Investimentos

Vai ter rali de fim de ano? ‘Com certeza’, diz analista da Empiricus – o principal gatilho está prestes a ser disparado pelo governo

Larissa Quaresma, analista da Empiricus, aponta as 10 ações mais promissoras para investir com o iminente rali de fim de ano da bolsa; confira as indicações

Por Letícia Camargo

06 nov 2024, 08:51 - atualizado em 06 nov 2024, 08:51

ibovespa ações brasil rali de fim de ano

Imagem: Freepik e iStock.com/AndrewKravchenko | Montagem: Empiricus

Acreditar no rali de fim de ano da bolsa brasileira ficou mais difícil nos últimos meses. Devido às incertezas em torno da nossa política fiscal – que é a principal “vilã” dos ativos de renda variável nesse momento –, o Ibovespa acumulou queda de -1,6% em outubro.

Mas isso não quer dizer que tudo está perdido. Pelo menos é nisso que acredita Larissa Quaresma, analista de ações da Empiricus. Quando questionada sobre a possibilidade de um rali de fim de ano em 2024, a analista respondeu que “com certeza” é possível.

Para ela, ainda existe esperança de que a bolsa dê a volta por cima no último trimestre do ano e possa passar por um rali.

Afinal, caso você não saiba, os últimos três meses do ano costumam ser um “período mágico” para a bolsa. Dados históricos de desempenho do Ibovespa apontam que existem padrões consistentes de movimento ascendente nesse período, sobretudo em dezembro.

Mas é claro que vários fatores influenciam no rali de fim de ano, desde indicadores econômicos até o sentimento dos investidores. E foi pensando nisso que Quaresma identificou três fatores que podem alavancar a bolsa e fazê-la passar por um novo rali em 2024.

GRATUITO: VEJA 10 AÇÕES PARA INVESTIR COM O IMINENTE RALI DE FIM DE ANO DA BOLSA BRASILEIRA

3 gatilhos que podem impulsionar o rali de fim de ano da bolsa este ano – o primeiro será acionado nesta semana

Para Quaresma, embora o cenário tenha se deteriorado com a elevação acentuada dos juros no longo prazo e a piora da percepção de risco, esse cenário pode se reverter caso o governo dê sinais de ajustes no pacote de gastos.

“Um ajuste nas despesas é, na minha visão, o principal gatilho para a bolsa brasileira de uma forma geral, sem fazer nenhuma diferenciação setorial ou entre empresas. Havendo algum tipo de ajuste, acredito que já seria suficiente para queimar um pouco do prêmio de risco do nosso juro futuro, que é o que está pensando sobre as nossas ações”, explicou.

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a equipe econômica do governo deverá estar pronta para anunciar o plano de corte de gastos ainda nesta semana.

Com isso, a bolsa brasileira terá um cenário macroeconômico mais positivo para, então, seguir com os fundamentos que apontam para um rali de fim de ano em 2024.

Segundo a analista, “não podemos nos esquecer do copo meio cheio”. Para além do cenário macro, tivemos dados que mostraram uma economia forte, com um avanço de 1,4% no PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre de 2024 e de 3,3% na base anual.

Além disso, temos uma taxa Selic que, embora ainda esteja em patamares elevados, de 10,75% ao ano, está menor do que no mesmo período do ano passado, quando estava em 12,25% ao ano. Consequentemente, também há uma despesa financeira menor. 

Por fim, temos empresas mais enxutas – obrigadas a reduzirem a operação diante do macro difícil entre os anos de 2022 e 2023 –, o que deve se traduzir em rentabilidades maiores nesta temporada de balanços, segundo Quaresma.

Mas isso não significa que é hora de sair comprando qualquer ação na bolsa brasileira. Agora, mais do que nunca, Larissa Quaresma acredita que é hora de estar posicionado em empresas de qualidade e pouco alavancadas para buscar as melhores performances nesta reta final de ano.

Pensando nisso, a analista preparou uma carteira recomendada com as 10 ações mais promissoras para investir no momento. São papéis de empresas que, na visão dela, estão em “ponto de bala” para comprar e podem valorizar ainda esse ano.

Essa carteira está disponível de maneira gratuita, como cortesia aos leitores do Seu Dinheiro/Money Times. Para acessar, basta clicar no botão abaixo e preencher os seus dados:

GRATUITO: VEJA 10 AÇÕES PARA INVESTIR COM O IMINENTE RALI DE FIM DE ANO DA BOLSA BRASILEIRA

Gratuito: conheça as 10 ações mais promissoras para investir e poder surfar no rali do Ibovespa

Ainda que os resultados corporativos sejam fortes e o ajuste fiscal venha, nem todas as empresas devem se beneficiar desses gatilhos. Por isso, na sua seleção de ações, a analista priorizou ações de empresas rentáveis, em bom momento operacional, com balanços robustos e motores de crescimento próprios.

Uma dessas ações, por exemplo, é a Porto (PSSA3). A empresa foi introduzida à carteira neste mês de novembro, com o objetivo de capturar a diversificação de negócios da seguradora nas verticais de Saúde, Banking e Serviços, que já somam 43% do lucro da Porto.

Mas é claro que essa é apenas uma das recomendações. Agora, você pode conferir todas as 10 indicações de maneira totalmente gratuita como cortesia para os leitores da Empiricus e do MoneyTimes (portal do Grupo Empiricus).

Para isso, basta clicar no link abaixo e preencher os seus dados. Um e-mail com o acesso à carteira completa e gratuita será enviado para você em instantes:

Sobre o autor

Letícia Camargo

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com passagem em agência de marketing digital.