Imagem: Divulgação/Gerdau
As tarifas de importação de aço nos Estados Unidos implementadas por Donald Trump desde o início de 2025 começam a apresentar resultados positivos mais claros no setor.
Segundo notícias recentes, a Nucor (uma das maiores siderúrgicas do país) anunciou reajustes entre US$ 40 e US$ 60 por tonelada para diversos tipos de produtos siderúrgicos, com início de vigência neste mês de julho.
Com a ociosidade elevada até a primeira metade do ano, as tarifas vinham ajudando as siderúrgicas norte-americanas mais em volumes do que em preços, o que não deixava de ser uma boa notícia em termos de diluição de custos.
Mas esse reajuste da Nucor indica um mercado local aquecido, reforçando ainda mais as perspectivas positivas para as operações norte-americanas. Ao que tudo indica, a carteira de pedidos da Gerdau nos EUA está nas máximas históricas, e para o 3T25 devem se beneficiar não só pelos elevados volumes, mas também pelo aumento de preços.
Enquanto aguardamos uma melhora do mercado brasileiro, que segue sofrendo com elevadas importações chinesas, o mercado norte-americano continua carregando o piano e garantindo níveis minimamente interessantes de geração de caixa para a Gerdau.