embolsar lucros ainda maiores.

Dada a praticidade da experiência e o momento especial que vivemos – no início de um potencial ciclo de bull market -, me sinto na obrigação de compartilhar o caminho até essa carteira.
Você que nos acompanha há mais tempo deve se lembrar que a vocação original da Empiricus sempre foi a de tentar conceber as melhores ideias de investimento, mas prezando também pelo acesso fácil e barato a essas ideias.
Entendo que ambos os requisitos vêm sendo satisfeitos de maneira exemplar nesse caso, e seguiremos trabalhando com bastante afinco para que esse possa ser um benefício longevo.