Investimentos

Hora de comprar criptomoedas? Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) animam os investidores com mais de 48% de alta em 1 semana

Bitcoin e Ethereum animaram investidores ao ensaiarem um movimento de retomada esta semana – analista do criptomercado avalia o momento e cita 5 motivos para se posicionar

Compartilhar artigo
Data de publicação
28 de julho de 2022
Categoria
Investimentos
bitcoin ethereum criptomoedas
Imagem: Pixabay

Depois de sucessivas quedas, o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) reagiram. Nesta última semana, a principal criptomoeda do mundo “saltou” 21%, encostando nos US$ 24 mil. E a alta do Ethereum foi ainda mais agressiva: 48,6% de valorização em 7 dias, entre 12 e 19 de julho. 

É o fim do inverno cripto? O rali das duas maiores criptomoedas chamou a atenção do mercado e trouxe alguns questionamentos. De um lado, há investidores otimistas com o movimento e que acreditam que esse é o momento de se posicionar, visando um bull market iminente no criptomercado.

No entanto, de outro lado ainda existem algumas preocupações: juro alto, inflação galopante e a aversão ao risco são alguns dos “fantasmas” que assombram as criptomoedas e as impedem de engrenar a alta.

Assim como todos os ativos da renda variável, como ações, fundos imobiliários e fundos de investimento, as criptomoedas também têm sido penalizadas pela dinâmica de juros e inflação que se instaurou ao redor do mundo.

As taxas de juros e de inflação nas alturas derrubaram as cotações das criptomoedas. Como consequência, o Bitcoin perdeu 60% do seu valor de mercado este ano, chegando a custar US$ 18 mil. E o Ethereum, por sua vez, perdeu 59% do valor de mercado.

Com isso, investidores se questionam se já não chegamos ao “fundo do poço” e é hora de virar o jogo. Para responder à pergunta, Vinícius Bazan, analista de criptoativos na maior casa de análise financeira independente do país, se debruçou sobre os últimos acontecimentos do mercado cripto.

Em um material gratuito (saiba como acessá-lo aqui), o analista listou 5 razões para ser otimista em relação ao recente movimento de alta, e 2 pontos de preocupação para aqueles que desejam investir. 

Na visão dele, embora haja uma perspectiva de que as criptomoedas se recuperarão, é preciso estar atento ao cenário macroeconômico. “Esse recente movimento de alta parece mais um bull trap, uma armadilha do otimismo. É um rali importante, mas há prós e contras”, explica Bazan.

É por isso que eu sugiro que você entenda o que está em jogo para as criptomoedas antes de sair comprando ou vendendo ativos. Afinal, não é porque o Bitcoin e Ethereum deram um sinal de recuperação que você deve sair colocando dinheiro neles, concorda?

Antes, é preciso entender o que o futuro reserva para este mercado e onde você está “pisando”.

É hora de voltar a comprar Bitcoin e Ethereum? O cenário macroeconômico reluta em dizer que não

A verdade é que, embora as criptomoedas possam voltar a crescer, neste momento elas estão à mercê do cenário macroeconômico, que ainda não melhorou. “Estamos renovando o pico de inflação e não há perspectiva de melhora dos resultados das empresas”, afirma Vinícius Bazan. 

E a consequência disso é que os investidores ainda estão relutantes em investir em ativos de risco. Para você ter uma ideia, gestores de fundos globais estão mais alocados em títulos do governo do que em ações. Normalmente, a dinâmica é justamente o contrário, mais ações do que títulos.

No entanto, Bazan afirma que esse cenário pode ser lido de duas formas:

  1. Ninguém está com apetite ao risco nesse momento; ou
  2. Já foi tão exagerada essa reação, que esse pode ser um bom ponto de entrada, visto que dificilmente ficará muito pior.

No ponto de vista dos analistas de mercado, as criptomoedas podem até avançar no curto prazo, como está acontecendo agora, mas ainda não é possível cravar que o cenário de baixa realmente acabou. 

Sendo assim, o Bitcoin e o Ethereum precisariam de uma melhora mais significativa e uma sustentação de preços a médio prazo para indicar que uma “virada de mão” duradoura estaria em andamento no criptomercado. 

E as coisas ficam ainda mais complicadas se pensarmos que, na próxima quarta-feira (27), o Fed (banco central dos Estados Unidos) tem a pretensão de elevar a taxa de juros do país. Para conter de uma vez a inflação dos EUA, o esperado é um aumento de até 1 ponto percentual.

Se isso acontecer, será o maior aumento desde que o Fed começou a usar diretamente a taxa de juros para conduzir a política monetária, no início dos anos 90.

E então, como ficarão as criptomoedas neste contexto de juros altos na maior economia do mundo?

Esse analista encontrou 5 bons motivos para contrariar o mercado; veja quais são

Apesar do cenário macroeconômico não ser o mais favorável, Vinícius Bazan encontrou 5 razões para aproveitar o momento de investir em criptomoedas. Na visão do analista, há um desconto muito grande em relação aos patamares históricos do criptomercado, o que abre uma janela de oportunidade nunca antes vista para se posicionar pagando “barato”.

Bazan assume também que, no curto prazo, as criptomoedas continuarão enfrentando um panorama complicado, com ondas de oscilações e de otimismo. Além disso, elas podem voltar a testar valores negativos, mas que não anulam os fundamentos que sustentam a tese.

Em um material totalmente gratuito, o analista listou 5 indicadores do criptomercado que mostram que essa é uma janela de oportunidade histórica, que abre uma chance para se posicionar pagando muito pouco por bons criptoativos, como é o caso do próprio Bitcoin e Ethereum.

O material foi distribuído somente para assinantes da carteira do analista, chamada “Exponential Coins”, no último dia 20 de julho. No entanto, você está tendo uma oportunidade de recebê-lo gratuitamente, sem desembolsar um real sequer, clicando no botão abaixo:

[CONTEÚDO GRATUITO] 5 RAZÕES PARA INVESTIR EM CRIPTOMOEDAS AGORA

Sei que falar em comprar criptomoedas diante do cenário macroeconômico atual parece insanidade, entendo totalmente o seu ceticismo. Mas aconselho que você ao menos acesse o material e escute o que o analista tem a dizer. 

Caso você não conheça, Vinícius Bazan é responsável pela carteira que, nos últimos 5 anos, entregou a maior valorização de toda a Empiricus. Foram 729% de lucro para aqueles que seguiram à risca as recomendações desde outubro de 2017 até o início do mês de julho. No mesmo período, o Nasdaq Crypto Index, benchmark de referência da carteira, teve perdas de -67%. 

Em outras palavras, mesmo em um cenário desfavorável, a carteira de criptoativos recomendada pelo analista continua tendo lucro nominal positivo. A meu ver, saber disso já seria motivo suficiente para dar ouvidos a Vinícius Bazan. 

Mas a decisão é totalmente sua. Se estiver interessado em conhecer o panorama completo que o analista traçou para o futuro das criptomoedas, bem como as 5 razões listadas por ele para comprar agora, clique no botão abaixo e dê o seu melhor e-mail:

Pode ficar despreocupado. Nenhum centavo será cobrado para que você acesse o material e, em poucos minutos, ele estará disponível na sua caixa de entrada.