Times
Investimentos

Balanços do 4T23: analistas da Empiricus ‘traduzem’ os resultados corporativos; veja como acessar gratuitamente

Com o início da temporada de resultados do 4T23, analistas disponibilizam gratuitamente comentários sobre os resultados para auxiliar a pessoa física na tomada de decisão acerca das empresas listadas

Compartilhar artigo
Autor
Juan Rey
Data de publicação
8 de fevereiro de 2024
Categoria
Investimentos
Imagem representando a Análise de Balanços, uma avaliação dos dados divulgados por uma empresa referente aos seus resultados.
Análise de Balanços

A temporada de balanços do quarto trimestre de 2023 (4T23) já começou a todo vapor. Apenas nesta semana, o mercado terá acesso a resultados de alguns pesos pesados da B3, como Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), BTG Pactual (BPAC11) e BB Seguridade (BBSE3).

Seguindo o seu propósito de auxiliar a pessoa física a investir melhor, a Empiricus decidiu disponibilizar, gratuitamente, análises dos balanços de algumas das principais empresas da B3 e do mundo.

Os analistas da casa se comprometeram a estudar os resultados mais importantes e traduzi-los, de forma que o investidor comum possa tirar proveito das informações.

Além de fornecer em primeira mão a análise dos resultados, os especialistas também vão abrir gratuitamente suas recomendações sobre o que o investidor deve fazer com as ações de cada uma das empresas estudadas: comprar, vender ou ficar neutro.

Por que é importante ‘ficar ligado’ na temporada de resultados do 4T23?

É a partir dos resultados corporativos que o mercado consegue fazer a distinção de quais empresas valem ou não o investimento.

Mas, como decifrar um balanço é uma tarefa difícil, esse conhecimento fica restrito aos especialistas e cada vez mais distante da pessoa física, que larga muito atrás dos grandes investidores na hora de tomar decisões que podem gerar multiplicação patrimonial.

Explico melhor: cada setor da Bolsa tem particularidades, e só olhar o lucro líquido, como muitos investidores comuns fazem, pode ser uma cilada.

O setor de varejo, por exemplo, tem o indicador de vendas nas mesmas lojas (same stores sales, em inglês) como um dos pontos mais observados pelos analistas ao olhar o balanço. 

Por outro lado, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) é um dos principais focos dos especialistas na hora de analisar um balanço do setor financeiro.

É claro que o investidor comum, com todas as responsabilidades e atribuições do cotidiano, não tem a obrigação de saber cada uma dessas peculiaridades — e nem tempo para isso.

Foi pensando nisso que a Empiricus decidiu disponibilizar de forma 100% gratuita a análise de alguns dos principais resultados do 4T23.

A iniciativa é mais um passo na direção de disseminar a educação financeira pelo Brasil, motivo principal pelo qual a maior casa de análise independente do país foi criada, em 2009.

GRÁTIS: QUERO RECEBER ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES A PARTIR DOS RESULTADOS DO 4T23

O que os especialistas esperam dessa temporada de resultados?

Na visão da analista Larissa Quaresma, da Empiricus, a temporada de resultados do 4T23 vai ser importante para separar o “joio do trigo” na Bolsa.

“Acredito que essa temporada deve novamente mostrar uma distância grande entre líderes e perdedores de cada setor. Os últimos anos machucaram muitas empresas, que em muitos casos redirecionaram seu foco do crescimento do negócio para a reestruturação de dívidas. Isso abriu espaço para competidores maiores, mais preparados e com saúde financeira em dia”, avaliou.

Larissa também acredita que essa temporada deverá fornecer fundamento para sustentar (ou não) o desempenho recente de diversas ações.

“Além dos números do trimestre, nós observaremos o que as equipes de gestão vão sinalizar para 2024, o que deve influenciar o preço das ações”.

Sobre os resultados em si, a analista vê uma pequena melhora em relação ao terceiro trimestre, com a queda da Selic começando a fazer diferença em alguns casos específicos — principalmente para as empresas mais endividadas.

GRÁTIS: QUERO RECEBER ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES DA TEMPORADA DE RESULTADOS

Grátis: acesse agora a análise dos resultados de algumas das principais empresas da B3

Agora que você sabe por que entender os balanços é fundamental para fazer bons investimentos, vamos liberar seu acesso às análises dos resultados.

Você já poderá conferir as informações divulgadas no 4T23 e as recomendações dos analistas sobre empresas como:

  • Itaú (ITUB4);
  • BTG Pactual (BPAC11);
  • Apple (AAPL34);
  • Meta (M1TA34);
  • Microsoft (MSFT34);
  • Google (GOGL34); e mais!

É claro que a temporada está só no começo e, à medida em que novos resultados forem divulgados, você terá acesso às análises e saberá em primeira mão o que fazer com os papéis.

E o melhor: o acesso é 100% gratuito. Para conferir as análises dos especialistas, basta clicar neste link ou no botão abaixo.