Times
Investimentos

Santander recomenda que acionistas da Oi (OIBR3) vendam as ações; confira uma opção melhor do setor de telecom para 2023

Santander avalia que a Oi (OIBR3) ainda tem muitos desafios operacionais e revisou sua recomendação para as ações da companhia

Compartilhar artigo
Data de publicação
6 de janeiro de 2023
Categoria
Investimentos

O Santander mandou um recado para os acionistas da Oi (OIBR3), em seu relatório mais recente sobre o setor de telecomunicações.

O banco revisou a recomendação para a telecom de “Manutenção” para “Abaixo de Mercado”, o que significa venda.

Além disso, o Santander também reduziu o preço-alvo das ações para o final deste ano para meros 15 centavos, abaixo do valor atual.

O recado é claro para os investidores da Oi… se você ainda tem ações da operadora, é melhor vender. 

Apesar de a telecom ter concluído o seu longo processo de recuperação judicial há pouco tempo, o banco acredita que ela ainda tem muitos desafios pela frente.

No relatório, o Santander explicou a decisão: “a redução em nosso preço-alvo é explicada principalmente pelo consumo de caixa acima do esperado nos 9 primeiros meses de 2022 e menores estimativas operacionais de curto a médio prazo”.

Ainda de acordo com o banco, os desafios operacionais que a Oi deve enfrentar nos próximos anos devem manter a queima de caixa elevada. 

Ademais, vale lembrar que a telecom ainda tem dívidas da ordem de R$ 22 bilhões. O que torna o seu fluxo de caixa ainda mais pressionado.

Por todos esses motivos, não só o Santander, como outros bancos e casas de análise retiraram a recomendação de compra das ações da Oi. 

Embora as ações OIBR3 já tenham sido as “queridinhas” da bolsa, o cenário de juros altos não é propício para empresas em recuperação.

Ao invés disso, os analistas estão dando preferência para ações já consolidadas no mercado, que estão baratas devido à baixa da bolsa e que podem pagar bons dividendos.

Uma delas é uma concorrente da Oi, “garimpada” na bolsa pelos analistas da Empiricus Research.

ADEUS, OIBR3: CONHEÇA UMA OUTRA AÇÃO DE TELECOM BARATA E QUE PODE TURBINAR O PAGAMENTO DE DIVIDENDOS

Ela está em um dos seus menores patamares de preço em 5 anos e tem projeções para aumentar sua distribuição de proventos em quase 100% em breve.

Essa outra telecom pode distribuir quase 100% do lucro em dividendos

Nos últimos 12 meses, essa telecom teve um dividend yield anualizado de 9%. Mas tudo indica que ela pode distribuir dividendos ainda maiores nos próximos anos…

Isso porque a empresa está buscando expandir sua rede de fibra óptica para 50% até o fim de 2024. Além disso, está melhorando os seus resultados por meio de cortes de gastos.

“Esses fatores, combinados com uma baixa alavancagem, proporcionam à companhia uma geração de caixa muito sólida e um payout (parcela do lucro distribuída em proventos) que deve permanecer próximo de 100% no futuro próximo”, explicam os analistas.

E nem é preciso dizer que isso é música para os ouvidos dos investidores que gostam de dividendos…

Mas, como se não bastasse a distribuição de dividendos farta, a telecom em questão ainda se encontra em um dos melhores patamares de preço dos últimos 5 anos.

Veja o gráfico abaixo:

Imagem: Bloomberg/Elaboração: Empiricus Research

Esse é o histórico do múltiplo Ev/Ebitda da companhia de 2017 até 2022. Ele relativiza o valor atual da firma pelo seu Ebitda (lucro ante juros, impostos, depreciação e amortização) dos últimos 12 meses.

Atualmente, a companhia negocia a algo próximo de 4,41 vezes Ev/Ebitda. Nos últimos 5 anos, ela só alcançou um patamar semelhante a este em dois momentos:

  • Em meados de outubro de 2018; e
  • Entre julho e agosto de 2021.

Por esses motivos, os analistas da Empiricus Research acreditam que as ações dessa telecom são uma boa pedida.

ADEUS, OIBR3: CONHEÇA UMA OUTRA AÇÃO DE TELECOM BARATA E QUE PODE TURBINAR O PAGAMENTO DE DIVIDENDOS

Veja qual é a ação de telecom melhor que OIBR3

Em um relatório recente, os analistas da Empiricus Research revelaram o nome dessa ação de telecom para os assinantes da carteira chamada “Vacas Leiteiras”.

Essa é a carteira com foco em dividendos da casa. Desde que foi criada, em fevereiro de 2014, até 1º de dezembro de 2022, ela teve 210% de rentabilidade.  Ou seja, triplicou o dinheiro de quem seguiu à risca as recomendações dos analistas.

A título de comparação, o Ibovespa, principal índice da bolsa, rendeu “apenas” 165% no mesmo período.

Agora, você pode conhecer uma das indicações desta carteira sem ser assinante e de graça. Isso porque a Empiricus Investimentos, corretora do mesmo grupo, liberou o relatório como cortesia para qualquer pessoa interessada.

Para acessar, é só clicar no botão abaixo e seguir o passo a passo. É simples, rápido e totalmente gratuito: