Times
Mercado

Investment banking: entenda como funciona essa área do mercado financeiro

O investment banking é uma área do mercado especializada em operações financeiras estruturadas de grande porte. Saiba mais sobre o que faz o investment banking.

Compartilhar artigo
Data de publicação
25 de janeiro de 2023
Imagem representando o investment banking, mostrando uma tela com ativos e gráficos financeiros.

Dentro do mercado financeiro existem diversas áreas que são responsáveis por realizar funções e atendimentos, muitas vezes, exclusivos. O setor de investment banking é um exemplo deles.

Além de auxiliar grandes empresas e investidores de alto nível a captarem recursos, o investment banking é uma atividade que ajuda clientes a traçar estratégias de investimento, oferece serviços de estruturação financeira e exerce diversas outras funcionalidades.

O que é Investment Banking?

Um investment banking, também conhecido como banco de investimento, é um tipo de instituições financeira que têm como objetivo principal assessorar e oferecer serviços a clientes corporativos, ou físicos, com alto poder aquisitivo.

Esses serviços são, em sua grande maioria, voltados para a área corporativa. Como, por exemplo, a abertura de capital e emissão de ações de uma grande empresa.

Além disso, o investment banking pode auxiliar os clientes em fusões e aquisições, na expansão dos negócios, na reestruturação societária, econômica e/ou financeira, em crédito corporativo, entre outros.

O próprio Governo pode utilizar dos serviços do investment banking do Brasil, para estruturar projetos de grande porte, que envolvem um desenvolvimento e financiamento maior. Nesse caso, o resultado pode vir a ser a emissão de um título público para o levantamento de recursos. 

Quem utiliza o investment banking?

O investment banking é utilizado por empresas de grande porte, que contam com um alto fluxo de transações e, por isso, precisam de uma assessoria em setores relacionados aos investimentos dentro da organização.

Portanto, se uma empresa precisa captar recursos para dentro da organização por meio da oferta pública de ações, essa instituição pode utilizar dos serviços de um IB para obter os resultados desejados, por exemplo.

Da mesma forma, clientes físicos que tenham um alto poder aquisitivo, muitos bens e um patrimônio amplo, podem contratar esse tipo de assessoria para que seus objetivos financeiros e metas de investimento sejam alcançados.

Atividades do investment banking

A assessoria de um IB é realizada pelo profissional de investment banking, ou investment banker, que pode atuar em 4 diferentes áreas dentro de uma instituição, como:

  • Mercado de Dívida (DCM);
  • Project Finance;
  • Fusões e Aquisições e Assessoria Financeira (M&A);
  • Mercado de Ações (ECM).

Para trabalhar em investment banking não é necessária uma graduação específica. Porém, é preciso um amplo e profundo conhecimento sobre conceitos do mercado financeiro, bem como, cursos e certificações específicas para esse setor.

A certificação mais reconhecida é a Chartered Financial Analyst Program, ou CFA, que é emitida pelo CFA Institute para profissionais de investimento.

Qual a diferença entre os bancos tradicionais e o investment banking?

Ao contrário dos bancos comerciais tradicionais, que recebem depósitos e estabelecem transações comuns já conhecidas pelo público, o investment banking é majoritariamente direcionado aos investidores.

O IB não recebe depósitos e realiza simples transações comerciais. Suas ações são mais complexas e envolvem um escopo diferente de trabalho junto aos seus clientes.

Quais operações os investment banking realizam?

O escopo de serviços oferecidos pelo IB é bem amplo. Conta-se com um trabalho especializado, que busca atender as demandas de organizações e grandes investidores da melhor forma possível.      

Alguns exemplos de atividades do investment banking são:

  • Análise de mercado: através de um mapeamento do mercado em que a empresa está inserida, o investment banking analisa o contexto e estabelece ações que ofereçam melhor posicionamento para o seu cliente. Essa prática possibilita a compreensão de certos fatores, como: a concorrência, as tendências, os pontos fortes e fracos da empresa, a possibilidade de expansão, entre outros;
  • Captação de recursos: esse levantamento pode ser realizado de duas maneiras, com a oferta de ações e com a emissão de dívida. A oferta de ações, também conhecida como equity capital, é feita através da assessoria estratégica do IB, e pode ser realizada por empresas que decidem levantar capital através de ações no mercado aberto. Já para a emissão de dívida, ou debt capital, o investment banking auxilia a empresa e levantar capital através de emissão de títulos de dívidas e oferecendo-os ao mercado.
  • Fusões, reestruturações e aquisições: essa é uma função muito procurada nos investment banking, tanto por empresas que querem adquirir outras, quanto por organizações que querem ser compradas. 
  • Crédito corporativo: os investment banking podem auxiliar aos seus clientes com o serviço de concessão de crédito, de acordo com as características e necessidades de cada organização atendida por eles.

Além dessas atividades citadas acima, outros serviços bastante comuns exercidos por um investment banking são: valuation e pitchbook.

O principal objetivo do investment banking é assessorar empresas em questões financeiras e de investimentos, bem como, auxiliá-las na captação de recursos. Dessa forma, elas podem se desenvolver no mercado em que atuam. 

  • Quer aprender como fazer seu dinheiro trabalhar para você? Liberamos 7 aulas gratuitas do curso “Jornada da Liberdade Financeira”, com a analista Larissa Quaresma. Clique aqui para assistir.