Investimentos

Diante de ‘surpresas inflacionárias’, no cardápio estão 2 títulos de renda fixa atrelados ao IPCA

Dados recentes mostram inflação persistente, tema abordado na série Super Renda Fixa

Compartilhar artigo
Data de publicação
14 de abril de 2022
Categoria
Investimentos

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 1,62% em março. Assim, o resultado acumulado em 12 meses atingiu 11,3%, mantendo-se acima das expectativas do mercado. 

E o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, chegou a afirmar que a alta de preços na economia foi acima do esperado pela autoridade monetária. Ele admitiu, também, que embora fosse estimado que os números do indicador começariam a ceder no próximo mês, será difícil parar o ciclo de alta na próxima reunião, quando a Selic deve alcançar 12,75%.

Visto isso, o novo relatório Super Renda Fixa, produzido pelos analistas Laís Costa e Diego Bleinroth, traz algumas alternativas de investimentos para proteger o patrimônio da inflação e ainda buscar ganhos reais. 

A ‘surpresa inflacionária’ pode ser atribuída ao repasse no preço dos combustíveis mais rápido do que o esperado, mas não só isso. “Na realidade, a abertura do índice foi, de modo geral, bastante ruim”, afirma Laís Costa. Ela justifica, explicando que as medidas de núcleo que excluem os itens mais voláteis como alimentos e energia corroboram essa leitura.

Desse modo, o mercado passou a precificar um aumento de 50 pontos-base na reunião de junho e uma alta residual de 25 pontos-base no encontro do Copom em agosto, alcançando uma Selic terminal de 13,5%

“A verdade é que, para o investidor pessoa física, pouco mudou”, destaca Laís. Ela afirma que surpresas inflacionárias fazem parte do enredo brasileiro, considerando o caráter emergente e “lento” do país: “É imprescindível manter parte do portfólio em títulos indexados à inflação”.

Cardápio de Renda Fixa 

Os analistas da Empiricus recomendaram um CDB do Banco Master com prazo de 5 anos, que paga IPCA mais uma taxa de 7,28% ao ano. Veja abaixo as características do título:

Outro papel interessante é um CDB do Banco Sofisa, com vencimento em 5 anos, que paga IPCA mais taxa de 6,20%. Confira abaixo mais informações sobre esse título: 

Essas são apenas algumas entre as indicações apontadas por Laís Costa e equipe. Semanalmente, a série Super Renda Fixa disponibiliza diversos conteúdos a respeito do mercado de renda fixa e destaca oportunidades de investimento nesse segmento. Os relatórios podem ser acessados por assinantes de qualquer série da Empiricus. [clique aqui para saber sobre as séries oferecidas pela casa]