Agosto de 2017

PETR4 – É hora de comprar ações da Petrobras?

Depois das ações da Petrobras (PETR4) terem subido mais de 100% em 2016 a pergunta de um milhão de dólares é:

Ainda é uma boa apostar em Petrobras em 2017, agora que o cenário corporativo parece bem mais equilibrado?

Primeiro, cabe um breve contexto. PETR4 vinha numa toada muito ruim e só começou a virar quando Pedro Parente entrou como CEO da estatal.

Em seguida, confirmou-se a saída de Luciano Coutinho (ex-presidente do BNDES) do Conselho de Administração da Petrobras, o último membro que respondia 100% ao antigo (e questionável) estilo de gestão.

As primeiras iniciativas dessa nova gestão, portanto, tiveram um tom de profissionalização e atenderam a solicitações frequentes do mercado. Passos significativos foram dados no que se refere à melhoria de governança, corte de custos e preços dos combustíveis, respeitando as referências internacionais de mercado.

Em paralelo, a melhora no cenário econômico e regulatório traz um fôlego para o plano de desinvestimento da Petrobras.

Há diversos ativos que podem ser vendidos e, mesmo havendo a necessidade de oferecer descontos significativos, o “megafeirão” é essencial para reforçar o caixa da companhia. O plano finalmente está avançando.

Por outro lado, o saque do FGTS poderia derrubar a Petrobras?

De acordo com o governo, quem decidiu aplicar o dinheiro do FGTS em ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) em 2000 também poderá resgatar o dinheiro das contas inativas que estão no Fundo de Ações.

Atualmente, os fundos possuem um patrimônio líquido de cerca de R$ 1bi. É difícil estimar quanto desse patrimônio é constituído por dinheiro do FGTS que será sacado.

Especialistas em finanças têm orientado o contribuinte para que aproveite essa janela de resgate e saque todo o dinheiro.

Ações da Petrobras - PETR4

Ações da Petrobras - PETR4

(Fonte: UOL 06/01/2017)

 

Depois de sua criação, os Fundos FGTS-Petro atingiram seu momento de glória em 2008. Desde então, têm amargado duras perdas.

PETR4 - fundos FGTS ações da petrobras

PETR4 - fundos FGTS ações da petrobras

Justamente agora que a Petrobras dá sinais de recuperação, pode haver um saque nos fundos que dificilmente passará despercebido.

Pode ser uma boa oportunidade para investir diretamente nas ações ou mesmo usar o dinheiro para aplicar em ativos com mais potencial de valorização.

O que fazer com as ações?

PETR4 pode subir mais?

Insira o seu email e tenha acesso ao relatório completo

Não tem tempo para ler agora?

Envie o conteúdo PETR4 – É hora de comprar ações da Petrobras? para seu e-mail e leia mais tarde.

*Importante: O endereço de e-mail informado deve ser válido para que você possa receber o artigo em sua caixa de e-mail, bem como nossos conteúdos gratuitos sobre investimentos.
[class^='dclk_']
[class^='dclk_']
[class*='dclk_']
[class*='dclk_']
[id^='dclk_']
[id^='dclk_']
[id*='dclk_']
[id*='dclk_']
[class^='dclk_']
[class^='dclk_']
[class*='dclk_']
[class*='dclk_']
[id^='dclk_']
[id^='dclk_']
[id*='dclk_']
[id*='dclk_']