Mercado

Scalpers: o que são, como operam e como funciona essa técnica para negociar ativos

Os scalpers são operadores do mercado que buscam lucrar com variações de curtíssimo prazo, ao negociar um papel rapidamente. Saiba melhor como o scalping funciona.

Por Equipe Empiricus

04 jul 2023, 09:43 - atualizado em 19 fev 2024, 12:11

Imagem de um gráfico para representar os scalpers, investidores que assumem um alto risco no mercado em busca de lucros rápidos.

Se você estuda o mercado financeiro há algum tempo já deve ter ouvido falar das operações do tipo Day Trade, que são abertas e fechadas no mesmo dia. Mas existe um tipo de operação ainda mais rápida, que é feita pelos chamados scalpers. Eles buscam lucrar com um ativo em menos de 1 minuto, às vezes em menos de 10 segundos.

Mas, para entrar no grupo dos scalpers de sucesso, é preciso reunir controle emocional, conhecimento do mercado, boas estratégias e sorte. 

O que é scalping?

O scalping é uma estratégia operacional de trade ue consiste em abrir e fechar uma operação rapidamente, buscando lucrar com variações de curtíssimo prazo de um papel. Embora não exista um padrão de tempo, os investidores que atuam dessa forma muitas vezes realizam operações de poucos segundos.

Para lucrar em tão pouco tempo, os scalpers dão preferência a ativos com alta volatilidade, ou seja, aqueles em que os preços caem e sobem sem parar durante todo o dia. 

Mas, ao contrário do que possa parecer, toda essa velocidade não faz com que as operações sejam aleatórias ou contem 100% com a sorte. Isso porque o scalper tem um olho treinado para identificar boas oportunidades e esquivar-se de riscos maiores.

  • Day trade descomplicado: receba dicas de especialistas da Empiricus Investimentos gratuitamente, direto no seu WhatsApp. Cadastre-se aqui.

Quais as vantagens de fazer scalping no mercado financeiro?

A principal vantagem de fazer scalping é que você pode obter lucros rapidamente e reduzindo os riscos oriundos de permanecer em uma operação por muito tempo.

Outro benefício é que, como os objetivos são curtos, o scalper costuma encontrar várias oportunidades durante o dia, diferentemente do day trader, que às vezes executa uma ou 2 operações nesse período.

Outro ponto positivo é que você estará exposto a uma das modalidades que mais exige controle emocional no mercado e isso pode ajudá-lo a se preparar para outros tipos de investimentos.

Quais as desvantagens do scalping?

A principal desvantagem de fazer scalping é que o lucro de cada operação não costuma ser muito alto. Então, para ter um bom retorno, o investidor precisa fazer várias entradas ao longo do dia. Alguns scalpers chegam a fazer de 20 a 30 operações em um único dia.

Outro ponto negativo são os custos elevados que acabam consumindo parte do seu lucro. É comum que as corretoras de valores cobrem taxas na hora de abrir e fechar operações, o que eleva consideravelmente os custos de quem faz de 20 a 30 entradas por dia.

Por fim, temos a forte pressão emocional como desvantagem. Afinal, as pessoas que atuam dessa forma têm mais chances de se descontrolar e perder muito dinheiro em operações que desconsideram a lógica e são movidas puramente pelo desespero. 

Quais as técnicas utilizadas pelos scalpers?

Os scalpers baseiam suas operações em duas técnicas: a análise técnica e a tape reading.

Na análise técnica, geralmente são usados gráficos e diversos indicadores para tentar prever os movimentos do mercado. Nessa abordagem, é comum que os investidores analisem até mesmo as figuras que se formam no gráfico na hora de tomar suas decisões.

Já na tape reading, os investidores usam diversas ferramentas para observar o volume de negociações e todas as ordens executadas no mercado.

Partindo de um desses dois princípios, esse trader consegue elaborar suas estratégias. No entanto, cada profissional desenvolve seu próprio operacional de acordo com suas preferências.

Qual o perfil dos scalpers?

Os scalpers têm um perfil calmo. São pessoas com uma grande capacidade de controle emocional e que sabem tomar decisões difíceis sob pressão.

Eles não se impressionam com a imprevisibilidade e volatilidade do mercado e conseguem manter seu operacional mesmo quando estão no prejuízo. Eles sabem que o sucesso não deve ser medido em um único dia, mas sim ao longo do tempo.

Além disso, esses investidores aceitam correr altos riscos e não veem problemas em deixar parte do seu patrimônio exposto ao mercado.

Como ser um scalper?

Para ser um scalper você deve estudar muito e aprender sobre análise técnica, tape reading e conhecer as melhores plataformas e ativos para operar dessa forma.

Quanto ganha um scalper trader?

Os lucros de um scalper vão depender da quantidade de dinheiro investido, do tempo das operações, do ativo operado e da quantidade de entradas corretas. Sendo assim, não é possível definir um valor exato.

Qual o melhor indicador para scalper?

O parabolic stop and reverse é muito usado pelos scalpers, pois ajuda a identificar reversão na tendência do mercado.

Quais são os tipos de trade?

Geralmente os traders são classificados em 5 tipos: day trade, scalping trade, swing trade, position trade e buy and hold.

É possível viver de Day Trade?

É possível viver de day trade, mas isso exige muita experiência, conhecimento do mercado e controle emocional.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.

Baixe grátis nosso App

Acesse a Empiricus de onde estiver. Na palma da mão e também na sua casa.

Baixe grátis e conheça nossas novidades.