Imagem: iStock.com/peshkov
As petroleiras começaram o ano com grandes movimentações. Enquanto conflitos no Irã e na Venezuela seguem sem resolução, o petróleo desponta nas manchetes com oscilações de preço e indefinições de oferta e demanda.
Enquanto isso, muito investidores querem saber em qual das junior oils brasileiras investir: PetroRecôncavo (RECV3) ou Prio (PRIO3)?
A analista de ações da Empiricus Research, Larissa Quaresma, responde:
“A PetroRecôncavo se tornou uma tese de dividendo, mas com um dividend yield não tão alto assim. Ela ficou sem gatilhos, não tem crescimento à vista, nem M&As, nem um crescimento orgânico nos ativos que já tem. Além disso, não é uma ‘vaca leiteira’ muito gorda, a empresa está em um limbo difícil de construir uma tese [de valorização] baseada em algo que o mercado não esteja vendo”, afirma a analista.
Por outro lado, Quaresma é mais otimista para as ações PRIO3. “Ela é mais eficiente no ponto de vista da extração, que no patamar atual do petróleo, deverá estar mais pressionada nesse ano e nos próximos”, comenta.
Tese construtiva para ações da Prio
A visão de Quaresma é construtiva para Prio em 2026, com a expectativa de que a produção atinja 200 mil barris por dia (bpd). Isto porque a companhia está em um momento de início de operação ou incremento de produção em alguns campos:
- Início da operação em Wahoo;
- Incorporação dos 20% restantes de Peregrino;
- Incremento da produção em Albacora e Polvo + Tubarão Martelo.
Além disso, a analista cita que há também uma expectativa de que o custo de produção da Prio continue em queda, o que deve melhorar a geração de caixa da companhia.
“Com as boas perspectivas da empresa e um yield de fluxo de caixa para o acionista de quase 50% no biênio 2026-2027, as ações da Prio seguem como recomendação de compra das principais carteiras e séries da Empiricus”, afirma Quaresma.
A Prio (PRIO3) inclusive, está listada em um dos portfólios gratuitos da Empiricus que você pode conhecer agora mesmo:
Prio (PRIO3) e mais 9 recomendações: Acesse a carteira com as 10 ações mais promissoras do mês, segundo a Empiricus
A carteira de 10 Ideias, elaborada pela analista CFA Larissa Quaresma, conta com uma seleção das ações mais promissoras para o mês.
Entre os mais de 500 ativos listados na bolsa brasileira, Quaresma garimpa mensalmente papéis que combinam:
- Alta qualidade;
- Preço atrativo de entrada;
- Alto potencial de valorização.
Para os investidores que se interessarem em conhecer de perto todas estas indicações, a boa notícia é que a Empiricus liberou como cortesia o acesso à sua carteira com as 10 ações recomendadas para janeiro.
Essa é a sua chance de começar o ano tomando decisões estratégicas de investimento a partir de opiniões profissionais.
Para acessar, é bem simples: basta clicar no botão abaixo, e seguir as instruções na tela, e o seu acesso será liberado. Bons investimentos.