
Imagem: iStock/ CASEZY
A Anatel divulgou os dados de acesso de dezembro de 2024, mostrando mais uma desaceleração nas adições da Desktop (DESK3). A companhia apresentou um crescimento de +5,6 mil conexões líquidas, alta de +0,5% sobre a base do último mês.
Em evento recente do setor, o CFO da Desktop, Bruno Leão, mencionou que a companhia adotaria uma abordagem mais conservadora em 2025, com redução de gastos com marketing, maior rentabilização da infraestrutura com clientes B2B (que não precisam de grandes investimentos adicionais) e foco em clientes com perfil financeiro saudável e que tenham menores riscos de inadimplência.
Desktop está desacelerando?
Já vínhamos notando uma desaceleração do crescimento da Desktop, e dezembro apenas confirmou essa abordagem.

Mesmo com a estratégia de tirar o pé do acelerador no fim do ano, além da típica sazonalidade das chuvas, é importante mencionar que Desktop ainda foi a segunda ISP que mais cresceu em 2024, atrás apenas de Brisanet.
- LEIA MAIS: Confira quais ações comprar para bater o Ibovespa em fevereiro, segundo a Empiricus Research
Perspectivas para DESK3
Por outro lado, a dinâmica do 4T24 da Desktop antecipa um 2025 bem mais difícil, mas que entendemos ser a estratégia correta para o momento. Com juros elevados e grandes chances de uma desaceleração da atividade pela frente, a Desktop tem buscado segurar mais o caixa do que as outras ISPs, o que tende a trazer resultados positivos no futuro.
Com uma postura condizente com o cenário macroeconômico e por pouco mais de 3x valor de firma/ebitda esperado para 2025, seguimos com a ação DESK3 na carteira.