Investimentos

Ação de petroleira mais ‘eficiente’ do mercado brasileiro está na carteira mensal de analista da Empiricus; saiba qual é esta e as outras 9 ações para investir em março

Larissa Quaresma, analista da Empiricus, selecionou uma companhia de resiliência para enfrentar imprevisibilidades do mercado de petróleo. Confira qual.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Por Camila Paim

11 mar 2025, 14:50 - atualizado em 11 mar 2025, 14:50

petróleo conflitos oriene medio

Imagem: iStock/ curraheeshutter

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, acumulou uma queda de 2,6% no mês de fevereiro. Diante das atualizações do cenário econômico brasileiro e internacional, a carteira de ações recomendadas para investir em março foi reestruturada.

Inclusive, as ações da “petroleira mais eficiente” da bolsa brasileira, selecionadas por Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, se mostraram ainda mais atrativas para investir nesta mês.

Entenda mudanças do cenário que estimulam investimento em petroleira brasileira 

Na última semana, a analista destaca três pontos de atenção que abalaram e podem afetar ainda o preço do petróleo

O primeiro deles foi uma adoção de uma postura mais conciliadora de Volodymyr Zelensky com Trump. O primeiro-ministro ucraniano se mostrou mais aberto a negociações com os EUA para garantir maior financiamento na proteção do território em conflito com a Rússia. 

Com um possível fim da guerra da Ucrânia no horizonte e o fim das sanções ao petróleo russo por parte dos EUA e países da Europa, haveria uma mudança na oferta da commodity no mundo, o que potencialmente reduziria seu preço.

Além disso, o segundo destaque de Quaresma foi a proposta dos países membros da Opep+ de aumentar a produção de barris de petróleo no início de abril para 138 mil barris por dia, a primeira expansão desde 2022. A atualização feita na semana passada puxou os preços do petróleo Brent e WTI para mínimas de vários meses.

Ainda mais recentemente, as incertezas sobre a aplicação das tarifas dos EUA sobre o Canadá, México e China geram receio de uma desaceleração das economias em todo o mundo, que reduziria a demanda de energia. Na segunda-feira (10), os preços do petróleo caíram cerca de 1% devido a esses temores. 

Esses fatores, como ressalta a analista, são impactantes no valor do petróleo e uma intensificação nas quedas dos preços prejudicaria intensamente a receita de companhias petrolíferas. Por isso, Quaresma centraliza seus investimentos em companhias do setor que são confiáveis e que historicamente apresentaram resiliência em cenários desafiadores. 

Na visão de Quaresma, os fatores embutidos na queda dos custos do barril de petróleo ainda podem se reverter, mas, no médio prazo, será difícil os custos retomarem ao patamar de US$ 100 por barril. 

Levando estes pontos em consideração e ainda buscando ter uma posição estratégica na carteira no setor de petróleo, a analista da Empiricus Research buscou uma alternativa mais atrativa: “Focamos na empresa mais eficiente do setor. Caso o petróleo continue caindo, esta companhia será mais resiliente que as outras”, afirma Quaresma. 

Qual é a petroleira mais eficiente da bolsa? 

A companhia de petróleo indicada pela analista para investir em ações em março é a Prio (PRIO3). 

Com uma produção média de 100 mil barris de óleo por dia, a empresa petroleira apresenta um robusto nível de eficiência em custos e a maior parte dessa produção é exportada”, revela Quaresma. 

Além disso, a analista ainda vê três pontos que podem ser muito relevante na valorização das ações da PRIO3:

1- A companhia possui uma perspectiva de crescimento orgânico, aguardando apenas autorização do Ibama para iniciar a exploração comercial de Wahoo, que deverá acrescentar cerca de 40 mil boe/d à produção;

2- Após a aquisição de uma fatia minoritária do Campo de Peregrino, seus números também deverão ser impulsionados em mais 35 mil boe/d;

3- Ademais, o aumento da produção ao longo dos meses deverá diluir os custos de extração de óleo, melhorando a rentabilidade e a geração de caixa da petroleira.

Ficou interessado em conhecer melhor a tese de investimentos da Prio, indicada por Quaresma como “a mais eficiente” para investir em março? Clicando no botão abaixo ou em algum dos links deste texto, você confere esta e quais são as outras 9 ações recomendadas pelos analistas da Empiricus Research para investir em março. 

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Sobre o autor

Camila Paim

Jornalista formada na Universidade de São Paulo (USP), com mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon 2 (França). Trabalhou com redação de jornalismo econômico e mercado financeiro, webdesign e redes sociais, além de escrever sobre gastronomia e literatura.