Investimentos

Banco Central pode começar a cortar Selic em agosto; veja os títulos de renda fixa recomendados para o cenário

IGP-DI mostra deflação mais intensa que o esperado e IPCA de quarta-feira (7) pode clarear ainda mais o horizonte para BC cortar Selic em agosto

Por Lais Costa

06 jun 2023, 16:56 - atualizado em 07 jun 2023, 14:27

Banco Central do Brasil - reunião Conselho Monetário Nacional (CMN) ata do copom
Imagem: Raphael Ribeiro/BCB

O caminho tem ficado cada vez mais claro para o banco central (BC). Desde o último IPCA-15, as notícias econômicas continuam numa toada positiva.

Indicadores antecedentes sugerem que a segunda quinzena de maio sustentou a tendência de queda de preços dos primeiros 15 dias e deve se refletir em uma leitura positiva do IPCA do mês de maio que será divulgado amanhã (7).

Nesta manhã (6), o IGP-DI mostrou uma variação mensal de -2.33%, puxado por uma forte deflação do índice de preços ao produtor amplo (IPA) do setor agrícola, que acumula queda de mais de 8,5% no ano.

O setor de transportes do índice de preços ao consumidor também entrou para o território negativo em maio, em linha com a queda do preço dos combustíveis, evidenciado nas coletas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além disso, o preço dos alimentos, que ficou levemente acima das expectativas no IPCA-15, também desacelerou.

Vale ainda mencionar que, a surpresa positiva que foi vista no PIB do primeiro trimestre deste ano foi ancorada no setor agrícola e mostrou fragilidade no consumo. Essa composição corrobora as apostas de que a queda da Selic pode estar mais próxima.

O gráfico abaixo mostra a inflação implícita de um ano em relação ao centro da meta do BC.

Fonte: Bloomberg | Elaboração: Empiricus Research

Nessa manhã (6), o mercado atribuiu mais de 80% de chance de um corte de 25 pbs na reunião de 3 de agosto. O gráfico abaixo mostra a variação da Selic nas próximas reuniões do comitê monetário, em relação a expectativa no final do dia 24 de maio (antes da divulgação do IPCA-15 de maio).

Fonte: Bloomberg | Elaboração: Empiricus Research

Banco Central pode iniciar ciclo de corte em agosto

Como podemos ver, a expectativa de queda tem se acentuado desde o último dado de inflação. Se o dado de IPCA do mês de maio fechado – que será divulgado amanhã (7) – confirmar a nossa visão positiva para a dinâmica de preços, esperamos uma mudança de postura do banco central na reunião do dia 21 deste mês, indicando que na reunião de agosto teremos o tão esperado início do ciclo de corte de juros.

De maneira geral, o cenário é mais positivo para ativos de risco em geral. Em relação a estratégias de renda fixa, ainda sugerimos estratégias prefixadas de até dois anos. Ainda vemos os níveis de juros reais longos interessantes para o investidor pessoa física.

  • Tenha acesso aos melhores títulos de renda fixa direto no seu WhatsApp: entre para este grupo VIP e receba, diariamente, ofertas tão boas que acabam em poucas horas. Clique aqui para participar gratuitamente.

Confira as recomendações de renda fixa da semana

Todas as recomendações abaixo são títulos que contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos, contudo, o investidor precisa se certificar de que não ultrapassou o limite de R$ 250 mil por instituição, incluindo os juros a receber do investimento.

O investimento na taxa líquida indicada da LCA prefixada do Banco ABC Brasil equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 13,44% ao ano.
O investimento na taxa líquida indicada da LCA prefixada do Banco ABC Brasil equivale a uma aplicação com taxa bruta aproximada de 12,8% ao ano.

Sobre o autor

Lais Costa

Engenheira eletricista pela UTFPR com passagem pelo MIT e especialização em finanças pela Columbia University. Iniciou a carreira no mercado financeiro com foco no mercado de bonds nos EUA. Após uma experiência na Itaú Asset em NY, ela esteve por três anos no time de Global Macro Strategy da XP Inc também em NY, cobrindo mercados emergentes asiáticos e Brasil com foco em criação de ideias de investimento de renda fixa para clientes institucionais. Desde maio de 2021, Laís faz parte do time de análise da Empiricus. Por dois anos foi responsável pela alocação e seleção de fundos globais e hoje é a analista a frente das séries Super Renda Fixa e Os Melhores Fundos de Investimento.