Times
Investimentos

Melhor que Sabesp (SBSP3): outra companhia de saneamento está barata na Bolsa e pode trazer mais lucros pro seu bolso, segundo Empiricus

Veja a recomendação feita pela analista Larissa Quaresma antes de ‘correr’ para comprar os papéis SBSP3

Compartilhar artigo
Data de publicação
8 de dezembro de 2023
Categoria
Investimentos
sabesp privatização ação
Imagem: Linkedin/Sabesp

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está muito perto de concluir uma de suas principais promessas de campanha. Na última quarta-feira (6), o projeto que prevê a privatização da Sabesp (SBSP3) foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

A sessão foi marcada por tumulto entre manifestantes e a Polícia Militar, que chegou a usar spray de pimenta dentro do plenário. Por conta disso, os deputados da oposição se retiraram e não participaram da votação, que terminou com 62 votos a favor da privatização e apenas um contra. 

Agora, o texto vai para a sanção de Tarcísio, que tem 15 dias para se manifestar a respeito da proposta aprovada. 

Vale lembrar que a Sabesp já é uma empresa parcialmente privada, que inclusive negocia em Bolsa sob o ticker SBSP3. Com o novo projeto, o governo estadual deve reduzir sua participação dos atuais 50,3% para algo entre 15% e 30%, mantendo direito a veto em decisões estratégicas.

Toda a expectativa criada pela privatização da estatal se reflete no desempenho das suas ações, que já sobem mais de 20% em 2023. Só em novembro, os papéis SBSP3 deram um salto de 10%. Após o anúncio do projeto da privatização as ações negociavam a cerca de R$ 68, com leve queda na manhã de quinta (7). 

Mas se você pensa em incluir ações da Sabesp na sua carteira agora, após mais essa etapa cumprida em prol da privatização, é melhor repensar essa ideia.

Para alguns analistas, existe uma outra companhia de saneamento listada na Bolsa brasileira com capacidade de entregar ganhos de capital mais relevantes a seus acionistas dentro dos próximos meses. 

Inclusive, essa outra companhia está negociando abaixo da sua média histórica dos últimos anos, o que significa que ela está em ótimo ponto de entrada agora.

CONHEÇA A EMPRESA DE SANEAMENTO MELHOR QUE SABESP PARA INVESTIR AGORA

Uma das ações mais defensivas da Bolsa

Com um histórico comprovado de execução em regiões extremamente difíceis de operar, essa outra companhia listada na Bolsa brasileira chamou a atenção da analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research. 

Trata-se de uma empresa que representa o terceiro maior grupo de distribuição de energia do Brasil e que também possui importante atuação no setor de saneamento básico.

“Essa empresa conta com uma administração de extrema qualidade e, por atuar em segmentos de necessidade básica (energia e saneamento), seus resultados são menos sensíveis à uma possível desaceleração da economia”, explica a analista.

Ou seja: seus resultados dificilmente vão oscilar de maneira radical – mesmo em momentos de crise econômica e aperto monetário.

Tudo isso torna a ação dessa empresa uma das mais defensivas da Bolsa brasileira. Inclusive, ela representa uma das maiores histórias de valorização da Bolsa desde seu IPO, em 2006, com uma alta que ultrapassa os 2.000%.

E as expectativas da analista para o futuro da companhia são bastante positivas. Isso porque, além de algumas ações que podem resultar em maior receita e Ebitda, Larissa também não descarta a possibilidade de que haja novas aquisições, especialmente, no segmento de saneamento básico. 

[DE GRAÇA] CONHEÇA O TICKER DA EMPRESA DE SANEAMENTO MELHOR QUE SABESP

Essa ação de qualidade está abaixo da média de preço histórica

Mesmo diante da enorme qualidade e histórico, as ações dessa companhia de saneamento encontram-se com um preço bastante atrativo na Bolsa. 

“Em termos de EV/Ebitda [múltiplo usado comumente para determinar o valor justo de uma empresa no mercado], essa ação está abaixo de sua média dos últimos anos e negocia com um TIR (taxa interna de retorno) de 10% – em minha visão, um ótimo ponto de entrada”, estima a analista. 

Em outras palavras: esse é o momento de pagar barato na ação de uma empresa resiliente, que já cresceu muito oferecendo serviços básicos à população e que tem potencial para entregar resultados ainda melhores nos próximos meses. 

E tudo isso, é claro, pode se refletir em uma valorização na Bolsa brasileira – e lucros no bolso de quem comprar os papéis agora. 

É por isso que a analista incluiu a ação dessa empresa em sua Carteira 10 Ideias: uma seleção com as melhores empresas para investir agora. 

O acesso à essa carteira é 100% gratuito para qualquer brasileiro. Ou seja, você não paga nada para acessar a lista de 10 ações, incluindo essa de saneamento e energia, que podem trazer maior ganho de capital para o seu bolso nos próximos meses, na visão da analista Larissa Quaresma. 

Clique no botão abaixo e receba os tickers no seu e-mail de graça: