Times
Investimentos

Por que acreditamos que a Intelbras (INTB3) pode se tornar uma grande pagadora de dividendos?

Com redução do capex nos próximos anos, Intelbras poderá voltar o foco à distribuição de dividendos aos acionistas, afirma analista

Compartilhar artigo
Autor
Juan Rey
Data de publicação
7 de dezembro de 2023
Categoria
Investimentos
Intelbras (INTB3)
Imagem: Divulgação/Intelbras

A Intelbras (INTB3) é uma das ações que compõem a carteira de “bezerras” da série da Empiricus voltada para dividendos, Vacas Leiteiras.

As bezerras são empresas com grande potencial de se tornarem boas pagadoras de proventos, embora ainda não sejam. É exatamente neste contexto que a Intelbras se encaixa, na visão dos analistas da casa.

Por que a Intelbras tem potencial para pagar bons dividendos?

A Intelbras é, atualmente, uma empresa de crescimento. Ou seja, seu foco está mais voltado para reinvestir grande parte dos lucros e menos direcionado ao pagamento de dividendos.

No entanto, a situação ser outra em um período “de 4 ou 5 anos”, avalia o analista Richard Camargo, da Empiricus.

“Vai chegar o momento em que as oportunidades de crescimento e reinvestimento da Intelbras vão ser muito menores. A empresa terminou as expansões nas fábricas e está com uma estrutura de capital de giro condizente com o perfil de longo prazo. Além de aquisições pontuais, a empresa não deve fazer grandes investimentos”.

De acordo com o analista, o ciclo de capex da companhia deve diminuir “brutalmente” nos próximos dois anos. Isso, aliado a uma necessidade cada vez menor de investimentos futuros, deve fazer com que a companhia passe a distribuir uma parcela maior de seus lucros aos acionistas.

“Esse é um fator que pode fazer dela uma boa pagadora de dividendos quando o crescimento começar a desacelerar, o que vai acontecer em algum momento”.

Além de um futuro promissor em termos de proventos, o analista vê a ação em preço convidativo, dado o potencial de crescimento da companhia (confira aqui o relatório sobre o Investor Day da Intelbras realizado no último mês).

Caso tenha interesse em conhecer outros cinco papéis recomendados pela Empiricus Research para buscar dividendos, acesse o relatório gratuito através deste link.