
Imagem: Shutterstock
As small caps voltaram ao radar dos investidores. São ações de companhias com menor capitalização, mas que podem proporcionar retornos elevados. No primeiro semestre, o índice SMLL, que mede o desempenho dessas empresas na bolsa, acumulou alta de 26,4%.
Enquanto isso, o Ibovespa avançou 15,4% no mesmo período, mostrando um desempenho positivo, porém significativamente inferior.
Recentemente, a Empiricus Research revelou sua carteira recomendada de ações para comprar em julho. São papéis que, na opinião da analista Larissa Quaresma, estão em bom ponto de entrada agora e guardam bom potencial de valorização e de distribuição de dividendos nos próximos meses.
E entre as ações recomendadas, estão duas small caps brasileiras dos setores de varejo e de shoppings centers que são negociadas atualmente com descontos relevantes, segundo Quaresma.
Uma delas já valorizou 12,7% nos últimos 12 meses – mas essa alta pode ser “fichinha” do que ainda está por vir no futuro dessa companhia.
[GRATUITO] VEJA AQUI AS DUAS SMALL CAPS QUE FAZEM PARTE DA CARTEIRA RECOMENDADA
O que explica essa alta das small caps?
Existem algumas explicações por trás desse rali travado pelas small caps no primeiro semestre de 2025. O primeiro deles está relacionado ao fluxo de investimento estrangeiro na Bolsa de Valores.
Ao todo, os “gringos” injetaram R$ 26 bilhões em ativos brasileiros de janeiro a junho deste ano, muito por conta de uma rotação global de ativos em meio à instabilidade nos Estados Unidos causada por decisões de Donald Trump.
Investidores começaram a “fugir” dos EUA, em razão dessas incertezas, e o dinheiro voltou a fluir para países emergentes como o Brasil.
Outro fator importante está relacionado aos juros. Na sua última reunião, o Copom (Comitê de Política Monetária) comunicou que a Selic deve permanecer estável a 15% ao ano por um tempo, sem sinais de novas altas. Isso significa que o ciclo de alta de juros, muito provavelmente, chegou ao fim.
O mercado estima que o próximo ciclo de corte de juros deve ter início no começo de 2026, e investidores atentos a isso já começaram a colocar ações de small caps no bolso. Isso porque essas empresas, de menor capitalização, são mais sensíveis ao custo do crédito, já que muitas dependem de financiamentos para crescer.
Ou seja, elas são as que têm mais espaço para crescer quando as taxas caem – além de também se beneficiarem quando investidores migram da renda fixa (menos atraente com juros menores) para ações.
A Empiricus possui duas small caps na carteira gratuita de ações para julho; veja
Diante desse cenário, a Empiricus Research também acredita que é hora de ficar de olho em ações brasileiras – dentre elas, as small caps.
Por isso, a carteira gratuita de julho possui duas ações desse tipo entre as 10 recomendadas pela analista Larissa Quaresma.
Uma delas é a Iguatemi (IGTI11). A companhia é uma das principais empresas full-service de shopping centers do país em área bruta locável (ABL). Seu portfólio é composto por 14 shoppings de altíssima qualidade, dois outlets premium e quatro torres comerciais.
Entre os atrativos da ação, a analista destaca:
- Seu portfólio de ativos resilientes, já que se tratam de empreendimentos voltados para o público das classes A e B;
- Além de um valuation atrativo, negociando com um desconto relevante comparado à média histórica e aos seus concorrentes.
Mesmo já tendo valorizado 12,7% nos últimos 12 meses, a ação ainda tem potencial para disparar muito mais nos próximos meses.
A outra small cap recomendada pela analista é do setor varejista, negocia a apenas 6x lucros estimados para 2025 (bem abaixo da média histórica e do setor) e tem tudo para entregar bons retornos ao investidor.
E para conhecer essa recomendação – assim como as outras oito ações brasileiras recomendadas na carteira de julho –, tudo o que você precisa fazer é acessar o relatório gratuito clicando aqui ou no botão abaixo.
Você não vai pagar nada para acessar essas informações. Aproveite: