O universo de criptos é extremamente dinâmico. Hoje, já são negociados quase 18 mil criptoativos, com valor de mercado em torno de US$ 1,9 trilhão, e cada vez mais surgem novas aplicações utilizando a tecnologia blockchain.
É por isso que Vinícius Bazan, analista que lidera o departamento de criptomoedas e blockchain da Empiricus, irá captar tendências e ficar por dentro de inovações no World Blockchain Summit (WBS), que acontecerá nos dias 23 e 24 de março, em Dubai.
Em sua 22ª. edição, o encontro entre expoentes na área – investidores, representantes de corretoras e especialistas, acontecerá em uma região estratégica, que caminha para se tornar um polo mundial de cripto, conectando o Ocidente e o Oriente.
“No WBS, será possível ter uma visão aprofundada do desenvolvimento de novas soluções em blockchain no mundo. Nós, da Empiricus, temos o objetivo de compartilhar com a comunidade brasileira e da América Latina as principais inovações e seus impactos para a sociedade e sistema financeiro global”, diz Bazan.
A tecnologia blockchain é uma forma de validar transações que ganhou destaque a partir de 2008 como base da criação do Bitcoin.
Nesta “cadeia”, as informações são armazenadas em blocos de dados, e cada bloco contém uma espécie de assinatura digital chamada hash. Esta assinatura garante que as informações registradas não sejam adulteradas ou fraudadas.
Grosso modo, o sistema funciona como um grande livro-razão público e descentralizado, cujas regras são determinadas por um consenso geral, sem a possibilidade de modificação de terceiros.
Apesar de ter nascido como ferramenta para moedas digitais, a tecnologia blockchain tem despertado a atenção de variados setores da economia.
“O mercado de criptoativos surgiu com o Bitcoin como sistema eletrônico de pagamentos e cresceu muito desde então. Hoje, o protocolo do Bitcoin é apenas um dos exemplos do que pode ser feito com essa tecnologia. Com o surgimento de plataformas de contratos inteligentes como o Ethereum, uma enorme gama de possibilidades se tornou realidade”, destaca Vinícius Bazan.
Esta tecnologia permite rodar contratos de transações de ativos, mercadorias e seguros, bem como aplicações em educação e departamentos governamentais.
No radar do WBS 2022
A pauta do World Blockchain Summit, organizado pela Trescon, empresa de consultoria e eventos especializada em negócios globais, é abrangente.
Nos dois dias de evento, serão debatidas soluções em finanças descentralizadas (Defi); estratégias em criptoativos que vêm sendo exploradas por venture capital e hedge funds e o desenvolvimento dos segmentos de metaverso e tokens não fungíveis (NFTs).
Estão confirmadas as presenças de grandes nomes como Faryar Shirzad, chief policy officer da Coinbase; Ben Goertzel, CEO da SingularityNET; Marwan Alzarouni, CEO do Dubai Blockchain Center e Austin Alexander, VP da Kraken Asset Exchange.
A Empiricus é parceira de mídia desse megaevento do universo cripto e vai divulgar notícias quentes do setor. Clique aqui e confira a programação completa.