Investimentos

Eletrobras (ELET6) pode entregar gordos dividendos com a privatização e se tornar uma ‘vaca leiteira’, mas com um risco; saiba qual

Estatal está posicionada em setor estratégico que pode gerar o pagamento de bons dividendos, mas que conta com um risco

Compartilhar artigo
Data de publicação
6 de junho de 2022
Categoria
Investimentos
Imagem de uma vaca e um copo de leite com o logotipo da Eletrobras em alusão ao possivel pagamento de dividendos dessa mesma companhia
Créditos/Montagem: Julia Shikota

O período de reserva de ações da Eletrobras (ELET6) vai até a quarta-feira (08/06). Depois de muitos anos de espera, contados desde o governo Temer, os investidores interessados em injetar recursos, seja por meio do FGTS ou dinheiro a parte, podem participar da oferta pública de ações da companhia elétrica que se encerra em dois dias.

Não à toa, o tema se encontra no 4º lugar entre as tendências de pesquisas do Google no momento em que escrevo esta reportagem, com mais de 5 mil buscas simultâneas sobre o assunto. E não é para menos. Com a Eletrobras privatizada, os acionistas finalmente terão a chance de recuperar o tempo perdido.

Se você conhece o caso da Eletrobras, vai saber que a maior companhia de energia elétrica do país já reportou muito prejuízo. Devido às interferências políticas dos últimos 10 anos, a companhia não pôde dar muito além de dor de cabeça aos investidores.

Um acordo feito com o governo em 2012 fez com que a Eletrobras tivesse que passar os últimos anos vendendo energia a preço de custo, o que obviamente minou os lucros da companhia. Para você ter uma ideia, ela chegou a vender energia por R$ 28/MWh, enquanto no mercado livre ela era negociada por R$ 822/MWh.

Mas tudo isso pode ficar no passado. A privatização está logo aí e a Eletrobras poderá finalmente se livrar deste acordo. Com isso, espera-se que a companhia volte a gerar receita, se torne rentável e, então, beneficie os acionistas com dividendos.

É isso o que vem brilhando os olhos dos interessados na Eletrobras: a possibilidade de “gordos” dividendos. Há quem diga que a elétrica poderia se tornar uma das maiores “vacas leiteiras” da bolsa brasileira se a privatização correr bem.

Um dos que acredita nisso é Ruy Hungria, analista de ações da maior casa de análise financeira independente do país. Para ele, se o processo de privatização der certo, a Eletrobras teria potencial para pagar um dividend yield de mais de 5% ao ano.

Mas como nem tudo são flores, apostar nas ações da elétrica tem um risco. Se de um lado ela pode pagar excelentes dividendos, de outro ela está rodeada de incertezas. Por ter sido controlada pelo governo por longos anos, o temor do mercado é que a privatização sofra novas intervenções políticas no caminho.

Isso seria um desastre, pois faria com que investidores perdessem um dinheiro valioso: o fundo de garantia. Afinal, não podemos nos esquecer de que o FGTS é um dinheiro usado como reserva em caso de desemprego. E perder até metade dele pode ser demasiado arriscado.

É por isso que eu gostaria de convidá-lo para continuar comigo e entender melhor o que está em jogo para a Eletrobras. Não quero que você tome nenhuma decisão maléfica para o seu patrimônio…

A seguir, apresento os pontos positivos e negativos de investir na Eletrobras com o seu FGTS:

Está no DNA da Eletrobras pagar bons dividendos

Caso você não saiba, o termo “vaca leiteira” é empregado para se referir a ações boas pagadoras de dividendos. E a Eletrobras conta com uma vantagem grande: ela simplesmente integra o setor de empresas que foram as maiores vacas leiteiras da bolsa nos últimos 5 anos.

Veja só este ranking:

ranking melhores pagadoras de dividendos

Imagem: Economática

Se você reparar bem, vai notar que entre as 5 melhores distribuições de proventos dos últimos 5 anos, 3 foram do setor de transmissão de energia elétrica: Taesa, Copel e Trans Paulista

E por que disso? Bom, pois estamos falando de um setor com previsibilidade de receita. Diferentemente dos setores de geração e distribuição de energia, que dependem de fatores adversos como o clima, as empresas de transmissão são remuneradas de acordo com a disponibilidade de linhas, independentemente do volume de energia transferido.

Isso faz com que elas sejam previsíveis e constantes na sua geração de caixa. O que se traduz, para os investidores, em empresas que são frequentes no pagamento de dividendos. E sabe quem faz parte desse setor também?A Eletrobras.

Em outras palavras, está no DNA da empresa pagar excelentes dividendos aos seus acionistas. Basta que ela comece a gerar caixa e se torne financeiramente estável. Então, ela não terá outra escolha senão distribuir parte dos lucros aos investidores (isso é obrigatório por lei).

RELATÓRIO GRATUITO – SAIBA SE É UMA BOA IDEIA INVESTIR NA ELETROBRAS COM O FGTS

Mas atenção: investir nas ações ELET6 tem um risco

Mas como tudo nessa vida, há um porém. De acordo com Ruy, as expectativas para que a Eletrobras se recupere com a privatização são grandes, mas não são garantidas. Como eu já mencionei, um dos principais riscos de se investir nas ações agora é a chance de tudo dar errado.

Ruy alerta que embora haja boas perspectivas, a Eletrobras não vai se recuperar do dia para a noite. Será preciso tempo e muito trabalho da nova gestão para chegar lá, correndo o risco de não ser bem-sucedida no processo.

“Pode acontecer de a nova gestão não conseguir levar adiante as melhorias, ou o processo de privatização emperrar por conta de interferências políticas, o que afetaria o valor das ações”, explica o analista.

Além disso, o analista recorda que estamos falando de um investimento em renda variável como outro qualquer. Sendo assim, pode acontecer de as ações não se valorizarem conforme o esperado e o investidor acabar ficando no prejuízo.

Como foi dito anteriormente, o FGTS é um dinheiro que, em primeira instância, é a sua reserva de emergência para o caso de uma demissão, de modo que você possa se sustentar até obter uma nova fonte de renda. Nesse caso, uma eventual desvalorização das ações poderá ter um impacto desastroso na capacidade de proteção do seu FGTS. 

Eu sei que, se pensarmos somente no rendimento do FGTS, de 3% ao ano mais a taxa referencial (TR), dá vontade de investir toda a grana. Considerando a Selic na casa dos dois dígitos (12,75%), o FGTS perde com folga para a inflação e investimentos tradicionais como a poupança.

Sendo assim, investir nas ações da Eletrobras pode mesmo parecer inteligente. Mas colocar boa parte do saldo do seu FGTS em apenas uma ação é um risco alto, sobretudo para um negócio ainda tão incerto.

Não quero te desencorajar, mas como você pode ver, não é uma decisão fácil. Como um veículo que propaga notícias para investidores, a nossa missão é entregar conteúdos que esclareçam dúvidas e levem você a tomar uma decisão benéfica para o seu patrimônio. E é justamente isso que quero lhe oferecer agora.

Em um relatório totalmente gratuito, Ruy Hungria esmiuçou a situação da Eletrobras e deu um veredito se é uma boa ideia ou não investir com o FGTS. Se eu fosse você, leria a tese completa. Esse material pode ajudá-lo a tomar uma decisão inteligente sobre o seu patrimônio:

RELATÓRIO GRATUITO – SAIBA SE É UMA BOA IDEIA INVESTIR NA ELETROBRAS COM O FGTS

Vale a pena investir na elétrica? Saiba a resposta neste relatório gratuito

Neste relatório gratuito, Ruy diz se você deveria ou não apostar nos papéis ELET6 com o seu FGTS. Lá, ele explica exatamente qual é o momento da companhia e se, levados todos os pontos acima em consideração, vale a pena investir.

Não precisa se preocupar, pois o acesso é grátis. Nenhum centavo será cobrado para que você possa ler a tese completa sobre a Eletrobras.

E se você está em dúvida quanto a propriedade do Ruy em falar sobre o assunto, fique tranquilo. Ele é analista de ações da Empiricus, especialista em bolsa e opções, possui MBA em Finanças e bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (USP).

Ou seja, o trabalho de Ruy é justamente acompanhar o desempenho de ações de empresas na bolsa e alertar investidores quando elas estão em um bom ponto de entrada.

E então, será que Ruy acredita que vale a pena investir nas ações da Eletrobras com o seu FGTS?

Para saber, aconselho que você libere o seu acesso ao relatório gratuito dele no botão abaixo. É só colocar um e-mail válido para recebê-lo e aguardá-lo na sua caixa de entrada:

RELATÓRIO GRATUITO – SAIBA SE É UMA BOA IDEIA INVESTIR NA ELETROBRAS COM O FGTS