Em publicação no Instagram, Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus, revelou quais são os fundos imobiliários (FIIs) favoritos no momento.
Segundo o post, os descontos em relação ao valor patrimonial dos FIIs analisados representam oportunidade de lucros atrativos. Veja as indicações:
Lajes corporativas
O primeiro segmento destacado pelo estrategista-chefe da Empiricus foi o de lajes corporativas, como escritórios, por exemplo.
Miranda explica que, nos últimos dois anos, fatores como a adoção do home office e a crise financeira das empresas fizeram com que a taxa de vacância atingisse níveis recordes nos principais centros urbanos do país.
“Diante da dinâmica desfavorável, aliada à alta dos juros, as cotas dos FIIs de lajes corporativas sofreram bastante, oferecendo uma nova oportunidade interessante de entrada”, disse em post no Instagram.
Em termos estruturais, a projeção de empreendimentos vagos em construção com emprega em 2022 é de aproximadamente 150 mil metros quadrados, o menor estoque novo dos últimos 12 anos.
Assim, a principal recomendação da Empiricus para o segmento é o fundo imobiliário VBI Prime Properties (PVBL11), composto por quatro empreendimentos de alta qualidade e bem localizados.
Galpões logísticos
Diferente dos escritórios e outros setores da economia que foram fortemente impactados pela pandemia de covid-19, os galpões logísticos mostraram-se resilientes, registrando uma ascensão forte que deve permanecer no ano de 2022, analisa Miranda.
Diante disso, o Pátria Logística (PALT11) é a indicação da Empiricus para o segmento. Todos os ativos do FII possuem classificação A+ e estão localizados na região Sudeste do Brasil.
Shoppings centers
Os fundos imobiliários de shoppings também oferecem descontos expressivos em suas cotas desde o início da pandemia. Em decorrência das medidas de restrição de funcionamento, vários FIIs foram obrigados a trabalhar com descontos nos aluguéis, inadimplência e aumento de vacância.
Neste setor, Miranda escolhe as ações das empresas Iguatemi (IGTI11) e Multiplan (MULT3).
Crédito imobiliário
Os fundos de papel foram os principais destaques em termos de rentabilidade entre os FIIs em 2021.
“Com a recente aceleração da inflação, o momento se tornou muito bom para os fundos de papel, visto que possuem títulos (CRI) atrelados ao IPCA mais taxa prefixada, repassando a correção dos proventos de forma quase imediata”, afirma Felipe Miranda.
Por fim, a indicação da Empiricus para o segmento é o FII RBR Rendimento High Grade (RBRR11).
*conteúdo: equipe do Money Times