Imagem: iStock/ Iryna Melnyk
As ações da Eucatex (EUCA4) iniciaram a semana com o “pé direito”. Recém-promovidos à carteira mensal de dividendos da Empiricus, os papéis apresentam alta de 6% por volta das 15h desta segunda-feira (3). No mesmo horário, o SMLL, índice de small caps da B3, caía 0,3%.
Para o analista Ruy Hungria, responsável pelo portfólio de proventos da Empiricus Research, a empresa é uma “sobrevivente” do mercado brasileiro.
“A Eucatex é uma daquelas poucas companhias que se sagraram vitoriosas na batalha contra o tempo no Brasil, onde as recessões e os juros elevados matam corporações aos montes, mas também tornam mais fortes e cascudas aquelas que sobrevivem”, afirma Hungria.
Por que investir em Eucatex?
A Eucatex atua no segmento de Indústria Moveleira (produção de chapas de fibra e painéis, como MDF) e de Construção Civil (produção de pisos laminados, portas, divisórias e tintas imobiliárias). A companhia também é uma exportadora e tem como maior destinatário os Estados Unidos.
Mesmo inserida em uma linha de negócios sensível às taxas de juros, que atualmente estão altas no Brasil, o analista Ruy Hungria define a companhia como “resiliente”.
Em relação às tarifas americanas, apesar de os produtos da companhia não estarem na lista de isenções, Hungria argumenta que a recente melhora no relacionamento entre os presidentes dos EUA e Brasil aumentam a probabilidade de acordos menos desfavoráveis à Eucatex.
“Seja como for, ainda que a situação tarifária traga alguma incerteza, a parte majoritária dos resultados vem do Brasil, e ela apresentou um primeiro semestre de 2025 muito forte, com expansão de +15% de Receita Líquida e +36% de Ebitda”, afirma o analista.
Hungria também chama atenção ao baixo endividamento da companhia, de apenas 1x dívida líquida/Ebitda.
“O número além de mitigar riscos em uma eventual piora macroeconômica, abre oportunidades de aquisições. Lembre-se que ainda vivemos anos de ressaca no setor após a pandemia, e uma parcela não desprezível da indústria está bastante fragilizada, o que costuma ser positivo para as consolidadoras”, disse.
Ainda, além de se mostrar uma boa companhia para investir, a Eucatex estuda a possibilidade de distribuir juros sobre capital próprios (JCPs) trimestrais, o que pode provocar um re-rating, na visão de Hungria, e coloca a empresa no radar dos investidores focados em proventos.
Além de EUCA: Veja mais 4 ações recomendadas pelo analista
Dado o bom cenário da companhia, Eucatex entrou para o portfólio de recomendações para buscar dividendos de Hungria em novembro.
Mas, além dela, há outras 4 ações que também possuem um horizonte positivo e estão em um bom momento de entrada.
Caso seja de seu interesse saber quais são as outras 4 recomendações sem custo algum e acessar um relatório completo de cada tese, basta clicar neste link ou no botão abaixo: