Times
Investimentos

Por que vale a pena investir em ações para buscar dividendos mesmo com a Selic em 13,75% ao ano?

O sócio-fundador da Empiricus, Rodolfo Amstalden, lembra que ‘mesmo nos piores momentos de mercado, e nos melhores momentos para a renda fixa, ações pagadoras de dividendos brigam de frente’

Compartilhar artigo
Data de publicação
29 de agosto de 2022
Categoria
Investimentos
Vacas dividendos ações ação
Imagem: Deposit Photos

Muitos brasileiros que investem com afinco em renda fixa poderiam ser amantes inveterados das Vacas Leiteiras, carteira da Empiricus com as melhores pagadoras de dividendos da B3.

Não temos pressa alguma, pois nosso compromisso com o projeto é suficientemente longo. Quando os juros voltarem a cair, novos interessados surgirão naturalmente, movidos pelas placas tectônicas da macroeconomia.

No entanto, essa espera sábia e tranquila não nos impede de pensar em formas de chamar a atenção de novos apreciadores lácteos, sendo a comunicação uma importante ferramenta nesse sentido.

Em particular, as escolhas que o mercado faz ao comunicar suas métricas de retorno esperado podem fazer enorme diferença nas decisões do investidor médio, e sobretudo do investidor iniciante.

Comparação com retornos do Tesouro Direto beneficia pagadoras de dividendos do Vacas

Como seria a reação do iniciante se ele entrasse em um site similar ao do Tesouro Direto, e lá pudesse comparar as taxas oferecidas pelos títulos prefixados com os earnings yields das Vacas contempladas em nosso portfólio?

Em muitos casos, a comparação mais justa seria, inclusive, com as taxas reais do Tesouro IPCA, já que as empresas em que investimos possuem altos níveis de blindagem contra a inflação passada e futura.

Hoje, o preço sobre lucro médio da carteira está em 6x, o que significa que trabalhamos com um earnings yield de 16,7%.

Por incrível que pareça, esse é um percentual bem maior que o dos prefixados mais longos – que agora se situam em torno de 12%.

Então, por raciocínio lógico, aqueles brasileiros apaixonados por Renda Fixa deveriam gostar ainda mais das nossas pagadoras de dividendos.

Mesmo os investidores de curto prazo, seduzidos pelos 14% ao ano de Selic, precisam ser informados que nossa carteira acumula alta de aproximadamente 20% em 2022, a despeito de todas as vicissitudes desse ano intragável.

Ou seja, mesmo nos piores momentos de mercado, e nos melhores momentos para a Renda Fixa, as pagadoras de dividendos brigam de frente.

Autores: Rodolfo Amstalden, Richard Camargo e Ruy Hungria