
Imagem: Divulgação
A Empiricus Asset lançou seu primeiro ETF de Bitcoin, o EBIT11, na sede da B3, em São Paulo, na quinta-feira (3). Desde sexta-feira (4), o fundo listado em bolsa está disponível para o público geral em todas as plataformas de investimento.
“Depois de anos falando sobre Bitcoin, liberdade financeira e democratização de investimentos, chegou a hora de darmos mais um passo importante. O EBIT11 busca ampliar a presença no mercado de ETFs, oferecendo uma alternativa simples e segura para investir em Bitcoin – um ativo que enxergamos desde 2017 como parte do futuro e, hoje, como uma nova forma de reserva de valor”, afirmou o comunicado da gestora.
O ETF de BTC EBIT11 é também o primeiro constituído e administrado integralmente pelo BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.
Analistas comemoram estreia do EBIT11 no mercado
O CIO da Empiricus Asset, João Piccioni, avalia que o EBIT11 é uma forma de ter acesso ao ativo digital mais relevante do mundo dentro de um ambiente 100% regulado: a bolsa de valores.
“A ideia foi justamente criar uma forma simples, segura e acessível de investir em Bitcoin, sem as complicações usuais do segmento, como carteiras digitais, chaves de segurança ou plataformas pouco conhecidas”
Para Felipe Miranda, CIO da Empiricus Research, o lançamento do EBIT11 é uma oportunidade para se expor de maneira segura à criptomoeda.
“Com uma estrutura robusta, eficiência operacional e uma das menores taxas do segmento [0,39% de taxa de administração], o ETF EBIT11 é uma alternativa acessível, regulada e com maior segurança para quem busca exposição ao ativo digital mais relevante da atualidade”, afirma Miranda.
Para o estrategista-chefe, o fundo não se trata apenas de um novo produto. “É uma reafirmação do nosso compromisso com a democratização do acesso aos melhores investimentos. Seguimos ampliando horizontes, com consistência, método e coragem para desafiar o status quo.”
Piccioni ainda ressalta que o movimento simboliza uma maturidade maior tanto da Asset quanto do próprio mercado de criptoativos. “Já vínhamos trabalhando nesse universo com o ETF CRPT11, que compra as 20 maiores criptomoedas por valor de mercado. Agora, com o EBIT11, damos mais um passo e oferecemos uma solução focada exclusivamente no Bitcoin, que, do nosso ponto de vista, já se tornou uma espécie de ‘ouro digital’”.
- ACESSE O EBOOK GRATUITO: Neste guia, você confere todas as informações de divulgação sobre o EBIT11, o novo ETF de Bitcoin da Empiricus Asset.
As vantagens de investir no EBIT11
Os ETFs (do inglês, Exchange Traded Funds) são fundos de investimentos negociados na bolsa de valores associados a um ativo ou índice. No caso do EBIT11, o Bitcoin.
Segundo Piccioni, o principal ponto para investir no EBIT11 é a combinação de praticidade, segurança e baixo custo. “Ele tem uma das menores taxas do mercado entre os ETFs de Bitcoin no Brasil, é negociado na bolsa como qualquer ação e não exige nada além da corretora que o investidor já usa no dia a dia”, explica o gestor.
“Ele serve como uma ponte entre o mundo tradicional dos investimentos e essa nova economia digital que vem ganhando cada vez mais espaço. É uma forma eficiente de diversificar a carteira com uma pitada de futuro, mas sem abrir mão da segurança e da boa gestão”, afirma.
Alguns fatores para levar em consideração ao realizar o investimento em ETFs de criptomoedas:
- Facilidade: sem preocupações com cadastros em exchanges, wallets ou chaves privadas, o investidor pode adquirir as cotas de um fundo pela corretora de preferência;
- Liquidez: um mercado diariamente movimentado com agilidade para compra e venda;
- Baixo custo: as cotas têm preços acessíveis para todos os bolsos (no caso do EBIT11, uma aplicação mínima de R$ 100,00);
- Automático: os fundos acompanham o movimento de valorização do mercado.
Mais um passo importante para o ecossistema Empiricus
Por fim, o Grupo Empiricus enxerga que esta conquista não é apenas da Asset, mas de todos que fazem parte do ecossistema:
- A Empiricus Research, que abriu caminho ao desmistificar o mercado financeiro para milhões de brasileiros;
- A Empiricus Educação, que forma novos investidores e leva conhecimento ao público;
- Os portais de notícia Seu Dinheiro e Money Times, que democratizam a informação de qualidade;
- O Market Makers, ampliando vozes e discussões relevantes para o investidor moderno.
“É o resultado de uma visão compartilhada de transformar a maneira como as pessoas investem e se relacionam com o mercado financeiro.”
Para mais informações sobre o EBIT11, confira os detalhes na página oficial da Empiricus Asset neste link ou acesse o livro digital completo com as informaçoes sobre o EBIT11, detalhes do lançamento e estratégia por trás do ETF.