Barcelona Fenomenal

Nesta semana estou participando de um evento organizado pelos nossos sócios norte-americanos, o Grupo Agora, em Barcelona. Na verdade, foram dois eventos consecutivos envolvendo publicadoras […]

Compartilhe:
Barcelona Fenomenal

Nesta semana estou participando de um evento organizado pelos nossos sócios norte-americanos, o Grupo Agora, em Barcelona.

Na verdade, foram dois eventos consecutivos envolvendo publicadoras do mundo todo. Sob o nome de “Publishers Roundtable”, no começo da semana tivemos a reunião das publicadoras de conteúdos de saúde, seguida do evento das publicadoras de investimentos.

Com os grandes Bill Bonner e Mark Ford, nossos sócios da Agora

Participei dois dois eventos, pois estava representando tanto a própria Empiricus, como também nossa empresa de conteúdos voltados à área de saúde natural, a Jolivi.

Viagens como esta são obviamente uma oportunidade única para trocar experiências e conversar sobre temas comuns às empresas.

A realidade de um assinante norte-americano é distinta e ao mesmo tempo similar à experiência de um leitor indiano, por exemplo. Juros americanos, ações de empresas de maconha, novas políticas do Facebook, uso de smartphones, relacionamento com adquirentes. Tudo isso e muito mais é discutido de forma aberta e participativa.

Ao fim do dia, queremos todos prosperar empresarialmente. E para nós, publicadores de conteúdos de investimentos, isso passa por trazer aos nossos leitores as melhores ideias e, consequentemente, ter a maior base de assinantes possível. Estar 100 por cento do tempo focado em compartilhar ideias, enxergando a questão por ângulos diferentes, termina sendo um exercício de extrema utilidade na condução dos nossos negócios.

Confesso que não posso me queixar da escolha de Barcelona para receber os eventos. Não havia visitado a cidade antes e vim com grandes expectativas. Felizmente, a experiência superou minha previsão e tornei-me rapidamente um entusiasta da capital catalã. O clima agradável da primavera foi o pano de fundo perfeito para minhas visitas aos principais pontos turísticos da cidade. Há arte por toda parte. Além das obrigatórias visitas à Fundação Joan Miró e ao Museu Picasso, fiquei particularmente fascinado com as maravilhas arquitetônicas de Gaudí, em especial com a inigualável Catedral da Sagrada Família.

Para ajudar no entendimento, contratamos (Larissa, minha esposa, me acompanha na viagem) uma guia turística. A simpaticíssima Carmen nos mostrou todos os detalhes de Barcelona. Observamos muitas bandeiras nas varandas das casas. Há três tipos, apesar de todas trazerem as cores da bandeira espanhola.

Além do tradicional pavilhão espanhol, notamos duas versões diferentes da bandeira catalã, com suas listras horizontais em vermelho e amarelo. Uma versão com um triângulo azul à esquerda com uma estrela no centro – e uma sem. Carmen nos explicou que a versão estrelada é daqueles que desejam a independência da Espanha, enquanto a outra é usada pelos que afirmam sua identidade catalã, mas desejam permanecer espanhóis.

Ao ser perguntada, Carmen se disse simpatizante desse último grupo. Apesar de integralmente catalã, não quer a separação. Entende, porém, a frustração dos que querem sair, muitos inconformados com o compartilhamento injusto das arrecadações fiscais de Madri. Em outras palavras, muito dinheiro sai da Catalunha na forma de impostos, e pouco volta como serviços públicos oferecidos pelo governo espanhol.

Por falar em Espanha e estando eu em Barcelona, não teria como não falar de futebol. Não vou comentar sobre o time da casa, que infelizmente não jogou por aqui nesta semana. Mas divido com vocês a última contratação da Empiricus: Ronaldo Fenômeno.

Ronaldo vem para ser o nosso garoto-propaganda neste ano de Copa do Mundo. Um exemplo de superação e sucesso nos negócios (o Fenômeno fez mais dinheiro atuando fora do que dentro de campo), ele nos ajudará a trazer novos leitores e assinantes aqui para a Empiricus.

É um grande orgulho poder trabalhar com o melhor atacante que já vi jogar.

O Fenômeno e eu