Investimento é amor

Cuidar das nossas finanças é um ato de amor. Porque é necessário garantir o bem-estar daqueles que amamos, especialmente no Brasil, onde a pesada carga de impostos não encontra contrapartida em serviços públicos.

Compartilhe:
Investimento é amor

Malas prontas, carro cheio. Em pouco minutos conduzirei a família para nosso refúgio que temos no interior de São Paulo, a pouco mais de uma hora da capital.

Escrevo esta newsletter na sexta-feira de manhã, aqui de casa. Tirei o dia de folga, agradecido ao time que está lá na Faria Lima, “taking care of business”. A logística é complicada. São três filhos, babá e muita bagagem. O carro é grande, mas vai lotado. Um vez ouvi que viajar com família grande é como mover uma legião do exército romano. Concordo.

As festas de fim de ano são eventos familiares. O entusiasmo dos filhos pequenos enche a casa de alegria, e compensa em parte a saudade dos parentes que não estão mais aqui. O fechar do ano nos traz expectativas sobre o próximo, mas leva inevitavelmente ao balanço do que passou.

Falando de investimentos, cada um de nós teve acertos e erros. E incluo aqui os analistas da Empiricus. Por melhor que tenha sido a performance das nossas carteiras sugeridas, ninguém tirou nota máxima. Normalíssimo. O exercício de investir é uma sucessão de acertos e erros, onde buscamos ganhar no saldo. E com isso fecho o ano satisfeito. O saldo das ideias da Empiricus foi amplamente positivo.

Ao contrário do que aquele seu cunhado “esquerdoso” diz por aí, cuidar das nossas finanças é um ato de amor. Temos necessidade de tratar do patrimônio pois temos responsabilidades com nossos entes queridos. Educação dos filhos, saúde dos pais, o conforto da companheira (ou companheiro) que sobrevive no casal. Meios financeiros são necessários para garantir o bem-estar daqueles que amamos, especialmente no Brasil, onde a pesada carga de impostos não encontra contrapartida em serviços públicos.

Afinal, quem ama, cuida.

Desejo a você boas festas e um feliz 2018!

P.S.: Atendendo a inúmeros pedidos dos nossos assinantes, a Empiricus tem agora gift cards. A partir de agora você pode presentear amigos e familiares com assinaturas das nossas publicações, recheadas com ideias de valor. Aproveite!