Times
Investimentos

Ficou maluco? Analista da Empiricus tira Vale (VALE3) da carteira após dividendos de R$ 10 bi e coloca ação ‘em queda livre’ no lugar

Mineradora Vale sai da carteira mensal de dezembro, mas segue como recomendação geral; entenda a lógica

Compartilhar artigo
Data de publicação
2 de dezembro de 2023
Categoria
Investimentos
Vale VALE3 resultados 2T23
Imagem: Shutterstock

O analista Ruy Hungria, especialista em dividendos da Empiricus, ousou e fez uma recomendação de investimento que, a princípio, parece controversa: retirou a ação da Vale de sua carteira mensal de dividendos para dezembro, exatamente no dia em que VALE3 paga dividendos estratosféricos de R$ 10 bilhões aos acionistas.

E não para por aí: no lugar da mineradora, Hungria colocou uma ação que despencou 25% na bolsa desde agosto.

Para contextualizar melhor o peso dessa decisão, é importante frisar que a Vale estava na carteira mensal de dividendos do analista desde março deste ano, quando o portfólio começou a ser divulgado todo início de mês. Era “figurinha carimbada”… até agora.

Bem, mas por que tomar uma decisão como essa, logo após os dividendos bilionários e uma alta de quase 20% nas últimas semanas?

A verdade é que, apesar de parecer controversa, a decisão é puramente racional e se dá diante de uma grande oportunidade. Os motivos são bem simples:

  1. Vale ficou mais cara com as perspectivas de preço para o minério de ferro;
  2. Há boas pagadoras de dividendos mais baratas para o momento.

Uma delas é a indicada por Ruy para substituir Vale na carteira. Trata-se de uma ação que não tem passado por um bom momento na bolsa, com queda de 25% desde agosto, por conta da desaceleração do consumo de seu produto principal e da concorrência chinesa.

O grande “pulo do gato” aqui é que, ao se desvalorizar, essa ação ficou “barata”, mas segue com o mesmo potencial de entrega de dividendos, o que tende a aumentar o yield para o investidor que busca renda.

“Quanto menor o preço, maior o dividend yield. Falamos de uma empresa que segue gerando caixa e tem poucas dívidas e, portanto, seguirá pagando bons dividendos nos próximos trimestres”, assinalou Hungria durante o programa Onde Investir, do portal Seu Dinheiro.

O programa mensal, comandado pela jornalista Paula Comassetto, traz especialistas em diversas categorias de ativos financeiros e, em menos de 30 minutos, oferece recomendações de:

  • Ações;
  • Fundos imobiliários;
  • BDRs;
  • Ações de dividendos;
  • E até mesmo criptomoedas para investir no mês de dezembro.

Para assistir ao programa e saber qual ação o Ruy recomenda no lugar da Vale, basta acessar o link abaixo:

QUERO SABER A AÇÃO MAIS PROMISSORA QUE VALE PARA DIVIDENDOS NO MOMENTO

VALE3 deixou de ser boa?

Apesar de ter tirado a Vale de sua carteira mensal de dividendos, Ruy Hungria não mudou de opinião a respeito da qualidade e do potencial da ação da mineradora.

Como já explicamos, a saída se dá por uma oportunidade de mercado. Contudo, apesar de ter sido retirada da carteira mensal de dividendos da Empiricus, ela segue sendo uma recomendação da casa de análises.

Em resumo, ao tirar Vale da carteira mensal, Ruy está apenas dizendo que ela não está em seu top 5 para o mês, mas isso não quer dizer que tenha deixado de ser uma boa ação.

Funciona assim: além das séries temáticas para seus assinantes, a Empiricus divulga, todos os meses, carteiras mensais com as 5 principais oportunidades de cada segmento para aquele mês.

A proposta dessas carteiras é ser muito fácil de ser executada e, portanto, concentrada apenas na “nata” de cada carteira – e isso depende não só da qualidade do ativo, mas do momento de mercado.

São diversas carteiras disponíveis e atualizadas mensalmente que podem ser acessadas gratuitamente. Ao longo do programa Onde Investir, você terá acesso às carteiras de todos os segmentos abordados pelos analistas, inclusive a carteira mensal de dividendos do Ruy.

Para saber onde investir em dezembro em primeira mão, basta acessar o link abaixo: