Times
Investimentos

Petrobras (PETR4), Eletrobras (ELET3), Sanepar (SAPR11) e mais 10 ações podem ter rodada extra de dividendos; vale a pena investir?

O governo pode acelerar a tributação sobre dividendos e essas são as ações cotadas para fazer pagamentos extras aos acionistas antes da implementação

Por Letícia Camargo

14 de junho de 2023, 09:23

Petrobras (PETR4), Eletrobras (ELET3), Sanepar (SAPR11) e mais 10 ações podem ter rodada extra de dividendos; vale a pena investir?
Imagem: Pixabay

Algumas empresas podem pagar uma rodada extra de dividendos este ano, segundo reportagem do Money Times. Entre os nomes, estão Petrobras (PETR4), Eletrobras (ELET3) e Sanepar (SAPR11).

E o motivo é o seguinte: o governo pode querer acelerar a legislação sobre a tributação de dividendos para compensar o atraso na implementação da reforma tributária.

É por isso que algumas empresas podem vir a pagar dividendos extraordinários aos acionistas, antes que os pagamentos passem a ser tributados.

A lista de empresas que podem pagar dividendos extras este ano é extensa. 

Ao todo, 13 empresas podem vir a encher os bolsos dos acionistas com proventos significativos:

  • Sanepar (SAPR11);
  • Cteep (TRPL4);
  • Copasa (CSMG3);
  • Eletrobras (ELET3);
  • Cyrela (CYRE3);
  • Eztec (EZTC3);
  • Usiminas (USIM5);
  • Gerdau (GGBR4);
  • Randon (RAPT3);
  • Marcopolo (POMO4);
  • Petrobras (PETR4);
  • TIM (TIMS3);
  • SLC (SLCE3).

Mas, destas 13 empresas, em quais vale a pena investir?

Além disso, é uma boa ideia comprar essas ações apenas pensando na rodada extra de dividendos que pode ser paga neste ano?

Vale a pena investir em alguma das 13 candidatas a pagar dividendos extras?

Dentre as 13 empresas candidatas para pagar dividendos extras este ano, há diversos setores. Serviços públicos, setor imobiliário, mineração, siderurgia e bens de capital.

Mas a pergunta que realmente interessa ao investidor é: quais delas valem a pena para receber os pagamentos extras?

Em primeiro lugar, vale dizer que nem todas as 13 empresas podem ser consideradas um bom investimento.

Afinal, além dos proventos, outros fatores devem ser levados em consideração na hora de investir. Entre eles:

  • O preço: essa ação pode estar cara demais no preço atual;
  • Os fundamentos: a companhia em questão pode ter perdido o seu “valor intrínseco”, ou seja, a sua expectativa de valorização;
  • O cenário econômico: a ação pode não ser a melhor escolha levando em conta juros, inflação e outros fatores externos.

Como escolher as melhores ações para receber dividendos

É por isso que, atualmente, nenhuma das ações candidatas a pagar dividendos extras são consideradas as melhores para investir visando a receber proventos, segundo os analistas da Empiricus Research.

Para eles, as melhores ações para dividendos são outras. São papéis de empresas que, embora não estejam na lista mostrada acima, têm potencial para distribuir proventos de forma sustentável ao longo do tempo.

Além disso, são companhias maduras, inseridas em grandes mercados, de qualidade, com sólidos balanços, claras vantagens competitivas, modelos de negócios resilientes, altos níveis de liquidez e boa margem de segurança, segundo os analistas.

E, como se não bastasse tudo isso, vale destacar que as empresas selecionadas ainda estão baratas. Isto é, estão negociando com desconto em relação às suas médias históricas.

Uma delas, por exemplo, tem um dividend yield estimado de 4,9% para 2023 e está negociando no seu menor preço dos últimos 5 anos.

Portanto, aqueles que investirem nas ações recomendadas por esses analistas têm chance de lucrar em duas frentes:

  1. Com o pagamento de dividendos “gordos”;
  2. Com a valorização das ações na bolsa.

E a boa notícia é que você pode conhecer todas as recomendações deles de graça.

GRATUITO: VEJA LISTA COM AS 5 MELHORES AÇÕES PARA DIVIDENDOS

Gratuito: conheça as 5 melhores ações para buscar dividendos

Há poucos dias, os analistas da Empiricus Research divulgaram uma lista com as 5 melhores ações pagadoras de dividendos, na opinião deles.

E a melhor parte é que essa lista pode ser acessada de graça. Isso porque a Empiricus Investimentos, a corretora do grupo, liberou o acesso para qualquer pessoa interessada como uma cortesia.

Portanto, para consultar os nomes recomendados por eles, você só precisa clicar no botão abaixo e preencher um cadastro. Em seguida, a lista será enviada para o seu e-mail.

Você não pagará nada em nenhuma etapa desse processo, mas pode lucrar muito com todas as informações que irá encontrar.

Por isso, sugiro que ao menos dê uma “espiadinha” nas sugestões de investimento. Depois você decide se elas fazem sentido para o seu patrimônio:

Sobre o autor

Letícia Camargo

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com passagem em agência de marketing digital.