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Investimentos

McDonald’s (MCDC34) no 3T23: nem a “onda do Ozempic” conseguiu impedir o ganho de market share

Ao longo do 3º tri, a companhia ganhou participação de mercado nos clientes de média e alta renda, mesmo com queda de tráfego nas lojas dos EUA.

Por Enzo Pacheco, CFA

31 out 2023, 08:25

Atualizado em 31 out 2023, 09:08

McDonald's (MCDC34 MCD)
Imagem: Divulgação/ Mc Donald’s

Ontem (30), antes da abertura dos negócios, o McDonald’s (B3: MCDC34 | NYSE: MCD) entrou na mira dos investidores com os seus balanços do terceiro trimestre. E, mais uma vez, a maior rede de restaurantes do mundo mostrou que uma clientela fiel ao redor do mundo não se importa nem com o aumento de preços de seus produtos, com resultados acima das expectativas dos analistas.

No período encerrado em setembro a companhia reportou receita de US$6,692 bilhões, crescimento de 14% (11%, quando desconsiderada a variação cambial) em relação ao mesmo trimestre de 2022. As vendas do sistema — que contabiliza a receita gerada pelos franqueados, na qual o McDonald’s baseia parte de sua remuneração — tiveram aumento de 11% (+10% em moeda corrente).

Ticket médio do McDonald’s aumentou

As vendas mesmas lojas da empresa cresceram 8,8%, com forte aumento nas suas três linhas de negócio: Estados Unidos, +8,1% (vs. +6,1% um ano atrás); Mercados Internacionais Operados, +8,3% (+8,5%); e Mercados Internacionais Licenciados, +10,5% (+16,7%).

No principal mercado da companhia (EUA), a receita aumentou graças ao maior ticket médio decorrente de estratégias de marketing relacionados aos preços de seus produtos, aliado a uma melhor execução dos restaurantes e crescimento contínuo de seus canais de vendas digitais.

Já nos MIOs, a alta se deu principalmente em mercados como o Reino Unido, Alemanha e Canadá. E nos MILs, o forte crescimento ocorreu em todas regiões de atuação (lembrando que nesse grupo estão mercados importantes como o Brasil, a China e o Japão).

Além disso, a direção continua entregando margens extremamente saudáveis e crescentes no seu negócio. O lucro operacional no período totalizou US$3,208 bilhões, um aumento de 16% (+13% ex-câmbio) e o equivalente a uma margem operacional de 47,9%, comparado com US$2,764 bilhões e uma margem de 47% um ano atrás.

Lucro líquido maior e mais dividendos

Na linha final de resultados, o lucro líquido do McDonald’s foi de US$2,337 bilhões, ou US$3,19 por ação, valor 18% (+15% ex-câmbio) maior do que o reportado no 3T22 (US$1,982 bilhões, US$2,68/ação).

Para melhorar ainda mais a situação, a companhia anunciou um aumento de 10% nos dividendos pagos aos seus acionistas, que passarão a receber US$1,67 por ação — que será pago no dia 15 de dezembro para a base de acionistas ao final do dia 30 de novembro.

O que disse a companhia

Apesar desses pontos positivos, o CEO Chris Kempczinski afirmou que a companhia observou uma queda no tráfego de suas lojas nos Estados Unidos (primeiro trimestre de queda no ano). Contudo, importante salientar que essa é uma tendência geral da indústria de restaurantes como um todo, com a população de menor renda (com ganhos anuais menores que US$45 mil) reduzindo o seu consumo fora de suas residências.

Ainda segundo Kempczinski, o monitoramento desse espectro populacional é relevante para entender as pressões que esses clientes estão sofrendo por conta do aumento de preços e como oferecer soluções que caibam em seus bolsos. 

Por outro lado, a empresa afirmou que ganhou participação de mercado nos clientes de média e alta renda, sinalizando que esses indivíduos estão buscando opções mais baratas — e o McDonald’s seria uma das principais alternativas para esses consumidores, dado o poder da marca e a ampla oferta de produtos.

E essa é uma parte importante da nossa tese de investimento na companhia. A não ser que a economia americana entre em um momento de crescimento robusto (o que não parece o cenário-base atualmente), a busca por empresas que se beneficiem do trade-down (ou seja, uma redução no estilo de consumo) tendem a ser uma das principais vencedoras nos próximos meses.

Somado a isso, a queda recente das ações da companhia — que chegaram a desvalorizar quase 20% das suas máximas, em grande parte do receio dos investidores com o impacto nos negócios diante da “onda Ozempic” — abriu uma oportunidade interessante para quem não tinha McDonald’s em seu portfólio. 

A Empiricus Research recomenda McDonald’s (MCDC34)

Mesmo que não estejamos falando de um ativo barato (negociando por 21 vezes seus lucros para 2024), a capacidade de entregar bons resultados aliado ao pagamento de proventos crescentes faz do McDonald’s (B3: MCDC34 | NYSE: MCD) uma das principais ideias de investimento no nosso portfólio internacional atualmente.

Além desse papel, veja, neste relatório gratuito, outras ações internacionais para investir agora.

Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo com pós-graduação em Operador de Mercado Financeiro pela FIA, Enzo Pacheco atua desde 2017 com análise de investimentos nos mercados internacionais. Hoje, é responsável pela série MoneyBets, voltada para os investidores brasileiros que querem expandir as fronteiras dos seus portfólios. Possui certificações CFA e CNPI.