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Investimentos

Amazon (AMZN34): resultados do 4T22 reafirmam força do modelo de negócios, mas mensagem é de cautela para 2023

Vendas no consolidado apresentaram crescimento de 8,7%, número acima das expectativas do mercado

Por Richard Carboni Camargo

3 de fevereiro de 2023, 11:32

Amazon

A Amazon (Nasdaq: AMZN | B3: AMZN34) divulgou ontem à noite (02) seus resultados do quarto trimestre de 2022 (4T22).

No pregão noturno, as ações caíram mais de 5%, mas tem ameaçado uma recuperação nesta manhã. 

No consolidado, a gigante americana somou vendas de US$ 149,2 bilhões, um crescimento de 8,7% na comparação anual, acima do esperado pelo mercado.

Entre os principais mercados da Amazon, as vendas nos EUA cresceram 13%, totalizando US$ 93,3 bilhões; no mercado internacional, as vendas encolheram 7,5%, totalizando US$ 34,4 bilhões.

As vendas diretas cresceram 2% na comparação anual, somando US$ 64,54 bilhões. 

No marketplace, as vendas somaram US$ 36,3 bilhões, crescimento de 24% versus o 4T21, desconsiderando os efeitos cambiais.

Nas lojas físicas as vendas foram de US$ 4,95 bilhões, crescimento de 6% na base anual. Aos poucos, a Amazon está fazendo o caminho oposto de todos os seus concorrentes: construindo uma rede de lojas após escalar o e-commerce.

Amazon AWS desacelera

O grande destaque dos últimos anos, a Amazon AWS, mostrou uma desaceleração acima do esperado, com seu ritmo de crescimento agora se normalizando num patamar de 20% ao ano, bem abaixo do ritmo de 2020 e 2021. 

O braço de infraestrutura em nuvem, somou vendas de US$ 21,37 bilhões no trimestre.

No 4T22, a margem operacional da AWS foi de 24%, uma queda de 6 pontos percentuais em relação aos últimos trimestres. 

No 1T23, a Amazon espera atingir vendas entre US$ 121 bilhões e US$ 126 bilhões, o que representa um crescimento entre 4% e 8,5%, em linha com o esperado pelo mercado.

Corte de custos é uma das prioridades para 2023

Desta vez, o CEO Andy Jassy, há 12 meses à frente da empresa, fez sua primeira aparição na teleconferência com investidores.

Sua mensagem mostrou que a prioridade da empresa em 2022 se estenderá para 2023: cortar custos e priorizar apenas investimentos que se alinhem às diretrizes de longo prazo da empresa.

Nas últimas semanas, a Amazon anunciou a demissão de 18 mil pessoas. No trimestre, a quantidade total de funcionários da empresa foi 4% menor em relação ao ano anterior, totalizando 1,54 milhão de funcionários.

No geral, a Amazon trouxe uma mensagem cautelosa aos investidores, mas reafirmou todas as fortalezas do seu modelo de negócios, com o e-commerce performando bem e ganhando market share e o AWS, mesmo diante da desaceleração, mantendo um ritmo de crescimento similar ao dos concorrentes.

Neste momento, o nosso portfólio internacional na Empiricus — o Investidor Internacional — não está posicionado nas ações da gigante americana. 

Economista formado pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), é analista de ações certificado pelo CNPI, especialista no setor de tecnologia, com foco em ações internacionais. Está na Empiricus há 5 anos, onde é responsável por relatórios nacionais e internacionais, como o MoneyBets Revolution, um portfólio de teses especulativas em segmentos como healthtech, energia sustentável, software e games. Antes da Empiricus, trabalhou por 5 anos no setor de tecnologia.