Os imóveis sempre ocuparam um lugar especial no coração dos brasileiros quando o assunto é investimento. E não poderia ser diferente, afinal eles possibilitam que o investidor ganhe em duas pontas:
- Por meio da renda proveniente dos aluguéis;
- Com a valorização da propriedade.
Essas duas possibilidades oferecem tanto segurança como rentabilidade, tornando o mercado imobiliário uma escolha popular entre os investidores brasileiros. E as perspectivas para 2024 são particularmente animadoras quando o assunto é compra de imóveis e/ou investimentos na área.
De acordo com entidades do setor, há em curso uma projeção de expansão nos lançamentos e nas vendas de imóveis na capital paulista para este ano. Além disso, o atual cenário macro apresenta sinais que podem respingar de forma positiva na dinâmica de oferta e demanda.
Ou seja, esta pode ser a oportunidade de ouro que você tanto esperava para tirar do papel o sonho da casa própria ou mesmo adquirir a sua tão sonhada fonte de renda passiva.
Mas, afinal, quais fatores podem influenciar positivamente o mercado imobiliário e como o investidor pode se beneficiar disso?
O Money Times preparou um guia completo com as principais perspectivas e tendências do setor imobiliário para 2024, com o objetivo de ajudar o investidor a encontrar, negociar e escolher bem as oportunidades em casas, apartamentos e terrenos.
ACESSE O GUIA DE INVESTIMENTO EM IMÓVEIS
O que está em jogo no mercado imobiliário brasileiro para 2024
Quando falamos em expectativas, temos que levar em conta uma série de fatores promissores que apontam para um cenário de valorização do setor imobiliário. E um dos principais impulsionadores desse otimismo é o aquecimento da construção civil, que parece estar se intensificando em 2024.
De acordo com dados compartilhados pelo Secovi-SP, entidade que representa o setor em São Paulo, o mercado espera para este ano uma expansão de até 5% (em comparação com 2023) nos lançamentos e nas vendas de empreendimentos imobiliários – especialmente entre os de médio e alto padrão.
Esse movimento, segundo aponta o sindicato patronal de habitação, está relacionado ao aumento dos valores dos imóveis, movimento que deve permanecer por todo o ano. Apesar de os dados serem relacionados ao mercado de São Paulo, a tendência é de que ele siga a mesma tendência em outras capitais pelo país e mesmo em cidades litorâneas.
Em um cenário mais macro, ao analisarmos os dados de 2023, também é possível observar um processo de recuperação do segmento imobiliário, impulsionado, em grande parte, pela reformulação do Programa Minha Casa Minha Vida e pela queda da inflação.
Além disso, há fatores que contribuíram para a retomada do otimismo no setor, como a queda dos custos de construção e a estabilização dos preços dos materiais, após um período de incertezas e escassez ao longo do pós-pandemia.
Queda dos juros é oportunidade para quem quer financiar
Outro fator determinante para uma onda de previsões positivas sobre o setor imobiliário é a sucessiva queda da Taxa Selic, atualmente em 11,25%. A redução gradual da taxa básica da economia brasileira tem fundamentado a melhora das vendas, a retomada das margens e a geração de caixa no setor.
A Selic em baixa também incentiva uma redução nos juros do financiamento, o que atrai uma maior procura pelo crédito imobiliário por parte dos brasileiros. Ou seja, há mais facilidade para a população financiar e comprar imóveis. Esse movimento tende a impulsionar ainda mais o mercado para um 2024 de crescimento e oportunidades.
E estamos apenas no primeiro trimestre do ano.
IMÓVEIS VALORIZADOS? CONFIRA AS PROJEÇÕES DOS PREÇOS PARA 2024
E os investimentos, como ficam?
Outro caminho que o investidor pode seguir em 2024 é adquirir imóveis de forma indireta, ou seja, por meio de investimentos financeiros. Quando analisamos o mercado de ativos atrelados ao setor imobiliário, é possível encontrar bons motivos que fazem deste o momento ideal para olhar para o mercado com bons olhos.
E uma das classes de ativos que tem se destacado positivamente este ano são os fundos imobiliários: o índice referência do setor (Ifix) tem apresentado uma trajetória de alta e atingiu máximas históricas no último mês, alcançando o patamar de 3.370 pontos.
Esses resultados são impulsionados principalmente pelos consequentes cortes de juros liderados pelo Banco Central, que tendem a beneficiar especialmente os fundos de tijolos. Essas medidas aumentam ainda mais o fator atrativo desses investimentos para quem busca exposição ao mercado imobiliário.
Conheça as principais perspectivas para o setor imobiliário com a ajuda do Money Times
Diante das perspectivas animadoras para o mercado imobiliário em 2024, é essencial que o investidor esteja bem informado e preparado para aproveitar as oportunidades que surgirão. E você pode reforçar a sua bagagem de conhecimento com a ajuda do Money Times, que preparou um guia especial sobre o setor e as principais projeções para os próximos meses.
Por meio do guia, ficará mais fácil para o investidor avaliar se vale a pena investir na aquisição de um imóvel ou em ativos atrelados ao setor, bem como compreender os prós e contras de cada opção e, principalmente, não deixar uma boa oportunidade passar.
Veja só os conteúdos que você vai receber ao se cadastrar, de forma gratuita, no link que compartilharemos a seguir:
- O que você precisa saber antes de comprar um imóvel;
- Projeções dos preços dos imóveis em 2024;
- Financiamento imobiliário e possíveis novas regras;
- Perspectivas para imóveis residenciais e comerciais;
- Entrevistas com os principais players do setor.
Por isso, se você deseja investir com propriedade em imóveis este ano, sugerimos que acesse o link abaixo e faça o seu cadastro: