1 2019-12-09T13:32:41-03:00 xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 xmp.did:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 saved xmp.iid:217a1f9b-69a9-426f-a7e6-7b9802d22521 2019-12-09T13:32:41-03:00 Adobe Bridge 2020 (Macintosh) /metadata
Investimentos

Thiago Salomão, CEO do Market Makers, anuncia nova carteira de ETFs que pode ser ‘copiada’ automaticamente

Salomão entendeu que precisa de uma mudança radical na estratégia de sua carteira e focar no crescimento em longo prazo; veja como investir na carteira de forma automatizada

Boris Bellini

Por Boris Bellini

20 maio 2026, 10:00

Market Makers podcast investimentos CAPA EMP2 thiago salomão mercado financeiro

Thiago Salomão, fundador do Market Makers. Imagem: Divulgação/Victor Pontes

Fundador e CEO do Market Makers, Thiago Salomão entendeu recentemente que a estratégia de sua carteira de investimentos não fazia tanto sentido para ele. Agora, o especialista traça uma nova estratégia que poderá ser replicada de forma automatizada por outros investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes focado na geração de renda, ele buscará a multiplicação dos investimentos no longo prazo por meio de uma seleção de ETFs.

Neste texto, você poderá entender como projeto vai funcionar e saber o que motivou a mudança radical no portfólio. Caso ainda não conheça Salomão e o Market Makers, também contamos um pouco de suas histórias.

QUERO ACOMPANHAR A CARTEIRA DE ETFs DO THIAGO SALOMÃO

Da renda passiva à busca por crescimento

“Eu decidi fazer uma mudança radical na minha carteira de investimentos”. Esse processo não aconteceu da noite para o dia.

Salomão tinha parte de sua carteira de investimentos dedicada a renda. Ou seja, eram investimentos que pingavam valores recorrentes em sua conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, veio a conversa com um amigo consultor de investimentos que mudou a visão do CEO do Market Makers: “eu trabalho, não preciso focar em outra fonte de renda agora, vale muito mais à pena buscar a multiplicação dos investimentos até o dia em que eu me aposentar“.

E tudo se encaixa na nova estratégia, já que o foco em crescimento tende a gerar ganhos maiores no longo prazo do que a geração de valor recorrente. A ideia é que, quando chegar o dia da aposentadoria, ele migre de volta para a renda passiva, afinal, nesse ponto ela será realmente necessária.

Outra grande novidade é que o analista não pretende fazer essa mudança sozinho: “eu quero que você venha comigo”.

Para isso, os interessados poderão acessar uma carteira que replica todas as movimentações no portfólio de maneira automática. É assim que você poderá fazer o pé-de-meia junto com ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BAIXE O E-BOOK GRATUITO PARA ENTENDER O QUE A MUDANÇA DO SALOMÃO SIGNIFICA PARA O SEU PORTFÓLIO

Thiago Salomão, fundador e CEO do Market Makers

Salomão é um dos nomes experientes da Faria Lima, com quase de 20 anos de mercado. Sua trajetória começou em 2009 como repórter especializado em cobrir tudo o que se referia ao mercado de ações.

Ele chegou a atuar como editor-chefe, um cargo de prestígio no jornalismo – mas esse ainda não era o seu sonho.

Tudo mudou a partir dos estudos para se tornar analista de ações, um processo de 6 anos de formação, que aconteceu em outro momento do mercado, quando muita coisa ainda era mato. Ele tirou as certificações necessárias para exercer essa profissão em 2016.

O Market Makers foi lançado em 2022 como um podcast inovador e dedicado a levar aos investidores comuns grandes nomes do mercado financeiro. O intuito é ajudar essas pessoas a fazer seus aportes na bolsa de forma totalmente independente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa se propôs a unir dois mundos: podcast de um lado e, do outro, análise de ações e pesquisas de investimentos. Em pouco tempo, se tornou um hub de conteúdos e serviços financeiros, além de a uma comunidade de investidores, cursos e até revista, a The Report.

De acordo com Salomão, o podcast do Market Makers atinge cerca de 7 milhões de pessoas por mês.

Saiba mais: A carteira de ETFs será lançada em uma live no dia 27 de maio. Clique aqui para garantir o seu lugar e saber como copiar o pé-de-meia de Thiago Salomão

O que são ETFs

ETF é a sigla para exchange traded funds – em português, chamamos de fundos de índice, já que eles se propõem a acompanhar o desempenho de algum indicador de referência, como o Ibov, principal índice da bolsa brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferente de outros fundos de investimento, os ETFs são negociados no pregão da B3. Dessa forma, as cotas são negociadas de forma semelhante às ações e aos FIIs.

Além disso, a liquidez depende principalmente do volume de negociação na bolsa – bem diferente dos fundos tradicionais que seguem regras próprias para resgate dos aportes.

De acordo com informações da B3, uma das vantagens de investir em ETFs é que eles costumam ter taxas de administração menores que fundos de ações tradicionais.

Além disso, com apenas uma aplicação já é possível acessar uma carteira diversificada, reduzindo assim o risco de concentração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEJA COMO COPIAR A SELEÇÃO DE ETFs DE UM EXPECIALISTA COM EXPERIÊNCIA NO MERCADO FINANCEIRO

A automação para replicar o pé-de-meia do Salomão

No dia 27 de março (quarta-feira), Thiago Salomão fará um evento online onde apresentará seu projeto oficialmente. A live terá início às 19h, e você já pode garantir sua participação nesse momento especial.

Quem fizer o cadastro agora também poderá baixar gratuitamente o e-book “Investimentos em Renda vs. Crescimento com ETFs”. Nele, é possível entender com mais detalhes porque Salomão decidiu mudar de estratégia e o que isso pode significar para o seu portfólio.

Nada será cobrado de quem reservar lugar no evento e baixar o e-book. Para fazer isso, basta clicar no link abaixo e preencher os campos com nome e contato:

[GRATUITO] QUERO PARTICIPAR DO LANÇAMENTO DA CARTEIRA DE ETFs DO SALOMÃO

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, escreve sobre o mercado financeiro e economia desde 2021.