
Imagem: iStock.com/breeze393
É possível acreditar em novas altas do ouro? É válida a exposição em dólar em meio ao movimento de desdolarização? No momento, é melhor investir em dólar ou euro?
Felipe Miranda abordou estes e outros temas relevantes durante mais um episódio do Blink!, programa semanal do CIO da Empiricus Research que responde às principais dúvidas dos assinantes da casa. Confira abaixo algumas das perguntas e respostas:
Ainda tem fundamento uma alta do ouro?
Felipe Miranda: “É complexo, o ouro parece caro em uma perspectiva histórica. O ouro subiu muito contra o S&P 500, ativos brasileiros e imóveis. Não se faz fluxo de caixa descontado do ouro, até porque ele não tem fluxo de caixa. Normalmente, é feita uma análise relativa e quando se tenta algum tipo de valuation e isso indicaria que ele está caro.
No entanto, mudou um pouco o idiossincrático do ouro no sentido de que ele passou a ser percebido como um ativo livre de risco, então tem que ter prêmio mesmo. Houve um pouco de quebra dessa correlação histórica. Eu gosto da posição em ouro”.
É válida a exposição ao dólar com a desdolarização?
FM: “Se você tem uma posição grande em ativos de risco do Brasil, acho que o dólar é uma boa defesa, porque você perde no dólar mas acaba ganhando no resto. Agora, se você me perguntasse sobre dólar contra euro, eu acho que o euro subiria”.
- Como investir na bolsa? Confira 10 recomendações para ter investimentos diversificados para buscar lucros. Acesse o relatório gratuito aqui.
Veja abaixo o episódio do Blink! completo: