Investimentos

Calendário da semana conta com ata do FOMC e Índice de Preço ao Consumidor no Reino Unido e no Japão

Na agenda desta semana, o mercado espera a divulgação de indicadores econômicos-chave para o cenário macroeconômico. 

Por Lais Costa

20 maio 2024, 10:52 - atualizado em 20 maio 2024, 10:52

Calendário

Na agenda desta semana, (19/05 a 24/05) o mercado espera a divulgação de indicadores econômicos-chave para o cenário macroeconômico

Na quarta-feira (22/05), é esperada a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de abril do Reino Unido, que deve ficar em 0,1%. Ainda neste dia, o mercado direciona seu foco para o Federal Reserve, que deverá publicar a ata da sua reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) de 1 de maio.

Encerrando a semana, na quinta-feira (23), também será divulgado o resultado do Índice de Preços ao Consumidor nacional no Japão, com os analistas estimando 2,4% para o mês de abril.

Veja a seguir outros destaques.

Domingo (19/05)

Taxa primária para empréstimos de 5 anos de maio da China ficou em 3,95% (estimativa 3,95%) (anterior 3,95%);

Taxa primária para empréstimos de 1 ano de maio da China foi de 3,45%(estimativa 3,45%) (anterior 3,45%);

Segunda-feira (20/05)

O Banco Central divulgou o tradicional Boletim Focus;

Balança comercial semanal do Brasil (anterior R$1738m);

Terça-feira (21/05)

Índice de Preços ao Produtor (PPI) de abril (m/m) da Alemanha (estimativa 0,3%) (anterior 0,2%);

Pedidos de máquinas de março (m/m) do Japão (estimativa -2,0%) (anterior 7,7%);

Quarta-feira (22/05)

Na Zona do Euro, teremos o resultado do número de novos registros de carros da União Europeia com 27 membros de abril (anterior -5,2%);

Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de abril da do Reino Unido (m/m) (estimativa 0,1%) (anterior 0,6%);

Índice de Preços no Varejo (RPI) de abril do Reino Unido (estimativa 0,5%) (anterior 0,5%);

Dados semanais de hipotecas dos EUA (anterior 0,5%);

Vendas de casas já existentes (m/m) de abril dos EUA (estimativa 0,6%) (anterior -4,3%);

O Federal Reserve (Banco Central do EUA) divulga a ata do FOMC de 1 de maio;

Quinta-feira (23/05)

Dado preliminar de PMI de manufatura de maio da Alemanha (estimativa 43,5) (anterior 42,5);

Dado preliminar de PMI de manufatura de maio da Zona do Euro (estimativa 46,1) (anterior 45,7);

Dado preliminar de PMI de serviços de maio da Zona do Euro (estimativa 53,6) (anterior 53,3);

Dado preliminar de PMI composto de maio da Zona do Euro (estimativa 52,0) (anterior 51,7);

Índice de preços ao consumidor (IPC-S) semanal do Brasil (anterior 0,45%);

Nos EUA, teremos o índice de atividade nacional do Fed de Chicago de abril (estimativa 0,13) (anterior 0,15);

Pedidos iniciais de seguro-desemprego semanal dos EUA (estimativa 220k) (anterior 222K);

Dado preliminar de PMI de manufatura de maio dos EUA (estimativa 49,9) (anterior 50,0);

Na Zona do Euro, sai o dado preliminar do índice de confiança do consumidor de maio (estimativa -14,2) (anterior -14,7);

Resultado de vendas de novas casas de abril dos EUA (estimativa 679k) (anterior 693k);

No Japão, sai o resultado do Índice de Preços ao Consumidor nacional de abril (a/a) (estimativa 2,4%) (anterior 2,7%);

Sexta-feira (24/05)

Vendas no varejo incluindo automóveis e combustível de abril  (m/m) do Reino Unido (estimativa -0,5%) (anterior 0,0%);

Resultado final do PIB do 1º trimestre do Reino Unido (estimativa 0,2%) (anterior 0,2%);

No Brasil, teremos os dados de confiança do consumidor de maio divulgados pela FGV (anterior 93,2);

Dado preliminar dos pedidos de bens duráveis de abril dos EUA (estimativa -0,7%) (anterior 2,6%);

Ainda nos EUA, sai o resultado final do índice de sentimento do consumidor de maio da Universidade de Michigan (estimativa 67,7) (anterior 67,4).

Fonte: Bloomberg

*Dados coletados no dia 20 de maio de 2024 e estão sujeitos a alterações.

Sobre o autor

Lais Costa

Engenheira eletricista pela UTFPR com passagem pelo MIT e especialização em finanças pela Columbia University. Iniciou a carreira no mercado financeiro com foco no mercado de bonds nos EUA. Após uma experiência na Itaú Asset em NY, ela esteve por três anos no time de Global Macro Strategy da XP Inc também em NY, cobrindo mercados emergentes asiáticos e Brasil com foco em criação de ideias de investimento de renda fixa para clientes institucionais. Desde maio de 2021, Laís faz parte do time de análise da Empiricus. Por dois anos foi responsável pela alocação e seleção de fundos globais e hoje é a analista a frente das séries Super Renda Fixa e Os Melhores Fundos de Investimento.