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Investimentos

Vivo (VIVT3): Compra de 50% da FiBrasil é importante passo na estratégia de consolidação do setor de fibra

FiBrasil volta ao portfólio da Vivo com desconto de 52% desde venda.

Por Ruy Hungria

21 jul 2025, 13:03

Atualizado em 21 jul 2025, 13:03

vivo telefônica vivt3

Imagem: Divulgação

A Vivo (VIVT3) realizou a compra de 50% do capital da FiBrasil, que eram pertencentes ao fundo canadense CDPQ. 

Com isso, a companhia chegou a 75,01% do capital da Fibrasil, sendo o restante pertencente à Telefónica Infra, uma subsidiária da Telefónica, controladora da Vivo. 

FitBrasil, da Vivo, é a segunda maior rede de fibra do país

A FiBrasil foi criada pela própria Vivo em 2021, com objetivo de expandir a rede de fibra para fora das capitais, em um modelo conhecido como rede neutra. Nesse modelo, a companhia investe na infraestrutura de acesso à internet, e aluga slots para outras operadoras venderem serviços de banda larga para os seus clientes.

Com 4,6 milhões de casas passadas, a FiBrasil possui a segunda maior rede de fibra do país, atrás apenas da Desktop (DESK3). 

O movimento faz sentido tanto em aspectos financeiros como também estratégicos. O CDPQ comprou sua participação de 50% por R$ 1,8 bilhão em 2021 (investimentos incluídos na conta), o que avaliava a FiBrasil em 16x ebitda, em uma época em que a Vivo estava alavancada por conta da aquisição dos ativos da Oi e leilões de 5G, e não podia investir o que gostaria na expansão de sua rede de fibra. 

Vivo recompra FiBrasil 52% mais barato do que vendeu

Agora, com um balanço bem mais confortável, a Vivo recomprou essa mesma participação por apenas R$ 850 milhões (52% mais barato do que vendeu), e um múltiplo muito menor de 9x ebitda.

Ainda assim, se comparados aos números da própria Vivo (5x ebitda) os múltiplos da FiBrasil podem parecer elevados à primeira vista, mas existem motivos para isso. O modelo de negócios de rede neutra possui margens melhores e tem crescido bem mais rápido que a própria Vivo, como mostra o gráfico abaixo. 

Elaboração: Empiricus.

Por fim, esse movimento representa um passo importante no processo de consolidação do setor de fibra óptica. Mesmo sendo a maior, a Vivo possui apenas 19% de market share, e possui amplo espaço para continuar crescendo. Com a compra da FiBrasil, ela terá maior autonomia para seguir esse plano.

Bacharel em Física formado na Universidade de São Paulo (USP), possui MBA de Finanças na Fipe e iniciou a carreira no mercado financeiro em 2011, na própria Empiricus Research. Está à frente da série da casa focada em opções desde 2018, além de contribuir na elaboração e decisões de investimentos nas séries da Empiricus focadas em microcaps e dividendos, além de fazer o acompanhamento de companhias de diversos setores, com mais foco em Utilities e Oil & Gas. Desde o início de 2020 é colunista do portal Seu Dinheiro.