Lições de um Praticante

A semana foi muito especial aqui nas empresas da Acta, pois recebemos a visita do nosso querido amigo e sócio Mark Ford. Mark é um […]

Compartilhe:
Lições de um Praticante

A semana foi muito especial aqui nas empresas da Acta, pois recebemos a visita do nosso querido amigo e sócio Mark Ford.

Mark é um dos principais sócios do Grupo Agora, a maior publicadora de newsletters de investimentos dos Estados Unidos e sócia de todos os nossos empreendimentos de conteúdo aqui no Brasil.

Nova-iorquino de origem irlandesa, Mark tem uma história de de vida única. Cresceu em uma família de classe média baixa com mais oito irmãos. Seus pais eram professores da rede pública.

Começou a se destacar já na faculdade – depois de sofrer com resultados não mais que medianos na escola secundária – especialmente em redação, literatura e artes.

Para ajudar a pagar os estudos, trabalhava à noite como bartender e segurança nos clubes e bares de Manhattan.

Após concluir o curso superior, Mark separou um ano para se dedicar a uma missão no Chade, no coração da África subsaariana. Lá, enquanto ensinava inglês e ajudava na formação de crianças carentes, conheceu sua esposa, com quem está casado até hoje – eles têm três filhos e quatro netos.

Voltando aos Estados Unidos, Mark trabalhou como escritor e redator. Após fazer um curso no instituto Dale Carnegie (“Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”), começou a se envolver com marketing, especialmente com marketing direto. Logrou uma ascensão meteórica como executivo e logo tornou-se sócio dos seus negócios.

Aos 39 anos, vendeu seus negócios – um deles para o Grupo Agora – e resolveu se aposentar. Não aguentou ficar em casa e, a convite de Bill Bonner, o chairman da Agora, tornou-se sócio e ajudou o grupo a tornar-se a potência do setor de comunicações que é hoje.

Mark Ford veio a São Paulo para palestrar aos membros do Wealth Builders Club, um clube de construção de riqueza desenvolvido em torno das ideias de empreendedorismo, marketing, investimentos e estilo de vida do próprio Mark.

O autor, Mark Ford e Rocky Vega, executivo da Agora baseado conosco na Empiricus, no rooftop do MAC-USP, em São Paulo

Leitura recomendada

Nosso editor André Franco encontrou, em Nova York, uma única criptomoeda com potencial para multiplicar seu dinheiro em 93 vezes . E, se você está preocupado com a queda do mercado de cripto, saiba que essa valorização astronômica tem TUDO A VER com a recente queda do Bitcoin. Acesse aqui e entenda tudo sobre essa oportunidade de multiplicação, que estamos chamando aqui na Empiricus de A CHANCE DO SÉCULO.

Na palestra, Mark tratou de sua filosofia para investimentos pessoais. Apesar de investir em ações e bonds (títulos do Tesouro americano), ele prefere investimentos diretos, como empresas privadas e imóveis, além de ser expert em investimentos em arte (ele é um dos maiores colecionadores de arte centro-americana).

O destaque da apresentação ficou por conta das quatro regras que balizam os seus investimentos:

1. Conhecimento interno supera conhecimento externo. O futuro é opaco. Mesmo de dentro, é difícil estimar como será a performance de um ativo nos próximos anos. Portanto, quanto mais próximo do ativo, melhor.

2. Quanto mais controle, melhor. Sempre que possível, procure ter influência sobre as decisões que afetam o ativo investido.

3. O Presente supera o Amanhã. Não sacrifique ganhos atuais (certos) por retornos futuros (incertos).

4. Renda supera Crescimento. Derivado direto da regra anterior. Nada supera dinheiro no bolso, hoje.

Regras simples, forjadas em décadas de exercício direto e esforço pessoal. Mark é um praticante – um “doer”, como dizem os americanos – e uma referência a ser seguida.