Times
Investimentos

Selic a 12,75% ao ano: veja quais são as indicações de investimento da Empiricus Research

Analistas da casa apontam os melhores investimentos para buscar lucro com o ciclo de corte dos juros

Por Letícia Camargo

23 de setembro de 2023, 09:00

taxa de juros
Imagem: Freepik

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central bateu o martelo sobre a taxa básica de juros dos próximos 45 dias. A redução foi de 0,50 p.p, levando a Selic para a casa dos 12,75% ao ano.

E se você é investidor e gosta de comprar ativos da bolsa, precisa estar atento a essa notícia. Afinal, a redução dos juros tem relação direta com a performance deles.

Historicamente, toda vez que a Selic entrou em tendência de queda, a bolsa teve performance contrária, entregando valorizações significativas aos investidores.

Isso acontece porque os juros mais baixos refletem em um custo de capital menor para as empresas tocarem suas operações. E com a queda nas despesas financeiras, elas têm espaço para lucrar mais.

Prova de que esse movimento é verdadeiro é a reação do Ibovespa após o anúncio da Selic. Depois de passar por um mês de agosto bem difícil, o índice opera em alta, aos 119 mil pontos.

E tudo indica que há espaço para mais. Afinal, com o BC sinalizando novas quedas para a taxa de juros, o mercado está esperando que a bolsa entre em um bull market. Ou seja, em uma tendência de alta generalizada.

Para Felipe Miranda, CEO do Grupo Empiricus, hoje existem dois motivos principais para acreditar que esse movimento pode se concretizar em breve.

  1. A bolsa está estupidamente barata

O primeiro motivo é que a bolsa está estupidamente barata ainda. Para você ter uma ideia, o Ibovespa negocia hoje a 8 vezes o seu Preço sobre Lucro, contra uma média histórica de 10,9 vezes.

Para Miranda, se a bolsa simplesmente convergisse para a média histórica, o Ibovespa poderia atingir os 165 mil pontos. Mas essa conta ainda não estaria considerando o lucro das empresas em crescimento…

Se considerarmos que a queda dos juros pode fazer com que o lucro das empresas cresça cerca de 20%, de acordo com as contas do analista, o potencial da bolsa é ainda maior.

Nesse caso, o Ibovespa poderia atingir algo entre 189 mil e 198 mil pontos. Na prática, o que temos hoje então é um cenário em que:

  • No melhor caso, o Ibovespa pode valorizar 66%;
  • E no pior, 59%.

Isso, por si só, já seria um excelente motivo para se posicionar. 

Mas pode ser que você esteja se perguntando como é possível ter tanta certeza de que a bolsa pode valorizar tudo isso, se no momento ela não opera nem aos 120 mil pontos.

Bom, a resposta tem a ver com o gráfico abaixo.

  1. O Ibovespa já valorizou até 85% após o ciclo de queda da Selic

O segundo motivo está relacionado com a imagem a seguir:

Fonte: Market Makers


Historicamente, o desempenho do Ibovespa é ruim no mês seguinte ao primeiro corte dos juros. Como você pode ver na quinta coluna do gráfico, o índice já caiu até 14% um mês após um corte.

Isso acontece porque o mercado tende a antecipar alguns eventos. Na expectativa de queda, muitos investidores se posicionaram na bolsa nos últimos meses. E, quando a queda se concretizou, muitos aproveitaram para realizar os lucros.

Mas esse movimento tende a ser temporário. Afinal, se você olhar o gráfico acima com atenção, verá que nos 6, 12 e até 24 meses seguintes, o Ibovespa costuma decolar

No melhor dos casos, ele já chegou a valorizar 85% nos 24 meses seguintes ao ciclo de corte dos juros. 

Então, se você está olhando apenas para o curtíssimo prazo, pode estar perdendo uma oportunidade de ganhar dinheiro. Para aproveitar esse movimento, o ideal é que você se posicione agora, na opinião de Miranda.

E, para que você não tenha que escolher em quais ativos investir nesse cenário por conta própria, os analistas da Empiricus Research separaram algumas ideias para você.

GRATUITO: VEJA COMO ACESSAR +100 IDEIAS DE INVESTIMENTO PARA SURFAR O CICLO DE QUEDA DA SELIC

Gratuito: mais de 100 ideias de investimento com a Selic a 12,75% ao ano

Os analistas da Empiricus Research deram mais de 100 ideias de investimento que podem te ajudar a “engordar” o seu patrimônio investindo na bolsa este ano.

Entre as recomendações, você vai encontrar:

  • Uma ação de uma varejista que pode DOBRAR de valor;
  • Um FII melhor que o MXRF11 e com dividendos acumulados;
  • Uma ação internacional com a maior barganha em 15 anos.

Além disso, há novas indicações chegando toda semana. E a parte boa é que o acesso a essas indicações é totalmente gratuito, como uma cortesia da Empiricus Investimentos, a corretora do grupo.

Portanto, para conhecer as indicações, tudo o que você precisa fazer é clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções para liberar seu acesso:

Você não paga nada em nenhuma etapa desse processo, mas pode lucrar muito com todas as informações que irá encontrar.

Sobre o autor

Letícia Camargo

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com passagem em agência de marketing digital.