Times
Mercado

Investir em petróleo vale a pena? Entenda como funciona e como investir

Investir em petróleo ou em ativos relacionados é uma opção bastante buscada devido a importância dessa commodity. Entenda como investir em petróleo e se vale a pena.

Compartilhar artigo
Data de publicação
2 de março de 2023
Imagem representando o investimentos em petróleo, mostrando uma plataforma de petróleo.

O petróleo é um recurso altamente valioso. Ele está presente em diversos combustíveis e até em produtos do dia a dia como plásticos, tintas e borrachas. Assim, ele movimenta o mundo e a economia, o que faz muita gente se perguntar se investir em petróleo é uma boa ideia.

O fato é que ao investir em petróleo você estará investindo em uma das commodities mais valiosas do mundo, capaz de influenciar na economia global e que é cobiçada por muitos países.

Por que o petróleo pode ser usado como investimento?

O petróleo é uma commodity presente na vida de todas as pessoas. Seu preço é capaz de influenciar na economia global e ele é a matéria-prima de diversos produtos que usamos no nosso dia a dia, sendo que o mais conhecido deles é a gasolina.

Apesar de passar por altos e baixos, as indústrias petrolíferas ainda estão entre as mais valiosas do mundo e alguns países com grandes reservas de petróleo passaram por um bom crescimento.

Nos últimos tempos aumentou a preocupação com toda a poluição derivada do petróleo, principalmente como fonte de energia. Isso levou a uma maior utilização de fontes energéticas mais limpas, como o etanol e a eletricidade.

Mas isso ainda não fez com que combustíveis como a gasolina ficassem em baixa. O que vemos é que a produção continua em alta apesar do aumento dos preços.

Como vários outros produtos, o valor do petróleo varia de acordo com a oferta e demanda. Por isso vimos seu preço cair durante a pandemia, já que o isolamento social fez com que mais pessoas ficassem dentro de casa. Mas com a melhora do problema, a demanda por petróleo cresceu novamente e os preços voltaram a subir.

De forma resumida, ainda vamos ouvir falar sobre esse líquido por muito tempo e ele vai continuar a ser relevante para os investimentos, o que o torna uma boa alternativa muitos investidores interessados em investir no recurso.

Como funciona o mercado petrolífero?

O primeiro passo do mercado petrolífero é a extração do petróleo, o que pode acontecer a grandes profundidades no solo e até no fundo dos oceanos. Você com certeza já viu alguma foto de uma plataforma petrolífera no meio do mar.

A impressão que temos é de um lugar inóspito e perigoso. Este primeiro ponto já nos permite fazer algumas constatações sobre o petróleo:

  • Sua extração é complicada e demanda muito investimento, o que por si só eleva o preço;
  • Apesar de ser usado em todo o mundo, podemos dizer que o petróleo é relativamente raro, já que as reservas conhecidas tem uma quantidade finita do líquido e não há uma reposição, pois o petróleo é formado em um processo de milhões de anos, com a decomposição de algas, vegetais e animais marinhos.

Após sua complexa extração, o petróleo é transformado nos produtos que conhecemos. Mas sua venda como um produto bruto é acompanhada com atenção em todos os cantos do mundo e vários investidores tentam se beneficiar do negócio.

No mercado petrolífero você vai se deparar muitas vezes com 3 termos e deve estar atento às suas definições:

  • Petróleo bruto: é o nome usado quando o óleo ainda não passou por nenhum tipo de processamento;
  • Brent: é o nome que recebe o óleo extraído na Europa;
  • WTI: é a classificação do petróleo extraído no Texas, nos Estados Unidos.

Outra coisa importante que você deve saber antes de se aventurar nesse mercado é que alguns lugares são mais beneficiados pela produção de petróleo do que outros. Pois, por se tratar de um produto natural de difícil formação, ele acabou se tornando mais abundante em determinadas regiões.

Nosso país vizinho, a Venezuela, possui as maiores reservas de petróleo do mundo, correspondendo a 18% do total conhecido. Em seguida vem a Arábia Saudita, com 17%. Fechando o ranking temos o Canadá, onde as reservas correspondem a 10%.

Quais as vantagens de investir em petróleo?

Ao analisar o mercado podemos destacar as seguintes vantagens de investir em petróleo:

  • Continua a ser uma commodity de relevância global. Embora outras fontes de energia estejam ganhando relevância, ainda há muito espaço para o petróleo e ele, provavelmente, ainda será explorado por muito tempo;
  • É uma forma de diversificar sua carteira;
  • Existem várias formas de iniciar seu investimento e você pode escolher a que mais combina com o seu perfil. Grande parte delas está disponível na B3, a Bolsa de Valores Brasileira;
  • Não é necessário comprar o produto de forma física. Imagine como seria trabalhoso e perigoso comprar barris de petróleo e precisar estocá-los em algum lugar sob sua própria responsabilidade.

Quais as desvantagens de investir em petróleo?

Mas antes de decidir investir, considere também algumas das desvantagens do produto:

  • O preço do petróleo é muito volátil: como mencionamos, seu valor é alterado por diversos movimentos geopolíticos e econômicos. Então você deve estar preparado para grandes variações de preço. Ao mesmo tempo em que ele pode subir, também há a possibilidade de queda. Um exemplo clássico foi durante a pandemia de Covid-19 em que a baixa demanda fez com que os preços despencassem;
  • Alta concorrência: existem diversas empresas que investem em petróleo. Então, caso você invista em uma delas pode sofrer impactos de alguma ação tomada pela concorrência;
  • Competição com fontes de energia alternativa: sabemos que fontes renováveis e limpas de energia são importantíssimas para o planeta, mas o seu uso crescente pode reduzir a demanda por petróleo;
  • Risco de interrupção do fornecimento: a extração do petróleo pode ser interrompida em determinados locais, devido a eventos climáticos extremos ou conflitos na região. Isso pode fazer com que os preços da commodity tenham variações extremas.

Como investir em petróleo?

Há diversas formas de investir em petróleo sem sair de casa, basta ter um computador ou celular conectado à internet e abrir conta em uma corretora que ofereça algum dos seguintes produtos.

Fundos de investimentos

Os fundos de investimentos são propícios para quem deseja investir de forma menos burocrática e sem ter o trabalho de escolher as ações da carteira uma a uma. Os investimentos do fundo são escolhidos pelos administradores, que são responsáveis por fazer toda a administração e usar o dinheiro dos investidores da forma mais rentável possível.

Pensando nisso, basta escolher um fundo de investimento que tenha opções voltadas para esse tipo de commodity.

Contratos futuros

Essa é uma das principais escolhas de quem deseja investir nesse mercado de forma mais direta. Pois os contratos futuros sofrem variações de acordo com o preço do barril de petróleo.

Ou seja, o investidor estará lidando com o produto em sua forma mais bruta. Embora haja riscos e o preço esteja sujeito a oscilações pelos mais variados motivos, pelo menos não estará presente na equação a variante das empresas petroleiras.

Pois, quando você investe em uma empresa seus lucros e prejuízos também vão variar devido a decisões administrativas.

Por exemplo, se for descoberto que uma companhia participou de algum esquema de lavagem de dinheiro ou que está com um grande prejuízo em seus cofres que não era de conhecimento público, os valores das ações vão despencar.

Ações de empresas petrolíferas

Continuando a falar sobre as empresas, você já deve ter percebido a essa altura que é possível investir em ações de companhias que trabalham com o petróleo.

Não precisamos ir muito longe para dar um exemplo, já que em nosso próprio país é possível adquirir ações da Petrobrás, que, embora passe por altos e baixos, sempre é uma empresa de destaque na qual os investidores estão de olho.

Você pode adquirir ações da Petrobrás facilmente por meio da Bolsa de Valores. Não se esqueça de avaliar os preços e escolher a quantidade de ações que seja condizente com a sua carteira.

ETFs ligados ao petróleo

Essa é a sigla para Exchange Traded Funds. De maneira direta, ao investir em um ETF você estará investindo em um fundo que replica um índice.

Eles são extremamente variados e têm diversas empresas em sua composição, por isso é uma ótima forma de diversificar a sua carteira.

Entretanto, eles também têm uma grande desvantagem, já que se uma empresa estiver indo mal ela pode prejudicar o índice.

Se esse tipo de investimento for para você, comece a procurar aquele que conta com empresas da área petrolífera.

CFDs

Os CFDs são contratos por diferença. Nesse método você não investe diretamente nas commodities, mas especula sobre as variações de preço.

Por ser uma abordagem altamente especulativa, ela também apresenta altos riscos, já que suas decisões serão baseadas no que você acredita que irá acontecer com o preço. Sendo assim, se sua análise estiver errada, o prejuízo pode ser grande.

Por outro lado, se a sua análise estiver certa você poderá obter um bom lucro.

Em resumo, ainda é possível investir em petróleo com boas chances de retorno. Mas é preciso muito estudo para tomar boas decisões, assim como em outros produtos de renda variável.

  • As 10 “top picks” da Empiricus Research: veja quais são os dez papéis recomendados pelos analistas da casa para buscar lucros na bolsa. Baixe aqui o relatório gratuito.