1 2019-12-09T13:32:41-03:00 xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 saved xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 2019-12-09T13:32:41-03:00 Adobe Bridge 2020 (Macintosh) /metadata
Day One

Sobre como ficar rico torcendo pela Croácia

Não é favorita. Mas a Croácia joga a final da Copa com uma enorme vantagem: a de quem não tem nada a perder.

Por Rodolfo Amstalden

12 jul 2018, 11:02

Não é favorita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não estava campeã em nenhum modelo preditivo dos bancos de investimento.

Mas a Croácia joga a final da Copa com uma enorme vantagem: a de quem não tem nada a perder.

Quem não tem nada a perder não tem medo de errar.

Quem não tem medo de errar corre mais riscos de acertar.

(Sim, riscos podem ser bons ou ruins, “downside risks” ou “upside risks”.)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como disse o técnico Zlatko Dalic: “Já fizemos história, mas ainda não paramos e queremos mais”.

O que significa, em termos financeiros, não ter nada a perder e ainda querer mais?

Em primeiro lugar, você precisa colocar pouca grana, independentemente do ativo escolhido.

Colocar pouca grana é o mesmo que não ter nada a perder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando você não está endividado e aloca de 0,1% a 1% do seu patrimônio em determinado ativo, você não tem praticamente nada a perder.

Parece fácil a priori, e muita gente consegue dosar adequadamente esse aporte. A ideia aqui é manter uma aposta comedida que pode vir a se tornar dinheiro grande.

Por outro lado, há investidores que se empolgam quando ouvem sobre uma aplicação capaz de render 8.047%, esquecendo-se de que um melhor cenário possível não é o mesmo que o cenário-base.

Lembre-se: no limite, deixar de ganhar é sempre mais desejável do que perder tudo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(Aliás, deixamos de ganhar o hexa, mas não perdemos o hexa.)

Em segundo lugar, você precisa escolher ativos de risco.

De nada adianta colocar pouca grana na poupança, pois aí você ganhará pouco dinheiro com 100% de certeza.

Comprar ativos de risco é o mesmo que ainda querer mais, muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É onde podemos ajudá-lo de forma determinante, apresentando uma seleção das 3 Melhores Ações da Bolsa.

Mas com um disclaimer essencial: essas “3 Melhores Ações” não são as favoritas francesas para ganhar o certame.

Elas querem apenas fazer a história delas, e estão nos convidando avidamente para participar na grande decisão.

Você topa?

Sócio-fundador e CEO da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP.