Imagem: Divulgação
A nova carteira do Ibovespa B3, indicador das ações mais negociadas na Bolsa, passou a valer nesta segunda-feira (5). A lista atual conta com 79 empresas brasileiras e 85 papéis (dado que ações ordinárias, ON, e preferenciais, PN, podem integrar o índice).
A carteira do Ibovespa agora conta com as ações da Copasa (CSMG3) e se despede dos papéis da CVC Brasil (CVCB3).
Atualmente, os cinco ativos com maior peso na composição do Ibovespa B3 são:
- Vale (VALE3): 11,42%
- Itaú Unibanco (ITUB4): 8,42%
- Petrobras (PETR4): 5,79%
- Axia Energia (AXIA3): 4,16%
- Petrobras (PETR3): 4,07%
As fatias de participação de Vale (VALE3), Itaú (ITUB4), Sabesp (SBSP3), BTG Pactual (BPAC11) e WEG (WEGE3) e mais tiveram um acréscimo.
Enquanto isso, ativos como B3 (B3SA3), Lojas Renner (LREN3), Telefônica Brasil (VIVT3) e Rede D’Or (RDOR3) tiveram as parcelas reduzidas.
Por que é importante acompanhar as mudanças na carteira do Ibovespa?
Os pesos e participantes do Ibovespa são definidos por regras de liquidez quantitativas pré-estabelecidas, conforme explica Larissa Quaresma, analista de ações da Empiricus Research. Estes ajustes vão depender do volume de negociação da ação nos meses anteriores ao rebalanceamento.
“Quando a ação entra ou aumenta o peso no índice, sua liquidez tende a melhorar mais ainda. Em muitos casos, isso se traduz em expansão de múltiplo”, afirma Quaresma.
Veja as ações recomendadas na carteira de janeiro da Empiricus
Todos os meses, a analista Larissa Quaresma garimpa a bolsa brasileira em busca das 10 melhores ações para é gerar retornos superiores aos principais índices acionários locais, correndo um nível de risco adequado.
“Por meio da Carteira 10 Ideias, compartilhamos uma seleção de 10 ações brasileiras que acreditamos ter o potencial de proteger o patrimônio investido e, ao mesmo tempo, gerar algum ganho de capital”, explica Quaresma.
A boa notícia é que este portfólio está disponível gratuitamente a todos os investidores interessados, junto com uma análise econômica do cenário atual e a tese de investimento em cada um dos papéis.
Para acessar, basta no botão abaixo: