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Nesta semana, a Sem Parar anunciou a compra do app Gringo por R$ 1 bilhão. O app é uma espécie de centralizador de serviços diversos para motoristas, como pagamentos (IPVA, multas, etc), consultas de CNH, cotação e contratação de seguro, empréstimos, etc. Essa aquisição, indiretamente, pode ser uma boa notícia para a Estapar (ALPK3).

Segundo reportagens, o Gringo possui cerca de 20 milhões de usuários, e a partir de agora estará integrado no portfólio do Sem Parar, que já conta com tags de estacionamento e pedágios, além de serviços de seguros.
Por que isso importa para a Estapar?
Para a Estapar (ALPK3), a transação é importante pois mostra que o app Zul+ ainda pode destravar muito valor. Criado inicialmente com uma abordagem direcionada a oferecer soluções de estacionamento (especialmente a Zona Azul), cada vez mais serviços estão sendo embarcados na plataforma, como pagamento de taxas, consultas, seguros, reserva de vagas, entre outros.
Em termos de usuários, a Estapar informa que o Zul+ possui 6,5 milhões, o que está bem abaixo dos números informados pelo Gringo, mas já nos dá uma noção do valor “escondido” do app para a companhia.
Utilizando o mesmo múltiplo de R$ 50/usuário concedido ao app Gringo, chegaríamos a um valuation em torno de R$ 325 milhões para o Zul+. Apenas para se ter uma ideia do que isso significa, a Estapar inteira vale R$ 530 milhões na Bolsa atualmente.
Isso está em linha com o que temos ouvido dos executivos, que o Zul+ pode se tornar maior do que a própria Estapar em um futuro não tão distante.
Para quem eventualmente estava cético com os investimentos no ecossistema digital, essa transação mostra que eles podem gerar muito valor para o acionista.