Times
Investimentos

Petrobras (PETR4): nova política de preços é menos pior do que se temia

A nova precificação dos combustíveis já era amplamente esperado pelo mercado; no fim das contas, o comunicado não oferece tanto risco à tese da petroleira

Por Ruy Hungria

16 de maio de 2023, 10:25

Petrobras pode passar por mudança em sua política de preços, afetando distribuição de dividendos
fonte: Pixabay

A Petrobras (PETR4) comunicou na manhã desta terça-feira (16) que a sua Diretoria Executiva aprovou uma mudança na estratégia de precificação de combustíveis. A nova política de preços já era amplamente esperado pelo mercado. 

O grande receio dos investidores era de um congelamento de preços ou que as referências internacionais fossem completamente abandonadas na formação dos preços, o que poderia implicar em prejuízos bilionários para a estatal nas importações de combustíveis para abastecimento do mercado interno – exatamente o que aconteceu no governo Dilma Rousseff

Mas o comunicado afastou essa hipótese, pois indica que, apesar de os custos regionais ganharem mais importância na comparação com a política de precificação que estava em vigor, os combustíveis ainda terão relação com as cotações internacionais e a companhia levará em consideração os seus custos de produção na definição dos preços, o que indica  sustentabilidade financeira e também afasta a possibilidade de a companhia vender combustíveis abaixo do seu preço de custo, como aconteceu em meados da década passada. 

Buscando ganhar dinheiro com dividendos? Estas 5 ações são as mais indicadas para poder gerar pagamentos extras extraordinários na sua conta. Consulte os tickers de forma gratuita aqui.

Como não foi apresentada uma fórmula ou detalhes mais aprofundados do novo método de precificação, ainda não temos como definir como o lucro, os dividendos e o preço dos combustíveis serão afetados. No entanto, em linhas gerais, o comunicado reduz os riscos associados à tese e o grande medo dos investidores, que era o de que a companhia abandonasse sua sustentabilidade financeira em favor de políticas populistas do novo governo.

Por menos de 3 vezes lucros, a Petrobras segue pressionada pelos receios de interferência  política, o que deve ser um pouco amenizado depois desse comunicado. Dentro de uma  carteira diversificada, PETR4 ainda faz sentido para quem investe em busca de dividendos, e por isso a ação segue dentro da série Vacas Leiteiras. 

Inclusive, neste outro conteúdo aqui, falamos um pouco sobre como “driblar” qualquer risco relacionado aos dividendos de Petrobras e ter chance de lucrar mesmo assim.

Sobre o autor

Ruy Hungria

Bacharel em Física formado na Universidade de São Paulo (USP), possui MBA de Finanças na Fipe e iniciou a carreira no mercado financeiro em 2011, na própria Empiricus Research. Está à frente da série da casa focada em opções desde 2018, além de contribuir na elaboração e decisões de investimentos nas séries da Empiricus focadas em microcaps e dividendos, além de fazer o acompanhamento de companhias de diversos setores, com mais foco em Utilities e Oil & Gas. Desde o início de 2020 é colunista do portal Seu Dinheiro.