Times
Investimentos

Equatorial (EQTL3): prévia operacional do 1T24 é beneficiada pelo aumento na distribuição de energia

Apesar dos reveses nos segmentos de geração e saneamento, o principal negócio da Equatorial continua a mostrar crescimento robusto e eficaz controle de perdas

Por Ruy Hungria

2 de maio de 2024, 11:28

Equatorial EQTL3
Imagem: Divulgação/Equatorial

A Equatorial (EQTL3) revelou recentemente uma prévia operacional positiva para o primeiro trimestre de 2024, impulsionada significativamente pelo aumento nos volumes de distribuição de energia.

Houve um crescimento de 11,2% em relação ao primeiro trimestre de 2023, totalizando 14.353 GWh, um aumento atribuído principalmente ao impacto das altas temperaturas causadas pelo fenômeno El Niño.

Exceto pela CEEE-D, que registrou uma pequena retração de 0,5% devido a eventos climáticos adversos como ciclones e fortes chuvas no Rio Grande do Sul, todas as concessionárias mostraram avanços significativos.

Melhorias na gestão de perdas em quase todas as distribuidoras

Destaca-se que, apesar desse aumento expressivo no volume de distribuição, as perdas de energia reduziram de 19% no primeiro trimestre de 2023 para 18,2% da energia injetada, alinhando-se aos padrões regulatórios. Houve melhorias na gestão de perdas em todas as distribuidoras, exceto na Equatorial Maranhão.

No entanto, os segmentos de geração e saneamento apresentaram deterioração. A produção de energia renovável diminuiu 24%, totalizando 817 GWh, devido à redução na velocidade dos ventos e ao aumento das chuvas. Adicionalmente, restrições impostas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) após o apagão de agosto de 2023 impactaram negativamente esse segmento.

No que tange ao saneamento, especificamente na concessão no Amapá, esforços contínuos para combater fraudes, inadimplência e ajustes de cadastro influenciaram na redução do número de ligações ativas e do volume faturado, tanto em água quanto em esgoto.

Números de Equatorial já eram esperados e são poucos significativos

Embora haja uma queda, é essencial notar que esses números são esperados e pouco significativos em comparação aos outros negócios da companhia, estando em uma fase de recuperação desde a aquisição pela Equatorial.

Apesar dos reveses nos segmentos de geração e saneamento, o principal negócio da Equatorial continua a mostrar crescimento robusto e eficaz controle de perdas. Com a empresa sendo negociada a um múltiplo de 7 vezes o Valor da Firma/Ebitda, Equaltorial (EQTL3) permanece recomendada para inclusão em carteiras.

A divulgação dos resultados do 1T24 de Equatorial está prevista para o dia 15 de maio. Para receber gratuitamente a análise completa dos números e saber nossa opinião, clique aqui.

Sobre o autor

Ruy Hungria

Bacharel em Física formado na Universidade de São Paulo (USP), possui MBA de Finanças na Fipe e iniciou a carreira no mercado financeiro em 2011, na própria Empiricus Research. Está à frente da série da casa focada em opções desde 2018, além de contribuir na elaboração e decisões de investimentos nas séries da Empiricus focadas em microcaps e dividendos, além de fazer o acompanhamento de companhias de diversos setores, com mais foco em Utilities e Oil & Gas. Desde o início de 2020 é colunista do portal Seu Dinheiro.