Investimentos

Desktop (DESK3) reduz adições de clientes em dezembro, mas adota a estratégia correta diante de ano difícil pela frente; entenda

A adesão de novos clientes da Desktop (DESK3) vem demonstrando uma desaceleração mensal. Entenda.

Por Ruy Hungria

07 fev 2025, 12:19 - atualizado em 07 fev 2025, 12:19

desktop desk3 internet

Imagem: iStock/ CASEZY

A Anatel divulgou os dados de acesso de dezembro de 2024, mostrando mais uma desaceleração nas adições da Desktop (DESK3). A companhia apresentou um crescimento de +5,6 mil conexões líquidas, alta de +0,5% sobre a base do último mês. 

Em evento recente do setor, o CFO da Desktop, Bruno Leão, mencionou que a companhia adotaria uma abordagem mais conservadora em 2025, com redução de gastos com marketing, maior rentabilização da infraestrutura com clientes B2B (que não precisam de grandes investimentos adicionais) e foco em clientes com perfil financeiro saudável e que tenham menores riscos de inadimplência. 

Desktop está desacelerando?

Já vínhamos notando uma desaceleração do crescimento da Desktop, e dezembro apenas confirmou essa abordagem. 

Fonte: Anatel. Elaboração: Empiricus.

Mesmo com a estratégia de tirar o pé do acelerador no fim do ano, além da típica sazonalidade das chuvas, é importante mencionar que Desktop ainda foi a segunda ISP que mais cresceu em 2024, atrás apenas de Brisanet.

Perspectivas para DESK3

Por outro lado, a dinâmica do 4T24 da Desktop antecipa um 2025 bem mais difícil, mas que entendemos ser a estratégia correta para o momento. Com juros elevados e grandes chances de uma desaceleração da atividade pela frente, a Desktop tem buscado segurar mais o caixa do que as outras ISPs, o que tende a trazer resultados positivos no futuro. 

Com uma postura condizente com o cenário macroeconômico e por pouco mais de 3x valor de firma/ebitda esperado para 2025, seguimos com a ação DESK3 na carteira.

Sobre o autor

Ruy Hungria

Bacharel em Física formado na Universidade de São Paulo (USP), possui MBA de Finanças na Fipe e iniciou a carreira no mercado financeiro em 2011, na própria Empiricus Research. Está à frente da série da casa focada em opções desde 2018, além de contribuir na elaboração e decisões de investimentos nas séries da Empiricus focadas em microcaps e dividendos, além de fazer o acompanhamento de companhias de diversos setores, com mais foco em Utilities e Oil & Gas. Desde o início de 2020 é colunista do portal Seu Dinheiro.