Times
Mercado

O que é um acionista? Saiba quais os tipos e o que eles representam para a empresa

Acionista é aquele que possui ações de uma sociedade ou empresa em sua posse. Saiba mais sobre os tipos, direitos e deveres de todo acionista.

Compartilhar artigo
Data de publicação
11 de dezembro de 2022
Imagem representando o acionista, mostrando pessoas em frente a um centro financeiro.

Apesar de grande parte da população já estar familiarizada com o termo acionista, poucos sabem o que significa de fato. Esse termo é usado para definir investidores que compram parte de uma empresa de capital aberto.

O que é um acionista?

Acionista é o investidor que compra ações de uma empresa e dessa forma se torna dono de uma fração da empresa em questão. O termo acionista pode ser usado para designar uma pessoa física ou jurídica que possui ações em uma sociedade empresarial, seja ela anônima ou não.

Sociedade é o nome dado a um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas, que formam o capital de uma empresa. Dessa forma, esses investidores têm participação nos lucros e diluição dos riscos por se tratar de investimentos com grandes números de acionistas.

No mercado financeiro, para que exista a compra de ações, é preciso que a empresa tenha capital aberto, possibilitando essa transação, e esteja presente na Bolsa de Valores. Os direitos sobre a empresa adquiridos pelo acionista podem ser divididos em essenciais e modificáveis.

Direitos essenciais

Os direitos essenciais garantem ao acionista direitos básicos, como: direito de fiscalização, participação nos ativos e participação de lucros e direito ao voto.

Direitos modificáveis

Os direitos modificáveis são alterados de acordo com as leis e estatutos da empresa em questão, podendo ser alterados e excluídos.

Quais são os tipos de acionistas?

Existem alguns tipos de acionistas tendo em vista que cada investidor tem um perfil e um objetivo diferente. Essas classificações têm diferentes funções e responsabilidades.

Acionista controlador

O acionista controlador é escolhido pelo voto da assembleia geral e como o nome sugere, é responsável pela administração e controle da empresa. É o titular de direitos dos sócios e tem a maioria dos votos nas decisões.

Acionista minoritário

O acionista minoritário possui uma pequena quantidade de ações da empresa, mas participa de algumas votações e tem direito a informações sobre a empresa.

Acionista majoritário

Por fim, o acionista majoritário possui grande parte das ações de uma empresa, dessa forma, tem maior participação nas decisões que serão tomadas. Em alguns casos, o acionista majoritário também é o acionista controlador.

É importante ressaltar que os acionistas que possuem ações preferenciais não podem participar das decisões tomadas pela empresa, isso porque existem vantagens exclusivas para esse grupo de acionistas em caso de venda da empresa. Dessa forma, por maior que seja a quantidade de ativos preferenciais que o acionista possuir, não é possível participar das decisões.

Por outro lado, o acionista que tem ações ordinárias pode participar das assembleias e tem direito a voto.

Quais são os tipos de ações?

Existem alguns tipos de ações disponíveis aos acionistas na hora da compra, sendo eles:

Ações preferenciais

As ações preferenciais (PN) não dão direito a voto ao acionista nas assembléias, no entanto, dão a preferência nos dividendos e bonificações.

Ações ordinárias

As ações ordinárias (ON) dão direito a voto ao acionista nas assembléias, fazendo com que o acionista participe das decisões e rumos da empresa.

Golden share

As ações golden share não estão disponíveis na bolsa e permitem que o acionista tenha o poder de veto, ainda que não seja o acionista controlador. São comuns em campanhas de privatização.

Qual a diferença entre acionista e cotista?

O termo acionista é recorrente no mercado financeiro, acontece que o termo cotista também se faz bastante presente e é necessário entender a diferença entre eles. O termo cotista se refere a investidores que detém contas de fundos de investimentos. Na compra de cotas, o investidor tem o direito de participar de um fundo que aplica e administra os investimentos.

Já o acionista investe em uma porção de uma empresa de capital aberto disponível na bolsa de valores.

  • As 10 “top picks” da Empiricus Research: veja quais são os dez papéis recomendados pelos analistas da casa para buscar lucros na bolsa. Baixe aqui o relatório gratuito.

Qual a função do acionista?

Um acionista possui algumas atribuições de extrema importância para a empresa. Sendo elas, o suporte financeiro, fornecendo recursos quando necessário, seja para suprir alguma necessidade ou para aproveitar alguma oportunidade de crescimento. Quando um acionista precisa investir mais dinheiro na empresa, seja qual for o motivo, o seu percentual de participação cresce.

O acionista também faz o acompanhamento da empresa, principalmente quando se trata do acionista controlador, é comum que acionistas assumam cargos e responsabilidades na empresa em questão. Esses cargos são distribuídos de acordo com as profissões e habilidades de cada acionista e não de acordo com a quantidade de ações que ele possui.

Por fim, acionistas também influenciam nas decisões e rumos que a empresa pode tomar, existe um conselho específico para auxiliar nas tomadas de decisões e orientar o melhor caminho a ser seguido.

Qual a remuneração do acionista?

Os acionistas são remunerados de acordo com a quantidade de ações que possuem, isso acontece quando existe valorização da cotação dos ativos da empresa, ou seja, valorização do capital da empresa, logo aumento dos lucros.

No entanto, a forma mais comum de remuneração é a distribuição dos dividendos, de tempos em tempos as empresas fazem o pagamento proporcional dos lucros entre os acionistas. Isso também acontece quando se trata de juros sobre o próprio capital da empresa.

Além disso, também é possível ser remunerado na recompra de ações e eventualmente nas bonificações dessas ações. O acionista que exerce um cargo na companhia, além de receber todos os benefícios dos demais acionistas, também recebe salário mensal.